PLEBISCITO OU REFERENDO?

Certa emissora de TV em Brasília decidiu fazer uma reportagem sobre a diferença entre plebiscito e referendo e para enriquecer o conteúdo optou por entrevistar as pessoas nas ruas, talvez para medir o conhecimento ou a ignorância da população, e eis que entre os entrevistados aparece uma senhora convicta de sua resposta e afirma de boca cheia e peito erguido (não tão erguido assim): “ referendo é um padre uai!”

Se referendo é um padre plebiscito é o quê? É bem provável que à medida que fosse aumentando a quantidade de entrevistados as respostas poderiam ser mais reveladoras. Plebiscito seria o sacristão, a freira, ou até mesmo o Papa.

A verdade é que essa é mais uma comédia trágica do nosso povo. Imaginem no dia da votação os eleitores cumprindo seu dever democrático obrigatório de decidirem que tipo de escolha fazer para uma reforma política! Queremos o padre! Queremos o padre!As ruas cheias de santinhos com a imagem do Papa, Padre Zezinho, Padre Marcelo, Padre Fabio de Melo e o diabo a quatro, numa disputa acirrada voto a voto pra saber quem faria a reforma política.

E já que referendo é um padre reforma política é a reconstrução da catedral da Sé. Logo apareceria um deputado corrupto se fazendo passar pelo Papa e daria início ao tumulto: Quem se encarrega de superfaturar, digo, comprar os materiais? Façam a licitação para a aquisição das portas, janelas, cadeiras, luminárias, enfim, tudo o que for e que não for necessário e não se esqueçam de contratar pedreiros e serventes tudo com os mais altos padrões de preços elevados!

A triste realidade é que o povo está cada dia mais manipulável e menos esclarecido. Alguém que acha que referendo é um padre só pode pecar na hora do voto e certamente vota por indução, por promessa de um desses políticos biltres e reles que se enriquecem com a ignorância do povo. É bem provável que no final de todo esse estardalhaço de reforma política surjam por aí vários oportunistas se fazendo passar por “referendo” e reivindicando sua parcela nos recursos disponibilizados para a referida reforma

Nádia Mourão
Enviado por Nádia Mourão em 12/07/2013
Código do texto: T4383859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.