Cumadri Carlinha ...

 
Tudo bão cumadri ?

Intão cumé qui vai seus pé ? Eu qui num arrisquei im saí di casa oji não, qui u tempo tava istranho dimais, cum umas nuvis preta i cainu um toró dus brabu. Chuveu tantu qui inté urubu tratô di si iscondê i vuá pur cima das nuvis. Fiquei di longi venu as água passá, doidim prá saí cum a varinha di pesca i tentá pegá arguns piá.
O totó, Casimiro, as vêz tomava coragi, ia nu quintár prá fazê as nicissidadis i vortava num galopi só cum mêdu dus relâmpos. Ô cachorru medrosu sô !!!
Intão mi inrolei na cuberta di vó Ninha, passei a mão nu trabissero di pena di patu i mi inrosquei na redi da varanda, só oiando a chuva moiá us teiado.
Mas cumadri, vosmicê teim qui vê qui paisagi bunita qui é os pingão diágua caí nu cerrado i levantá u chero dia terra moiada. Us boi fica tudo dibaixo das tapera isperando u tempo meiorá.
Quarqué dia convido vosmicê prá raiá o dia nu vali, vê o sol nacê lá pur cima du monti Orora i sinti u chero du orváio que entra pelas narina i qui mantém a genti imbriagadu di amô pela natureza.
Tarvez seje bom a cumadri colocá os pé numa bacia com água quenti i sargada. Pódi num curá mais qui vai deixá um pouco mió, isso vai.
Agora vô mi chegano qui um frio já atacô nu meus pé i si tem coisa qui num gostu é di pé geladu.
Tô sintino chero di broa di milho i café forti qui vó Ninha acabô di passá.
A cumadri fica colocanu essas sandáias isquisita só prá mostrá as cô das unha dus pé i isquéci qui seus pé é tudo cheio di buniteza i num careci di pintá nada não.
Mandu um abraço prá vosmicê, prus minino e essa bicharada qui a cumadre tá tratando de criá. U nomi du seu gatu é muito ingraçadu. Cumé qui um bicho pódi si chamá di Dom Casmurro. Toda vêz qui pensu nu nomi deli, lembro daqueli cabra grandão do cinema, o tar di Istaloni e tenhu a impressão qui arguém vai aparecê prá mi dá uns tapa.
Intão inté mais. Oji di noite, na ora di drumi, vô pidi prá Nossu Sinhô qui ti dê direção, guie seus passus i ti mantenha longi dessas sandáias rastera, qui é danada prá sujá os pé e causá duença di isporão.


 
Germano Ribeiro
Enviado por Germano Ribeiro em 15/11/2011
Reeditado em 21/11/2011
Código do texto: T3338019