Agora posso praticar contravenção

A humanidade inventa um monte de regras, leis e normas, mas às vezes nem sabe definir o que é certo ou errado. Alguns conceitos perdem valores nobres, outros ficam “guardados” em manuais de ética. Isto permite rompimentos e fazem que, certos atos, deixem de ser crime, talvez continuem estranhos, crime não mais.

Além disso, a imbecilidade humana oferece liberdades à medida que aumentamos nossa capacidade financeira ou faixa etária.

Hoje, faço coisas que antes não podia: aperto o tubo de creme dental no meio, durmo sem escovar os dentes, como a sobremesa antes das refeições.

Todos os jornais que eu deveria ter lido são forro de gaiola, produto para embrulho em loja de 1,99 ou papel higiênico em banheiro de oficina. Adorei perder as informações, principalmente porque não existe regra mais chata que ler jornal.

Beber água na boca da garrafa é uma delícia, é só a visita não saber, que não há problema nenhum. Regras só existem quando tem alguém olhando. Por isso, trate bem o seu funcionário, ele pode ter algo nas mãos quando você o cumprimenta; sua cozinheira pode colocar alguma coisa nada higiênica no caldo do feijão; a telefonista pode ouvir mais que você imagina.

E o que uma pessoa faz quando está dirigindo, tirando meleca do nariz e é surpreendida com alguém olhando? Fácil ! Disfarça coçar a face ou tosse. Mas quando está em casa, sozinha, tira meleca com o dedo, olha pra ver a cor, não lava as mãos e ainda rói as unhas. Aliás, é mais fácil roer que cortar! Você pode roer as unhas e assistir televisão ao mesmo tempo, mas se usar um cortador de unha não dá.

Hoje, faço careta na frente do espelho, converso sozinho, uso a cueca do avesso e limpo o ouvido com a chave da porta; o meu filho poderia ler, descobrir tudo isso e mais: que eu usei cola na prova de matemática da oitava série. A salvação é que lá em casa o computador só serve para jogar paciência.

Rafael Luciano de Lucas
Enviado por Rafael Luciano de Lucas em 21/07/2005
Reeditado em 19/12/2023
Código do texto: T36465
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.