VIOLÊNCIA (Se correr o bicho mata, se ficar o bicho assalta).

VIOLÊNCIA (Se correr o bicho mata, se ficar o bicho assalta).

(Autor: Antonio Brás Constante)

Cada vez mais a violência se alastra em nosso mundo (aliás, nosso e deles: os assaltantes). Antigamente, era somente ao anoitecer que os crimes aconteciam. Nos dias de hoje o crime não tem hora, local ou limite de vítimas. Você pode ser assaltado estando sozinho em seu veículo ou com uma multidão em um ônibus.

Nem a praia que era considerada um refúgio da violência urbana está a salvo. Os ladrões de agora, invadem seu churrasco, prendem todo mundo no banheiro, comem seu almoço, bebem suas cervejas e vão embora com todas as suas coisas no seu próprio carro.

Li uma manchete há algum tempo atrás, onde dizia que os bandidos andavam fazendo pedágios nas vilas, ou seja, além de extrair idéias dos filmes de ação imitando-os, agora as quadrilhas resolveram plagiar o próprio governo, seguindo seu (mau) exemplo.

A cada dia os marginais descobrem novas formas de ficar com nosso dinheiro. Se antes apenas chegavam, nos assaltavam e iam embora, agora utilizam formas mais personalizadas. Uma mostra disso é o seqüestro relâmpago, onde levam a vítima até o banco, ficam com ela para que a mesma não fuja e principalmente, para que algum outro ladrão não a assalte naquele momento fatídico (a concorrência anda acirrada nesse ramo).

Se as coisas continuarem nesse ritmo, logo inventarão um tipo de cartão do assaltado, onde a pessoa “depositaria” junto aos assaltantes uma quantia que lhe garantiria um tempo de paz em sua vida. Se alguém tentasse lhe assaltar, bastaria mostrar seu cartão e estaria isenta de qualquer transtorno. Caso fosse inevitável seu seqüestro, receberia tratamento VIP, com direito a marmita quentinha, colchão sem pulgas e uma purinha para acalmar os nervos.

Quanto mais a vítima se valesse dos serviços do cartão do assaltado, mais pontos acumularia para utilização dos prêmios de pilhagem (algo que seria parecido com as milhagens de alguns cartões). Possuindo uma pontuação alta, poderia trocá-la por objetos roubados de seu vizinho, pegando para si, por exemplo, aquela televisão de 29 polegadas que ele tinha e que lhe deixava morrendo de inveja.

Brincadeiras à parte, se nada for feito para frear os níveis dessa violência - cada vez mais especializada e sem escrúpulos - correremos o risco de nos roubarem não somente nossas casas, dinheiro e automóveis, mas de passarem a roubar também nossos rins, sangue e córneas, transformando nossos corpos em mercadorias tão cobiçadas quanto nossos pertences. Levando com eles bens de valor inestimável: nossa humanidade, sonhos, esperanças e por fim roubando nossas vidas.

(SITES: www.abrasc.pop.com.br e www.recantodasletras.com.br/autores/abrasc)

e-mail: abrasc@terra.com.br

NOTA DO AUTOR: Divulgue este texto para seus amigos. (Caso não tenha gostado do texto, divulgue-o então para seus inimigos).

NOVA NOTA DO AUTOR (agora com muito mais conteúdo na nota): Caso queira receber os textos do escritor Antonio Brás Constante via e-mail, basta enviar uma mensagem para: abrasc@terra.com.br pedindo para incluí-lo na lista do autor. Caso você já os receba e não queira mais recebe-los, basta enviar uma mensagem pedindo sua retirada da lista. E por último, caso você receba os textos e queira continuar recebendo, só posso lhe dizer: "Também amo você! Obrigado pela preferência".

ULTIMA NOVA NOTA DO AUTOR: Agora disponho também de ORKUT, basta procurar por "Antonio Brás Constante".

Antonio Brás Constante
Enviado por Antonio Brás Constante em 26/02/2007
Código do texto: T393693