Causos de nhô Abrozino

Hoje eu resolvi mudar um pouco o meu modo de escrever e, vou contar a estória do nhô Ambrozino. Nhô Ambrozino é um caipira muito inteligente e engraçado.

É um grande humorista. Ele entra no palco dando uma risada sarcástica e finge que dá um peido e pede desculpa dizendo que escapou.

Ele por ser dificiente visual; não sabe se é dia ou noite,então ele cumprimenta a plateia da seguinte forma: “muierada boa do meu Brasir”, ele só gosta de mulher, os homens ele não cumprimenta, não. E continua “Se foda di noiti, ba noiti, se fodi di dia, bão dia,se fodi di tardi, boa tardi. Mai eu tô abilolado cum as coisa qui tão aconteceno. Us pulíticus robano, polícia, delegado, juiz, robano. Elis já ganham tantu dinhero, pru quê tantu, si nóis vamo morrê, vai dexá tudu aqui. Mai u prefeito da minha cidadi, essi é bão!

Eli cuidô das duas zona da cidade. Na zona urbana, eli não podi asfartá pru farta di verba. Asfartá, num asfartô, mai eli paralalapideidô!ih,ih,ih,... I na zona rurar, eli caprichô bem nas istradas: abriu as novas, i colocô pedra nus buracus da véias, ih,hi,hi...

Mai , inté muié di comercianti tá recramano. Otru dia eu encontrei ca dona Sofia, dona de uma butiqui; i o seu marido tem uma mercearia; ela mi falô: “ nhô Ambrozino do céu, u negócio du meu marido vai di mala a pió. Tá caino dia por dia. Eu tô cu medu que u negóciu dele cáia duma veiz i num levante mai! Achu que vô fechá o meu negóciu pa modi u dele podê levantá!

Aí eu disse prela; “ pelu amor di Deus, dona! Num faça isso! O seu negóciu é bem mió qui u deli.

A sra. abri u seu negócio i dexa abertu de dia i di noiti e fai a parpagana. A sra. vai vê qui u seu negócio vai inchê de freguesia,ih,ih,ih,...

Mai otro dia eu fui num sítio di um amigu pamodi cumê cumida crú. Eu comi i gostei. Já pensô si a moda pega; tudu mundu comenu crú; num há crú qui aguenti, ih,ih,ih,...

Mai agora eu tô morano na cidade. O povo mardoso, cheio de malícia... Um dia desse, minha muié acorda di madrugada gemeno di dor di denti. Ela gemia desse jeito:”ai,bem ai bem,ai bem, aaaaai, bem!... As vizinhança acoraram tudo i comecçaram a xingá nóis.

“ Que poca vergonha, essa hora da madrugada um baruião desse! Si bem qui u negócuiu é bão, mai num percisa fazê tanto escando. Isso num é amor, é frescura!... a pobri da muié cum dor di denti i u pessoar pensano que nói tava fazeno bubiça.ih,ih,ih,...

Mai a minha irmã dispois qui foi pa sum Pola ficou metida! Ficô 15 dia lá i vortô si meteno a falá difici. "Cumprei um sapato tão apertado qui feiz um calo no meu carcanhal". U meu pai mandô ela i cumprá fumu; ela foi contrariada; mai tinha qui i pamodi qui u me upa ié brabo i,ela cum medu di apanhá, foi. chegô na venda do seu zé e falô:"mi dá cem grama di fumu. mai num vão pensá qui u fumu é pra mim. eu só fumu cigarro di paper dus bão i cum firtru, mora! idi boa marca: roliude ou ministir.

Tava um cabocro na porta. cabocro num deixa nada pa dispoi, fala prela:" é qui mecê num tá acustumadu cum cigarru di paia. Si mecê acustumá, vai vê qui á muitu mai bão, mai puro. Mecê vai dá mai valô pru pedaço di fumu du tamanhu de um parmu du qui um pacoti di roliudi!

ih,ih,ih...

Mai tô mermu é cum a baita reiva du é du Sérgio chapelim. Quandu eu morava na roça, eu tinha um jumentu reprodutor i, eli levô uma égua nu cio pamordi cruzá cu meu jumentu.

Eu expriquei preli qui a ú jumento tava véio i num dava mai nu côro; tava impotente.

Aí, eli mi falô qui aprendeu uma simpatia na Índia i, qui nu anu passadu, eu num tava em casai eli fei u serviçu cum aminha muié i a simpatia funcionô. I priguntô si eu dexava fazê di novu.

Eu dissi qui sim. El ipegô um sabugo di mio qui tinha um monti nu terrero e cumeçô a esfregá na oreia du jumento e outro sabugo eli enfiô nu fiofó du bichinhu. Cu um minuto de esfregação. U jumento levantô u mastru e foi pa riba da égua, roncano: “ onqui, onqui,onqui, chi’

Eu passei a mão num caceti i tropelei eli a a sua égua. É purissu qui tuda noiti a véia enfia u sabugo nu meu trasero i esfrega a minha oreia cu sabugo. Eu tô cu u rabu ardeno e a oreia tuda cumida.

Esse é apenas uma demonstração do que o nhô Ambrozino faz no palco.