O Perdigueiro

 
     Minha avó, mineira tranquila de Monte Santo de Minas, cidade pacata, aliás onde eu também nasci*, vivia ali com seus 11 filhos, 6 homens e 5 mulheres.

     De repente os filhos começaram a migrar para São Paulo. Um a um foram vindo, até que resolveram trazer vovó também. Ela relutou muito mas acabou aceitando.  

   Mas vovó tinha um cachorro chamado campeão. Campeão era um perdigueiro muito bonito, que diziam ser o melhor perdigueiro da região.

    Vieram para São Paulo e se instalaram no bairro da Lapa, na Vila Ipojuca.

     Campeão, coitado, o melhor perdigueiro das Minas gerais, ali, enfurnado numa casinha, terreno pequeno, rodeada de prédios e mansões, sem nenhuma caça, passava os dias deprimido.

   Certo dia, meu tio saiu para dar uma volta pelo bairro e levou campeão, para distraí-lo.

     De repente, campeão ficou muito alegre, começou a latir e saiu em disparada atrás de um ônibus que passava pela Cerro-Corá.

     Meu tio olhou pro ônibus e viu no letreiro: 
PERDIZES...

     É, campeão era mesmo um perdigueiro, o melhor do mundo!




04/04/2013


* Leiam também: Monte Santo (Minha Terra) - Homenagem à minha Monte Santo.
 
==================================

 

Interação do amigo poeta Cleomar Gaspar que me enviou o seguinte comentário:

 

19/04/13 12:11 - Cleomar Gaspar

Resolvi voltar pois não resisti fazer uma troça:

Me diga meu bom companheiro
Se é verdade o que me dizes
Então o teu cão perdigueiro
Já sabe ler no letreiro
Que está escrito Perdizes?

Abraços
 

==================================

 



Resposta da interação:

 


 

Caro amigo Cleomar,
Aqui tem pouca ficção,
Feita apenas pra troçar,
Pois só inventei o cão.

 


       Pois é, a história da migração da dona Mariana Cândida da Conceição Arantes (minha avó) e do sr. José Maximiliano Arantes (um dos meus tios), é absolutamente verdadeira. Mas o cão, infelizmente, nunca existiu. Foi apenas pra fazer humor.



 
José Anunciado Arantes
Enviado por José Anunciado Arantes em 04/04/2013
Reeditado em 08/10/2019
Código do texto: T4222657
Classificação de conteúdo: seguro