Confessando os pecados


Um senhor analfabeto tinha a alcunha de Piaba. Rapaz envelhecido que nunca se casou, residente no bairro “Alto da Cruz”, popularmente conhecido apenas por “Cruz”, na cidade de Caxias (MA). Desejando se casar com a sua vizinha Maria Pretinha, resolveu de prontidão ir à Igreja da Catedral, onde o Bispo Dom Luis Marelim confessava os fiéis.

Instantes em que o caboclo se aproximou ao confessionário, dizendo:

-Seu bispo, quero me confessar pra poder casar com a Maria Pretinha.

O Bispo sorriu, e indagou:

-Filho, quantas vezes você já se confessou?

- Esta é a primeira vez, seu Bispo.

-Então, faça o sinal da cruz?

-Não sei se vou acertar, mais parece que é assim.

O caboclo meio agonizante, riscou com o dedo na testa descendo até a região do umbigo. Em seguida, pegou a mão direita e levou à esquerda, voltando na horizontal com o dedo, fazendo uma cruz do tamanho dos seus braços.

Surpreso, o epíscopo reprimiu, dizendo:

-Meu filho, isto não é o sinal da cruz.

-Tudo bem. Então me ensine.

-Onde tu moras?

-Lá na Cruz ou Alto da Cruz pertinho do bar do Galalau.

-Você reza todos os dias e fala com Deus?

-Sim, seu Bispo. E quando falo com Deus ninguém me escuta, só ele lá no céu.

-Meu filho! Quem foi que morreu na Cruz?

-Foi o Zezinho! Ontem lá no Alto da Cruz, o Riba Pezão enfiou uma facada nos cunhões dele.

-Meu filho, você está louco! Quem morreu na Cruz foi Jesus!

-Aí, o senhor se engana! O Jesus da Mariquinha morreu foi no ano passado lá na Cruz.



Escrito em 02/12/1976

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 12/02/2012
Código do texto: T3495234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.