É Vermêio ... !!!

 
É vermêio ... falei di nôvo prá ela !!! Zé eu já passei di tudo aqui na cidadi grandi mais essa muié eu acho qui num vô guentá muito não. Pareci qui ela faiz di tudo prá mi inloquecê. Quarqué ora pranto a mão na oreia dela. Só purque a genti num istudô muito i veiu da roça num qué dizê qui somu tudo troxa.
Dona Carminha é uma muié viúva, já meiu judiada, qui fala arto i pregunta tudo u tempu todo. Mais pareci qui num liga muito pru qui a genti fala não. Nu início, achei inté qui dava prá perdê um tempim cum ela mais dispois mi interessei mermo foi pela subrinha, uma baixinha di brinco bunito, qui adora pintá as unha dus pé.
Oía cumpadi qui eu mi isquici di ti contá qui num tô mais morano com aquelis cabra lá di pertu da chaminé do seu Alencá. Eu tivi qui saí meiu corridu di lá pur causa do seu primo Paminondas qui tratô di queimá meu filmi pur aqui cum aquela barriga podri.
Intão eu aceitei um trabáio num lugá qui pareci cum aqueles vivero di juriti qui a genti pregava nus jambero de Pedro Manguaça. Pois é, as casa fica tudo uma im cima da outra. Elis chama por aqui, essas gaiolas, di partamento. Vosmicê num vai acreditá quano oiá prum trem dessis. U povo entra nus levadô, pédi prá eu apertá uns botão qui é prá chegá na gaiola qui elis qué. Levadô é uma caixa grandi cheia di botão qui teim uma carrera vermêia i outra azul cum uma purção di numus. U povo entra, fala us numus i eu só aperto us botão. Um trabáio facinho dimais. Intão agora vosmicê já sabi da lida qui tenhu pur aqui na cidade grandi.
O pobrema maió é cum essa dona qui mi irrita nas midida. Di manhã cedo, ela entra nu levadô i fála tão arto qui inté eu qui num ligo muito pruma prosa mais baruienta, dô dura nela. Todo povo qui entra nu levadô canta us numus, qui nem aquelis jogo di bingu na casa di Zelão. Mais, a tar de Dona Carminha entra nu treco i sai apertanu us botão. Nu início eu disse prá ela qui u ladu qui ela morava num era prá apertá botão azul purque prá ela tinha qui cê vermêio. Vosmicê acredita que ela num dá a menó bola. A danada sái apertanu todus us botão. Si num fosse pela subrinha ...
Dia dessis, ela intrô nu levadô cuma purção di borsa. Eu qui sô homi di iducação, levantei du banquinhu i fui ajudá com us baguio qui ela tava carreganu. Assim que eu baixei modi catá us trem Zé, a disalmada mi apertô uns treis botão azul.
Fui lamentá cum u homi qui mi contratô, seu Romero, um cabra qui usa a merma camisa uma purção di dia e vivi cum dedu nu nariz. Eu sempri ivito di falá muito cum eli purque tenho sempri medo da sujerada dus dedo deli. Toda veiz qui chego i vô falá com u cabra, prucuro tá sempri cums treco na mão prá num tê qui pertá a mão deli. Mais num dá muito certo não pruquê eli tira o que vosmicê sigura i iscondi a mão da genti nas mão deli, qui mais pareci uma pá di iscavadera.
Intão eli ixplicô qui Dona Carminha tem pobrema di ardição i qui era prá eu tê paciença, qui cum ela era assim mermo.
Eu num sabia u qui era essa tar di duença di ardição mais, passei a oiá prá ela cum pouquim mais di paciênça, sempri tentanu intendê essa tar di ardição u qui era, mi preocupanu im num pegá pruquê pudia cê duença di pidemia i eu num quero levá essas coisa prá roça não. Fico sempri lembranu da veiz qui peguei uma cocera nus pé i qui mermo isfolanu tudu cum caco de teia, num curava.
Di quarquer forma, num diantô muito mudá u tratamentu cum ela i tê mais paciença não, pruque prá mim ela num tem nada. Eu já tô inté achanu qui seu Romero num falô verdadi não ... vosmicê oiá prá muié i ela num tem nada diferente das otra.
Aí, onti Zé, ela intrô nu levadô i eu dei boa tardi. Ela num falô nada.
U povo tudu educadu, intrano na joça, mi cumprimentava i eu di ôio nela, preocupado cum quarqué titudi diferenti.
Nu momentu qui oiô prus botão azul, ela armô u boti !!! I quanu já tava cuns dedo preparadu prá fazê quela istripulia, sigurei as mão dela bem apertadu i falei bem arto nu ovido direito :

É vermêio, caráio !!!
 
Germano Ribeiro
Enviado por Germano Ribeiro em 21/11/2011
Reeditado em 21/11/2011
Código do texto: T3347637