VIAGEM PARA ILHA DO MEL-PR (Ou como fazer ¨zilhões¨ de amigos em uma excursão)

Lembro-me destas redações pós férias que eram solicitadas ad nauseam por professores de todas as gerações.

Mas o que me move para escrever agora é uma viagem que fiz até a Ilha do Mel no Paraná, com minha namorada.

Foi uma excursão de agência de viagens, via terrestre. Ou seja: Viajar com uns 40 desconhecidos dentro de um ônibus. E não há qualquer demérito nisso.

Ok, o ônibus é confortável. E quanto aos desconhecidos, depois de tantas viagens, aprendi a classificá-los a partir do segundo contato.

Já estou vendo milhares de pensamentos medíocres dizendo que não é assim, que isso é injusto e coisa e tal.

Pense: A excursão tinha três pernoites no hotel. Não dá pra fazer tantos contatos assim com todos os viajantes da excursão. Nem se eu fosse o mister Simpatia internacional. O que eu jamais serei, diga-se de passagem.

Por culpa exclusiva dos meus pais, consigo ser educado, apenas isso.

Mas seguindo: O primeiro contato é um cumprimento simples. No elevador, no salão do café da manhã, aonde for possível. Se a pessoa sequer te encarar, o veredicto já está escrito e assinado: você não se dirige mais a essa pessoa. Se ela te cumprimentar, você passa para a próxima etapa.

Nesta próxima etapa o método continua simples. Você faz uma observação inteligente, humorística, ou apenas interessante sobre algum fato da excursão. Se você for ignorado, já sabe: No words. Se vier alguma piada melhor que a tua, tudo bem, pode continuar conversando com a pessoa avaliada.

O método é cruel mesmo e tem lá seus defeitos. Uma pessoa muito tímida pode não passar da primeira etapa e ser uma pessoa interessante. Mas garanto que é um método eficiente, se você não quiser ser o paspalho, o palhaço ou o bobo da corte da excursão.

Nessa viagem não tivemos problemas com outros viajantes. Se outras pessoas tiveram problemas conosco, eu só posso lamentar. Por natureza somos um casal low-profile (discreto). Isso geralmente é confundido com arrogância, principalmente por pessoas de baixa auto-estima.

E para finalizar, a melhor piada que nós ouvimos foi de uma pessoa também discreta e tranquila. Ao comentar sobre o tão falado Barreado, prato típico lá do Paraná, ela não se conteve e disse:

- Mas isso parece Carne-Louca !!

Para contar uma piada é preciso espontaneidade, carisma e talento.

Ou pelo menos um destes três atributos ...

Sebastião ( com a colaboração de Isabel )

Sebastian
Enviado por Sebastian em 10/01/2012
Reeditado em 16/01/2012
Código do texto: T3432954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.