REI SALOMÃO, FILHO DE DAVI E AS SOGRAS

Quando criança, gostava de jogar bolinhas de gude, eu era um craque. Muitos moleques não Jogavam comigo com medo de perder suas preciosidades. Quando o moleque meu adversário ia jogar, eu desenhava rapidamente no chão, uma estrela de seis pontas e dizia as palavras cabalísticas:

-Cinco salamão, atrapalha sua mão... Fazia constantemente essa mandinga. Só muito tempo depois, descobri que era “Signo de Salomão”, ou a estrela de Davi. Lembrei certa vez do Julgamento de Salomão, que era justo e sábio: Duas mulheres vizinhas pleiteavam a maternidade de uma criança recém-nascida. Na presença do Rei, como elas não chegavam a um acordo, o rei ordenou que um guarda dividisse com a espada a criança ao meio, ficando cada uma delas com a metade. Uma das mulheres concordou com a decisão do rei dizendo:

-Sim, pode dividi-la se ela não for minha, não será de mais ninguém. Enquanto a verdadeira mãe jogou-se aos pés do rei e disse:

-Não majestade, pode dar meu filho a ela, prefiro perdê-lo a vê-lo morto...

O Rei mandou que entregasse a criança a ela, a verdadeira mãe nunca iria querer ver o filho morto. Mas certa vez ouvi uma história um pouco diferente.

Duas mães denunciaram ao rei um rapaz que prometera casamento as suas filhas. Como só poderia casar com uma delas, as duas exigiam a mesma coisa: que ele cumprisse sua palavra e casasse com sua filha. O Rei não gostava de pessoas que não cumprisse suas palavras. Mandou chamar o rapaz e mandou-o cumprir sua palavra. Como ele não se decidia com qual das moças que iria casar, o rei tomou uma decisão:

-Como ele não se decide, e não cumpre sua palavra, vou mandar cortá-lo ao meio, e cada uma de suas filhas fica com a metade dele... Uma das mulheres falou:

-Não majestade, apesar ser um tratante, não desejo mal a ele. Ele pode casar com a outra moça...

A outra mulher disse:

-É isso aí majestade, se ele não se casar com minha filha não se casa com mais ninguém, pode cortá-lo ao meio...

O Rei sábio disse ao rapaz:

-Essa daí é a verdadeira e legítima sogra, a que você merece... Você vai se casar com a filha dela...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 02/07/2012
Código do texto: T3755820