DICIONÁRIO AMOROSO VOL. I

Ficar : verbo intransitivo ,promovido à categoria de transitivo indireto,dependo da "direta" do interlocutor . Quem fica ,fica com ...se for bom de beijo ,de pegada . É atemporal ,não exige nenhum adjunto e nem compromisso .

Ficar sério : exige a presença de um advérbio de tempo , denota uma certa frequência no ato de estar com alguém . Nesse caso o advérbio de modo ,com ou sem compromisso ,pode ou não estar presente.

Namorar : a necessidade do advérbio de modo ,com compromisso está subentendido por ambas as partes. Verbo mais conjugado por solteiros,mas também pode ser flexionado pelos outros estados civis, embora em frequência menor .

Noivar : verbo de emprego cada vez mais raro . Pode ser substituído por dormir junto com o advérbio de modo frequentemente . Pode-se entender como período de experiência sem comprovação em carteira .

Morar junto : Nesse caso o período de experiência é mais longo , verbo

de conjugação complexa que exige o emprego de substantivos abstratos como paciência e tolerância .

Casar : Além dos substantivos abstratos ,pressupõe o emprego de substantivos concretos como casa própria e substantivos coletivos como: tertúlia (de parentes), bando (de encostados,de amigos,de folgados),matilha (sogro e sogra) , ninhada (filhos pequenos)e albergue( filhos grandes,amigos,amigos dos amigos,namoradas)

No próximo volume : D.R. , dar um tempo , terminar ,amizade colorida,

balada liberal ,relacionamento aberto e outras variações

Andréa Duarte
Enviado por Andréa Duarte em 16/10/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3280716