Cobras, homens e formigas.

Os animais dificilmente vivem sozinhos; quase todos têm vida social. As exceções seriam as cobras que passam a vida solitariamente e só colaboram para a reprodução, no momento do acasalamento. Como se encontram? Sei lá, mas devem ter algum sutil equipamento de comunicação a distancia. A jararaca deve emitir algum cheiro que interessa e fascina o macho, e este rasteja ao seu encontro. Isso é que é amor, arrastar-se aos pés da amada... Pena que a jararaca não tem pés. Copulam, e pronto, cada qual vai pro seu canto. Depois, a jararaca bota ovos. Cuida ela dos filhotes? Que nada, deixa-os para lá, eles que se virem, ou que rastejem por conta própria.

Mas o assunto aqui são as formigas e os homens, ambos animais sociais muito bem sucedidos. Nunca se verá, por exemplo, alguém dizer que as formigas estão correndo risco de extinção. Elas sabem se defender muito bem nesse mundo hostil. Quanto aos homens, apesar de todos os perigos pelos quais vêm passando são, também, muito bem sucedidos. Colonizaram todo o planeta, atingiram um nível populacional recorde, mais de seis bilhões de indivíduos e se preparam para colonizar outros planetas.

Mas a vantagem do homem sobre as formigas parece ser, principalmente, o seu tamanho. Caso a formiga fosse do tamanho do homem e o homem do tamanho da formiga, com certeza, as cidades seriam como formigueiros, e elas já teriam cortado toda a floresta amazônica e lavado para os seus panelões urbanos. Que devastação!

E os homens estariam bem mais avançados em nanotecnologia.