Envelhecer é uma necessidade

A idade avança por si própria, aos poucos, dia a dia, assim vamos alcançando a velhice, não sei se podemos chamá-la de “melhor idade”, mas, carinhosamente recebe este nome. A verdade é que o nosso corpo vai se modificando progressivamente, uns mais prematuramente, outros, nem tanto. O mais importante é alcançar a faixa etária que corresponde à terceira idade, pois é sinal de que vivenciamos grandes momentos e várias emoções que a vida nos lega. Agora é encarar tudo com muito humor e resignação, pois envelhecer é mesmo prazeroso, ainda que existam incontáveis mutações e limitações de toda sorte e um generalizado quadro regressivo da saúde. Mas tudo é esperado e aceitável. Um grande elenco de dificuldades nos espera à medida que envelhecemos. Senão vejamos: - Já não tenho a mesma agilidade ao raciocinar sobre os fatos casuais, mas meu filho faz cálculo trigonométrico de cabeça ao lado de outros que o ensinaram; Quando caminho, já tropeço enquanto muitos correm atrás do crescimento para o benefício geral; A minha vista se mostra curta, vejo com dificuldade, porém ao meu redor todos têm visão de progresso e enxergam com muita nitidez, amparando-me quando eu começo a tatear, assim, protegendo-me; Ando um tanto quanto esquecido, mas minha memória ainda me permite lembrar do meu compromisso junto à Pátria amada; As ouças se encurtaram, mas disso eu não acho tão ruim assim, pois não escuto certas retóricas dos que deveriam dizer sempre com ética, fé e esperança em favor do Estado e nunca de poucos; Agora durmo pouco, o sono retarda, mas quando dormia bem, nunca cheguei atrasado para o trabalho em favor do público; Sei que ando bem devagar, quase parando, mas isto me dá a certeza de que não preciso ir tão longe dando passagem aos demais que precisam seguir; É certo que caio com freqüência, mas sempre tenho amparo dos meus filhos, pondo-me de pé; Estou aposentado há um bom tempo, até tenho saudade do que fazia, mas me conformo porque isto é uma resposta do dever cumprido, deixando que outros ocupem os postos de serviço; Hoje ninguém me segue, mas me recordo do que fiz por muitos entes quando eu me encontrava à frente dos fatos, orientando-os para o amanhã; Já não sou mais lembrado para as conveções sociais, mas minha história é indelével, transcende; Não idealizo muitos projetos para o futuro, mas encaminhei meus filhos para irem mais longe ao lado de tantos que igualmente estão encaminhados. Tenho a voz trêmula, falo lentamente, mas continuo dizendo que o nosso país tem jeito sim, sim, e como todos sabem disso, eu não preciso falar; Que todos envelheçam, na idade certa. Para quem a vida é bela, o envelhecer é a melhor conseqüência. Envelheçam felizes.