A MULHER QUE QUERIA ENGRAVIDAR

Maria e seu marido queriam muito ter um filho. Fizera tratamento para engravidar, fizeram até simpatia. Em vão. Os vizinhos ensinavam formas mágicas para que ela engravidasse, tomou remédios, chás e nada. Ela já não era muito jovem, o médico que tratava dela dizia que se fosse engravidar que não demorasse muito. Um dia ela cismou que estava grávida. Foi ao médico que a examinou e falou que não. Tempos depois ela voltou ao médico, dizendo que sua menstruação estava atrasada e que estava grávida, que seu abdômen estava crescendo. O médico disse que eram só gases. Ela fez uma promessa a Santo Antônio de Tabocas: Se ela estivesse grávida vestiria o filho com as vestes do Santo e o levaria à missa da capela do arraial.

Voltou ao médico, com a barriga já crescida, e o médico novamente disse que eram só gases, que não havia nenhum sinal de gravidez. Ela não acreditou no diagnóstico do médico. Certo tempo depois voltou ao consultório e o médico novamente disse que a gravidez era psicológica, que ela só tinha gases na barriga. Receitou Luftal e bicarbonato.

O tempo passou. Anos depois, o médico passeando pelo povoado de Tabocas, na festa de Santo Antônio padroeiro, encontrou a antiga cliente. Ela estava acompanhada de um lindo menino de olhos claros, vestido de batina, com os cabelos cortados com tonsura, que era usado pelos padres da época. O médico cumprimentou-a e perguntou:

-Uai, e esse, quem é?

Ela respondeu na bucha:

-“Esse”, para mim é um menino, mas para o senhor deve ser um PEIDO vestido de Santo Antônio...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 15/10/2012
Reeditado em 20/10/2012
Código do texto: T3933420
Classificação de conteúdo: seguro