Prosa de mato grossense.........

(humor)

Por ZZé Pexotto:

-- Ué! Cumpadi!... O governador do Mato grosso... do Sur foi pro Rio de Janero e pro Paraná cum uma cumitiva pro mode fazê propagana do estado deis!... E diz que é pro estado ficá mais cuincido!...

-- Uééé cumpadi!!! Isso é memo?...

-- É sim cumpadi! Ói, e diz eis que é pro mode o estado deis ficá muito bem cuincido num sabe?...

-- Sei não cumpadi!!!....

-- Mai diz que dipois disso vão tamém fazê propagana lá nos estrangero.

-- Sei não cumpadi, mais eis devia vê isso mió!... Pois oi, eu passei uns 95 dia fora, tive im Curitiba, São Paulo, na capitá e no interiô, tive tamém no Rio de Janero, Santa Catarina e Espirto Santo, e até lá pr’os nordeste. Pois oi! Era só eu falá que sô lá do Mato grosso...do Sur, os pessoá falava; pois mande um abraço lá pr’os pessoá do Mato grosso!...

-- I eu dizia; – Mai eu num sô di mato grosso!...

-- Sô di Mato grosso... do Sur, num sabe seu môço!... O sujeito me arrespondia;...

-- Uééé! Mai intão??? Que é que eu falei???

Tudo num é Mato grosso?... Num é a mema coisa?...

-- Eu já tava ficano infezado!...

-- Mai qui povo inguinorante sô!...

-- Aí eis me falava;... Ahhh!...Cê é lá de perto di Ku-rum-ba no Mato grosso?...

-- Não moço!... Já disse que é Mato grosso... do Sur, e a cidade é Corumbá!...

-- Ahhh! Sim! Perdão seu ZZé Pexotto!...— O sinhô é de lá de Campo Grande no Mato grosso, num é???...

-- Discurpe, mai nóis faiz confusão memo, todo mundo pensa que Mato grosso e Mato grosso do Sur é a mema coisa!... Pois tudo num é Mato grosso?...

-- Pois ói cumpadi! Só tem um jeito!... Fala prá’queis povo de lá do otro Mato grosso que eis deve mudá o nome do estado d’eis... Botá otro nome quarqué...

-- Não cumpadi!... Eis divia botá o nome de Estado do Xaraés!..

-- Uquê???....

Estado di Xaraés???...

-- Isso memo cumpadi! Eu vi dizê qui a mihãããããããoooo de ano atrai, toda aquelas redondeza de onde fica o pantanar se chamava Mar de Xaraés....

-- Uéééé! Cumpadi!!! Isso é memo!!!

-- Verdade cumpadi!....E oi! Tem mais!...devia de ser Xaraés do Pantanal!... E logo acabava com essa cunfusão de cunfundi o nome dos dois estado só pro mode quê que os dois tem o memo nome.

-- Mai intão! Num é memo sô!!! Cum nói aqui num tem disso não, tudo mundo sabe que Mato grosso é Mato grosso e Cuiabá é Cuiabá no Mato grosso e cabô a cumvessa!...kkkkkkk.....

-- Ói cumpadi agora nói vai ficá mai cuincido ainda!!! Sabe pro mode quê??? Agora nói vai ser o Mato grosso da COPA do mundo!!!!... E eis lá do MT do Sur, num vai ter Copa nemhuma!..kkkkkkk...

-- É memo cumpadi! Intâo nóis vai dexá eis resorvê o pobrema deis, o dia que eis cansá eis toma uma atitide e intende que tem de largá mão de querer o nome do nosso estado. Intão eis vão arranjá otro nome pro estado deis! Kkkkk....

-- Quem sabe se eis não arresorve se decidi e aceitar um nome só deis!.... Eu já falei! Eis pudia por o nome de Xaraés do Pantanal, e aí ficava facim de acertá e num pricisava dizê que os dói estado é tudo a mema coisa!...kkkkkk...

-- Sabe d’uma coisa cumpadi? Sabe quand’é qu’eis vão se dá conta disso?... Daqui a uns 5000 ano, quando o Brasir for descoberto otra veis!!!...

Este texto está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o nº 576-645 Livro 1-101 folha 218. Em 03/10/2012 RJ.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 02/11/2012
Código do texto: T3964973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.