Renato do Bairro Baixo e o seus Dois Comícios Históricos

Conheci Manoel Renato dos Santos, popularmente chamado por Renato do Barro Baixo , pessoalmente na campanha do pleito de 2012 da cidade da Barra dos Coqueiros-Se ,onde ele se candidatou para vereador pela Coligação União Pela Barra.

Figura tímida, mas altamente inteligente .Renato nos chamou atenção pelas suas experiências politicas adquiridas através de anos aguerridos .Em 1982, ele iniciou sua labuta politica, em plena Ditadura Militar, como candidato a vereador pelo PMDB, que tinha como prefeito da Barra dos Coqueiros Antonino, ao lado dos históricos políticos Gilvan Rocha, José Carlos Teixeira, Jackson Barreto, Guido Azevedo,Jonas Amaral e outros. Dez anos mais tarde (1992) Renato lançou-se candidato a vice-prefeito pelo PSB da Barra dos Coqueiros ao lado dos lendários petistas Dodó (prefeito) e Caducha (vereador), enfrentado naquela época políticos dos quilates de Nathanael Mendes Moura, Alberto Macedo, doutor Néviton Teles Cruz e outros poderosos.

Politico inquieto, Renato se candidatou em 2012, mais uma vez. Experiente e conciliativo, Renato procurou alguns amigos antes de subir no palanque do comício da Praça Santa Luzia e com uma prancheta na mão eles nos explicou como seria a sua atuação, naquele evento politico, o qual imediatamente fora aprovado por todos . Empolgado, subiu no palanque e para nosso desespero teve uma atuação desastrosa.

Dias depois, no comício do povoado Jatobá, Renato, esqueceu as pranchetas e os palpites alheios e fez daquele ato politico, um dos seus melhores comícios já realizado por ele na cidade da Barra dos Coqueiros.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 20/12/2012
Reeditado em 23/12/2012
Código do texto: T4045408
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.