Artimanha Linguística do Padre Filadelfo Jônatas de Oliveira.

Em 1946, disputava o governo de Sergipe o engenheiro civil José Rollemberg Leite, situacionista, apoiados pelos grandes latifundiários e pela Igreja Católica conservadora e o udenista doutor Luiz Garcia que tinha apoio dos comunistas e de alguns párocos.

Sabedor da paixão do padre Filadelfo Jônatas de Oliveira da Igreja da cidade de Laranjeiras(SE) pelo “partido da foice”, o arcebispo conservador de Aracaju Dom Távora, obrigou os párocos sergipanos lerem uma nota oficial excomungando os católicos que votassem no candidato da UDN, Luiz Garcia.

Desconfiado com o “vermelhismo” de Filadelfo, Dom Távora mandou para Laranjeiras um espião com objetivo de investigar a leitura do documento.

No outro dia, ao se dirigir ao espião Dom Távora indagou:

-O padre Filadelfo leu a nota ?

-Leu a nota toda arcebispo! Só que leu em latim e o povão não entendeu nada!

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 08/12/2012
Código do texto: T4026500
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.