O SOLDADO MOTINHA E A PRISÃO DO COMUNISTA MARCÉLIO BONFIM

Nascido na cidade de Canhoba, Marcélio Bonfim teve que fugir da seca que assolava sua cidade e procurar dias melhores para sua sobrevivência. Em Aracaju, Marcélio estudou em vários colégios e logo cedo ingressou no Partido Comunista Brasileiro tendo experimentado sua primeira prisão aos 16 anos por não aceitar a renúncia do presidente da República Jânio Quadros.

Ao ser decretado o Golpe Militar, Marcélio Bonfim saiu juntamente com alguns colegas atrás de dinamite para explodir a torre localizada na cidade de Paulo Afonso(BA), deixar Aracaju às escuras e depois penetrar no Quartel da Policia Militar para naquela guarnição roubarem as armas existentes. Segundo o nosso comentado as dinamites foram encontradas, mas na hora de explodir a torre faltou gente especializada em explosão, o que ocasionou no fracasso do plano e culminou com sua prisão no 28 BC.

Solto, Marcélio voltou na Deso e ao sentar para dar inicio ao seu trabalho, onde labutava como datilógrafo é abordado pelo soldado Motinha que juntamente com um sargento e mais dois militares lhes deram vozes de prisão. Ao ser indagado, sobre quem era um dos soldados que fizeram sua prisão, Marcélio Bonfim solta um sorriso largo no rosto e sapeca.

- Era Motinha(Antônio Soares da Mota), hoje meu companheiro de partido e vereador comigo na Câmara Municipal de Aracaju

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 11/05/2013
Código do texto: T4285049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.