O grande projeto

Todos estavam á espera do prefeito, que, como de costume novamente atrasara. A inquietação tomava conta do ambiente que contava com todo o secretariado, além de todos os vereadores, inclusive os vereadores da oposição. Afinal este seria um dia especial, pelo menos era o que todos esperavam, pois o prefeito marcara este dia para fazer, segundo ele, uma declaração bombástica.

O segredo acerca do assunto a ser debatido naquela tarde estava guardado a sete chaves, por isso, todos que ali estavam somente especulavam sobre o que seria, mas ninguém sequer desconfiava o que de fato aconteceria ali.

- Desculpem o atraso – disse o prefeito ao entrar na sala – Eu estava acertando os últimos detalhes do projeto que lhes apresentarei.

Dito isso, o secretariado sentiu um alivio, afinal, por enquanto seus empregos estavam a salvo.

Começa um burburinho entre os projetos, logo cortado pelo presidente da câmara.

- Senhores... Senhores... Por favor, silêncio! Vamos iniciar a reunião. O Chefe do Executivo irá falar, por isso, silêncio. Por favor!

- Digníssimos, convidei todos vocês para apresentar-lhes o mais importante e grandioso projeto que esta cidade jamais teve. Um projeto que, com certeza nos colocará em evidencia por muito, muito tempo. Um projeto que colocará nossa pequena cidade em todos os noticiários nacionais. Um projeto ambicioso, tão ambicioso que que fará com que entremos para a história. Não só na história de nossa amantíssima cidade, mas na história do nosso grandioso país e quiçá, na história mundial. Principalmente eu, é claro.

O silêncio predomina no local, todos ouvem atentamente as palavras do prefeito, uns esperando para ovacioná-lo veementemente, outros para criticá-lo.

- Daqui há alguns minutos, vocês conhecerão um projeto audacioso...

- Pare de enrolar senhor prefeito – interrompe alguém – Deixe de ladainha e mostre-nos logo este tão nobre projeto. Queremos ver esta “monstruosidade”.

- Deixe o prefeito falar – diz um dos vereadores da situação – Deixe que ele explane, sobre este magnífico projeto.

- Como você sabe que este projeto é magnífico? Até agora a única coisa que vi, vi não, ouvi, foi um monte de conversa afiada.

- Claro, você não o deixa falar.

- Senhores – interrompe o prefeito – Senhores, por favor, deixem-me continuar. Tudo bem? Obrigado! Para terminar gostaria de frisar que, este projeto que será apresentado agora, é o meu, quero dizer, o nosso passaporte para a eternidade.

O prefeito puxa uma cortina que está atrás de si, o que aparece um grande desenho de uma ponte. Com suas características bem marcadas e detalhadas.

A decepção é geral. Nem os vereadores da situação conseguem conter a raiva e o desapontamento. De repente o local torna-se uma tremenda bagunça onde todos querem conversar ao mesmo tempo.

- Por favor digníssimos silêncio. Senhores... Senhores... Calem a boca! – grita o prefeito dando um murro na mesa – Calem-se!

- Desculpe senhor prefeito, mas... Mas tanto estardalhaço para isso? Isso é uma ponte.

- O que isso, ou essa coisa – completa outro espectador – pode trazer de beneficio a nossa cidade. Como uma ponte pode fazer-nos entrar para a história?

- Como um bando de loucos – diz um vereador da oposição - Afinal, sequer tem rio aqui na nossa cidade.

- E o trânsito que tem por aqui...

Todos os presentes começam a zombar do projeto apresentado, inclusive os apoiadores do prefeito.

- Seus ignorantes, calem-se agora! – o prefeito demonstra irritação, tamanha que na sala o silencio torna-se imperativo, os presentes sequer, ousam respirar.

- Esta mísera ponte como vocês estão pensando é o meu, quero dizer, o nosso passaporte para a eternidade...

- Senhor, eu acho...

- Você não acha nada... Esta ponte ligará nossa cidade a Marcílio Leite.

- Mas prefeito daqui a Marcilio Leite não há um córrego seco sequer.

- E daí? Você acha que eu não conheço nossa região?

- Então???

- Senhores essa ponte terá uma altura de quase quarenta metros. Será uma obra tão grandiosa quanto as pirâmides do Egito, tão grandiosa como a Torre Eiffel, os Jardins Suspensos da Babilonia. Esta ponte será um marco na história da arquitetura mundial. Está ponte, caros amigo, inimigos e puxas sacos, será a única e verdadeira Ponte aérea.

- ???

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 16/11/2011
Código do texto: T3339598
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.