SUJO... FEDIDO...PRETO...

Eu estava nesse final de tarde, buscando algo que pudesse considerar inédito para publicar aqui e deparei-me com recorte que fiz de um texto de autoria de Iram Saraiva, que já foi Senador e hoje é vereador em Goiânia, além de professor de direito constitucional na Faculdade Sul Americana - FASAM e nas horas vagas jornalista no Diário da Manhã aqui em Goiania.

Vou reproduzir um texto que ele escreveu no dia 06 de maio de 2005 e que apenas repasso pela coragem, inteligência e competência que teve, como diz ele próprio, de mergulhar nessa “lengalenga” do racismo. Uma perola a meu ver.

-------------------------

SUJO ... FEDIDO... PRETO

Autor: Professor Iram Saraiva

Professor de Direito Constitucional da FASAM

Extraído do Diário da Manhã

------------------------------------------------------------

Essa lengalenga, em razão do uso de certas palavras, como sendo de cunho racista, de vez em quando volta à tona. É faltar assunto, principalmente na mídia, e logo dão vulto a fato que de despercebido e sem importância, não mereceria destaque nem nas conversas de botequim, mas acaba rendendo estéreis discussões a empobrecer conteúdos importantes. Igualzinho quando se quer desviar a atenção de determinada coisa levando-a para o lado da insignificância.

A história da cartilha elaborada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos que reúne palavras, expressões e piadas consideradas politicamente incorretas recebeu importância imerecida.

A não ser que se pretendesse homenageá-la com posição relevante do “FEBEAPÀ – Festival de besteiras que assola o País”, dos anos 60, do saudoso jornalista Stanislaw Ponte Preta (Jornalista Sérgio Porto).

O politicamente incorreto pra mim, reside na falta de ações concretas que eliminem a pobreza que mora nos grotões onde habitam os de cor negra. Discriminados não por palavras, mas pela empulhação de uma cartilha que não aclara a pele e ainda salienta mais as diferenças. Isso é dirigir o debate para o rumo fácil, nivelar o diálogo por baixo.

Os preconceitos sempre foram estabelecidos a partir das condições sociais e econômicas das pessoas, e nunca pelas caricaturas que lhes são atribuídas – mesmo as que ofendem.

Pois foi exatamente o *Cafarnaum que me fez entender que basta a indiferença do discriminado verbal, para o processo contra ele perder força. É como apelido. Se der importância, fica para sempre.

Contou-me que uma senhora viajava de ônibus, sentada. Para se distrair, jogava passatempo, daqueles em que as palavras são formadas horizontal e verticalmente. Depois de alguns pontos, o coletivo parou e recebeu lotação máxima. Aliás da forma costumeira.

A viagem continua. Dia quente, abafado, todo mundo transpirava, bodum próprio das ocasiões; Empurra-empurra natural nos momentos de brecadas mais bruscas. A cada freada a turma quase passava do motorista.

“Com licença, com licença”, caminha o negão operário da construção civil, metro e oitenta de altura, camiseta cavada, suado igual tirador de espírito. Segure espremendo os passageiros:

“Licencinha, licencinha”...; pára de uma vez, e fica a olhar o jogo da senhora. Também fanático na diversão.

A certa altura, o negão de braços pra cima, seguro no corrimão; distraído a espiar, não percebe lhe escorrer do sovaco uma gota de suor, que cai direto no livrinho de palavras cruzadas.

A mulher levanta a cabeça, olha pra ele, e, pausadamente, fala:

“Sujo... fedido... preto...” Sem qualquer cerimônia, ele aponta na direção do jogo e diz: “Se for com quatro letras, madame, é ânus!”

Repito: O texto acima não é de minha autoria, como foi citado no inicio.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 17/05/2012
Código do texto: T3673258
Classificação de conteúdo: seguro