O dia da mulher do matuto

Esse caso se deu nos tempos do Mobral, em plena ditadura militar, onde os interioranos analfabetos não conheciam nem as letras nem o significado de algumas palavras. Foi na metade da década de 70, quando vez primeira surgiu em março os anúncios de festejos do dia da mulher. João Pedrosa, sujeitão casca grossa, estudante do Mobral aprendera pouco sim, mas já era capaz de distinguir uma coisa nacional de uma internacional.... era matuto velho, agarrado à terra igual raiz, sem gesto algum de romantismo... jamais havia presenteado sua patroa... homem rude, suvina por natureza e precaução, diferente de um seu vizinho, o Tonho da viola, boêmio, romântico e despreocupado com a lida diária.

Certo dia de março o Tonho perguntou ao João

- home tu num vai presentear tua muié não?

- presentear?! purque?

- pelo dia internacioná delas agora in março...

-eu nem sabia dessa nuvidade não!..., mas pensando bem se tem o dia internacioná, deve haver o nacional num é cumpade?, mas como eu num gosto de me meter em festa dos outro, vou aguardar na toca e talvez eu só presentei a minha Florinda no dia municipá das muié é!

-?!

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 08/03/2013
Reeditado em 08/03/2013
Código do texto: T4178079
Classificação de conteúdo: seguro