Pegadinha

Meu sobrinho de pouco mais de ano, com pouco tempo de fala ainda, me mostrava seus brinquedos e eu perguntava: o que é isso? e ele respondia: - cavalo; e isso? - boi; e isso? - leão; "muito bem!", eu lhe disse, admirado - afinal o danadinho sabia tudo.

Continuei a sabatina e ele sempre respondendo direitinho: jacaré, tartaruga, etc. Resolvi, então, voltar ao leão para confirmar. O que é isso? E ele respondeu, sorrindo e abrindo as duas mãozinhas (como quem pensa: tá querendo me pegar?): - "muito bem!".

Quando compreendi o que ocorrera, dei uma sonora risada e ele ficou olhando pra mim e repetindo: Muito bem! Muito bem! Muito bem!!! (Dá pra'guentar?...)

Nota (explicação): *** imagem/objeto-visualização-signo memorizado (escrito ou sonoro); no caso da criança em processo de descobertas, sonoro (porque ela não conhece, ainda, a escrita). Objeto/leão, alguém lhe ensinou verbalmente o nome e ele gravou mentalmente e o repetiu qdo lhe perguntei pela 1ª vez, mas, qdo exteriorizei meu pensamento na forma da expressão "muito bem!" ele automaticamente associou ao objeto e este passou imediatamente a ter outro nome. Entendeu, agora? Por isso, qdo lhe mostrei pela 2ª vez ele, primeiro pensou um pouco e deve ter lembrado da 1ª opção que era a verdadeira (LEÃO), mas como se lembrou também da minha observação respondeu o que imaginou ser a minha verdade (daí a obs "tá querendo me pegar?".

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 23/01/2007
Reeditado em 19/07/2018
Código do texto: T356177
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.