Carta ao Zé da Ingazeira X

Zé, finarmente consigui sentá pra ti iscrivinhá. Prerciso dizê das coisa qui tão aconteceno puraqui. Tô trabaiano qui nem cavalo, num lugá longe qui só vosmicê veno. Vivo prá lá i prá cá, pindurado pelas mão, saculejano num tréim qui anda lotado qui neim caminhão di boi. Di quarqué forma Zé, quiria ti passá um carão, pruquê vosmicê num iscrévi i pareci que as cumadre é qui si preocupa im mi mandá nutícia dessi povo daí. A cumadre Cremirda inté poquinho mi iscrivinhô uma cartinha contano uns mixirico di todu mundo i, Incrusive falô que a Clô tá andano cumas ropas curtinha i mostrano us cambito prá todo mundo. Mais eu num quiria qui vosmicê falasse cum a cumadri Cremirda modi qui eu num tô mais cum a Créo. Zé eu tamém quiria ti falá um poquinho sobre a Créo. A muié tinha um par di perna qui fazia inté português da venda errá nu troco. I cum ela Zé, aconteceu uma coisa qui mi dexô dimais comovido. Todu dia, quanu eu ia pru trabaio, os cabra da vizinhança mi perguntava si eu ia demorá muito. Primero eu ficava zuretado cum as pergunta mais dispois eu percebi qui elis tava tudo preocupado comigo. Pra deixá elis mais tranquilo eu dizia inté a hora qui eu ia chegá. Oiava pra eles i dizia cumigo mermo : - qui genti boa !!! O pobrema Zé é qui eu num sabia qui a Créo era muié di tão bom coração. Eu fiquei sabeno dispois, qui todu dia quanu eu ia pru trabaio ela usava u tempim qui sobrava i ia fazê caridade na vizinhança. Eu passei a saí mais sussegado pro trabaio pruque eu sabia qui tava tudo nos conforme. Aí, aconteceu uma coisa muito boa qui fez a Créo ficá um pouco mais em casa, sem si sacrificá tanto. A Créo levou um primo dela pra morá cum a genti. Ela dizia qui eli tava meiu duente. E vosmicê precisava vê o carinho e o jeito qui ela tratava o Cráudio ! Era um tar di morzinho prá lá i morzinho prá cá, qui eu ficava inté di coração mole e os óio cheio dágua, cum tanto carinho e cuidado. Inté qui um dia, eu cheguei im casa i encontrei um bilhetinho da Créo que dizia assim : “ Zé, desculpe mas, por amor, estamos indo cuidar um do outro “. Aí eu fiquei pensanu .... será qui ela tava duente também ? Mais si ela tava prercisando di ajuda, pruquê num falô ... eu pudia tê ajudado ela também. Como é que os dois duentes vão consegui cuidá um do outro ? Vosmicê viu u tamanhu da minha preocupação !!! Ainda bem qui levarum uns trocado que eu tinha guardado para uma emergência. Isso deve ajudá elis na duença. Intão foi isso Zé, a Créo e o Cráudio foram imbora prá modi cuidá um du otro i eu fiquei puraqui morrenu di sodade. Inté gostava muito du cabra. Tenho certeza di qui ela tá sofreno tamém. Purisso qui num quiria que vosmicê falasse nada prá cumadre Cremirda. Si ela subé qui tô sozinho di novo, ta riscado vim atrás di mim i mi inchê as oreia di conselhu. Eu vou ficá puraqui, isperano que a Créo um dia vorte mas, do jeito que elis foram imbora correno, a doença deve di sê grave. Mandi um abraço pra todos e diga pra Zé Isidoro e o Chico da Gamela qui tô ino passá as festas de finar di ano puraí. Tô loco pra sinti u chero di mato verde e pescá uns piá nu Riacho da Curva do Barranco.
Germano Ribeiro
Enviado por Germano Ribeiro em 01/10/2012
Reeditado em 02/10/2012
Código do texto: T3911260
Classificação de conteúdo: seguro