DICIONÁRIO AMOROSO VOL. II

D.R. ( discutir relação) : ato ou atitude praticada por dois agentes.

Exige a presença de um agente na voz ativa e um agente na voz passiva que podem se alternar no mesmo período da oração.O agente apassivador acaba sendo o elemento de maior importância nesse discurso,sem ele corre-se o risco de que as orações seguintes permaneçam sem sujeito .

Dar um tempo : ato ou atitude de esperar por tempo indeterminado.

Nesse caso o agente da voz ativa ,não pretende mais ser o sujeito simples do próximo período ,utilizando eufemismos para que haja uma perfeita concordância verbal com o agente que sofre a ação ,preservando o equilíbrio sintático das próximas orações.

Terminar : ato praticado no presente do indicativo determinando que as próximas ações façam parte de um pretérito cada vez mais que perfeito.O agente da voz ativa pode permanecer como sujeito simples nos períodos seguintes mas muitas vezes já aparece como sujeito composto que vinha se mantendo indeterminado para não ferir as regras de concordância .

Amizade colorida : a concordância verbal entre os sujeitos permite que sejam flexionados várias vezes com outros adjuntos sem perturbar o equilíbrio da oração .Não há subordinação no período que se faz de orações desvinculadas e sem compromisso .

Balada liberal : é a ruptura total nos padrões tradicionais da concordância . Os sujeitos permitem que os seus compostos se flexionem uns com os outros em número ,gênero e grau . Aumentativos e diminutivos dividem a mesma oração com substantivos de mesmo gê nero .Há períodos com tantos sujeitos numa única oração que é impossível determinar a função sintática de cada elemento.A promiscuidade gramatical é o seu elemento chave.

Relacionamento aberto : Pressupõe uma concordância prévia entre os elementos da oração. O sujeito composto pode ser flexionado oralmente por outros sujeitos ,porém retorna sempre ao período inicial da oração com quem guarda vínculo mais estreito .

No terceiro volume : transtornos linguísticos e da afetividade e seus significados

Andréa Duarte
Enviado por Andréa Duarte em 06/11/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3319850