Vegetarianos

 
Sou vegetariana
E já faz 32 anos.
Durante estas três décadas, ouvi de tudo e confesso que algumas coisas são até hilárias, por exemplo:

1-  Você choca menos dizendo que é um terrorista do que falando que é vegetariano em um almoço de domingo com pessoas que acabou de conhecer;
2- Inevitavelmente vão começar a olhar o seu prato e a olhar para você como se tivesse vindo de outra galáxia, pois, para o carnívoro praticante, apreciador e assumido, é quase incompreensível viver sem carne e derivados;
3- Os carnívoros que conheci acham que todos os vegetarianos fogem de churrasco como o diabo da cruz. Também acham que fugimos de barracas de espetinho, açougues, quibes, cheiro ou qualquer coisa que lembre carne. Não é verdade. Há vegetarianos extremistas, mas não são todos;
4- Se você é convidado para um jantar ou almoço, jamais cometa o erro de dizer que é vegetariano, principalmente se o convite vier seguido das palavras: churrasco, caranguejada, peixada. Deixe que quem o convidou descubra isto “naturalmente". Digo isto porque a última vez que “avisei” que não comia carne, quem me convidou ficou em pânico. No dia do almoço, tinha lasanha de berinjela, cinco tipos de salada, polenta, torta de legumes, caldo de palmito e torradas com ervas finas. Para os donos da casa, arroz branco e um frango assado. E isto separado na mesa por uma linha de quase meio metro. Foi constrangedor.

Enfim, quando você conhece alguém ou está em um grupo e revela que sofre deste “mal” (rs), seguem sempre as perguntas básicas:

1- Por que? Você tem algum problema?
2- É promessa? Religião? É alguma seita? Tem dó dos bichos?
3- Como você sobrevive comendo comida de passarinho?
4- Com o que você substitui a carne?
5- Você não fica fraca?
6- Você come peixe ou frango?

Para esta última pergunta, tenho sempre a mesma resposta: “sim, todos aqueles que podem ser colhidos em uma plantação”.
Eu não sei o que acontece com o povo, mas tem sempre alguém que imagina que frango, peixe, camarão e similares são vegetais... ai ai ai...

Com relação à comida, também há algumas regras bem básicas:

1- Os carnívoros sempre comem a comida vegetariana primeiro e a deles depois. Fato! Nem que seja para saber “o gosto”, para provar algo “exótico”, como se comida vegetariana fosse tãããão diferente assim de qualquer outra. Só não tem carne e derivados, Portanto, meu amigo, minha amiga que está entrando ou pensando em entrar para esta “seita”, no próximo almoço, triplique a quantidade do empadão de palmito e do churrasco de batata ou você pode ficar com fome.
2- Carnívoros comem tudo o que vegetarianos comem, o inverso não é verdadeiro.
3- Para carnívoros cubos de presunto, pedaços de porco no feijão ou pedacinhos de bacon na salada “não fazem mal algum”, é “só separar”. Não É. Não dá. Fica o gosto, o cheiro.
4- Em um churrasco, carnívoros sempre oferecem um prato de tomate e cebola para os vegetarianos. Ah, se tiver alface, vai junto.
5- Para os carnívoros comida de vegetariano é “saladinha”. Não é. Somos vegetarianos e não LAGARTAS.
6- Há carnívoros que acham que vegetarianos não bebem. Bebemos. Somos vegetarianos, não MONGES.
7- Carnívoros imaginam que todos os vegetarianos são magros, esbeltos e em forma. Não somos. Comemos de tudo, até o que ENGORDA.
8- Alguns imaginam que só comemos coisas saudáveis, orgânicas, colhidas no sítio. Existem pessoas assim e não necessariamente são vegetarianas. Comemos de tudo. Somos vegetarianos, não RELIGIOSOS de COZINHA (apesar de muitos serem, sim).

E os comentários e piadinhas dispensáveis? Estes sim, são de matar:

1- Ela é vegetariana, será que faz fotossíntese? (Ahhhhhhhhhh!!!)
2- O que tem em churrasco de vegetariano? Chuchu? (Tem carne, ô bobão, porque vegetarianos se relacionam com pessoas que comem carne por incrível que isto possa parecer!)
3- Proteína texturizada de soja é feita de papelão. (Não acredito que já ouvi isto!)
4- Todo vegetariano tem algum problema de saúde. (Carnívoros são sempre saudáveis... Tá bom!)
5- Eu penso em parar de comer carne, mas meu médico disse que meus ossos vão enfraquecer. (Não sei se são só os ossos!)
6- Quem para de comer carne, come mais doce para compensar. (Credo, que besteira!)
7- Crianças vegetarianas crescem menos. (Hã?)
8- Fala aí... você come carne escondido. (Sem comentários)
9- Sem comer proteína animal, não há músculos... (Ui!!!)
10- Você não tem dó da alface? (ai ai. Não tenho, mas se tivesse eu SEI a diferença entre uma alface e um boi, por exemplo).
11- Eu não consigo me imaginar passando a vida comendo alface. (Nem EU!!!)
9- Aliás, carnívoros tem uma obsessão com alface quando se trata de comida vegetariana: vai uma saladinha de alface? Já fez alface no espeto? (Como se ISTO fosse uma piada muito, mas muito original.)

Enfim, piadas à parte e exageros também à parte, não sou defensora do vegetarianismo e nem critico quem aprecia um bifão mal-passado apesar de eu não comer carne há 32 anos. Não como porque nunca gostei.

Também não tenho problemas de saúde e nem com meus índices de vitamina B12 ou ácido fólico. Estão bem acima da média o que contraria a teoria de que existem apenas no alimento de origem animal.

Meus três filhos, nunca provaram e contrariando a opinião médica de que eles nasceriam com baixo peso por eu ser vegetariana, a mais leve dos três nasceu com 4.100 kg e 51 cm. Imagina se fosse verdade e eu comesse carne? Hahaha.

Em casa sempre teve churrasco e sempre continuará tendo. Eu até arrisco a comprar a carne, mas meus amigos já perceberam que é melhor não e confesso que foram bem inteligentes.

Cada um come o que quer e há que se respeitar as diferenças e os gostos.

Agora, cá entre nós, fica um recado: não há coisa mais chata que ouvir um carnívoro fazendo as mesmas piadinhas batidas sobre um vegetariano. É mais ou menos como aquela coisa de “toca aqui amigo, não... deixa que eu toco sozinho” e o cara imita um violão. Faça-me o favor!!!

Por fim, quero pedir a todos os meus amigos e a todos aqueles que leram este texto dicas de receitas... vegetarianas. Por favor, entrem em contato. Em casa sempre tem churrasco (de carne) e sabe como é... tenho que garantir a comida vegetariana dos carnívoros.








 

 
Edeni Mendes da Rocha
Enviado por Edeni Mendes da Rocha em 03/04/2013
Reeditado em 03/04/2013
Código do texto: T4221834
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.