A simplicidade do bife com ovo

- Garçom, por favor, quero uma coisa bem simples. Comida caseira mesmo. Nada de frescura. E você?
- Não sei, tô pensando ainda.  Acho que vou querer uma coisa diferente.
- Coisa diferente é sempre complicado. Podem errar, por isso, vou sempre no simples.
- Certo. Mas é só uma coisa diferente.... Nada complexo.
- Sei. Mas não vá se irritar se não vier do jeito que você imaginou.
- Eu não tô imaginando nada. Só quero comer alguma coisa boa com um bom vinho.
- Viu só?
- O quê?
- É disso que estou falando... Já quer um vinho para “combinar”. Aposto que é assim em outras coisas também.
- Do que você está falando?
- Eu acho que você complica demais. Para tudo tem que achar uma explicação, uma “combinação”.
- Espera aí! Que conversa é esta?
- Não é nada não. Mas tenho pensado nisso.
- No quê? No fato de eu querer uma comida boa com um vinho bom?
- Não. No fato de tudo ter que ser muito bem elaborado, complicado, tipo este prato aí que você pediu. O que há de errado com o bife e o ovo?
- Eu não pedi prato nenhum ainda! Aliás, eu nem sei se ainda tenho fome depois disso!
- VIU? É DISSO QUE EU TÔ FALANDO! Agora vai ter que pensar, refletir, elaborar, e no final das contas ainda vai achar que fui eu que tirei seu apetite.
- Ah, é? E não foi? E depois qual é o problema se eu tenho que refletir sobre tudo, hein? E qual é o problema de não querer bife com ovo? Me diga!
- A vida é mais tranquila para quem é mais simples, só isso.
- Simples como? Do tipo que escolhe bife com ovo ou do tipo que precisa ficar apontando a minha suposta complexidade gastronômica? Qual é o problema , afinal?
- Problema nenhum. Foi só uma observação mesmo. Agora escolha logo seu prato que eu tô morrendo de fome e não leva nem um minuto para pedir bife com ovo.
- Eu só quero uma salada... e água... Tá simples o suficiente?
- Quase. Garçom, por favor, EU quero uma coisa bem simples mesmo. Trivial, mas tem que ser temperada no ponto. Nem muito salgada e nem sem sal. Quente também não gosto, mas morna não me desce. O bife, por favor, crocante por fora, mas macio por dentro, sem aquela parte vermelha que parece sangue, porque aí não dá. O ovo quero com a gema meio dura, sem muito óleo que não posso com gordura. Quero também uma saladinha bem básica. Tomate cortado em fatia bem fininha, alface sequinha. Traga uma farinha daquelas especiais. Branquinha mais sem ser crua, sabe aquela meio torrada? Esta daí... Ah, ia esquecendo, quero feijão. Mas tem que ser do dia. Congelado não dá, nem acabado de tirar da panela. Gosto só com alho e sal. Nada de louro, torresmo ou coisa do gênero. E por favor, se der, coloque em uma cumbuca de barro que o gosto fica melhor. É isso. Anotou tudo? Ótimo! Anote também o pedido dela... uma salada de quê, amor?
- Salada de nada!Esquece a salada!  Quero um agnolotti... vincenza, com amêndoas. Para combinar um chianti e um pouco de água mineral. Demora muito? Voltei a ter uma fome imensa!


 
Edeni Mendes da Rocha
Enviado por Edeni Mendes da Rocha em 08/10/2012
Reeditado em 08/10/2012
Código do texto: T3922118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.