ANTIQUÁRIO

CAUSO DO ANTIQUÁRIO

CERTA VEZ, UM GRANDE AMIGO MEU, O SR. ORESTES BITTENCURT, PESSOA MUITO CULTA, FORMADO EM ARQUEOLOGIA, PESQUISADOR FANTÁSTICO E EXÍMIO CONHECEDOR DE ANTIGUIDADES, FOI CONTRATADO POR UM FAMOSO ANTIQUÁRIO DA REGIÃO DE EMBU, CIDADE BEM PRÓXIMA A SÃO PAULO.

NO LOCAL SE ENCONTRAM OBJETOS ANTIGOS E MUITO INTERESSANTES PARA COLECIONADORES DE TODO O BRASIL.

BEM, A TAREFA DO SR. ORESTES NESSA EMPREITATADA ERA “BOTAR O PÉ NA ESTRADA”, SAIR POR ESSE MUNDÃO À PROCURA DE OBJETOS ANTIGOS, COISA DIFÍCIL DE SE ENCONTRAR HOJE EM DIA.

DEPOIS DE CONSULTAR ALGUMAS PESSOAS DO RAMO, SEU ORESTES TRAÇOU SEU ROTEIRO E DESCOBRIU QUE LA PRAS BANDAS DE MINAS GERAIS EXISTEM FAZENDAS CENTENÁRIAS, COM GRANDES QUANTIDADES DE QUINQUILHARIAS DIVERSAS, UM VERDADEIRO OÁSIS DE CACARECOS ANTIGOS E BUGIGANGAS INTERESSANTES. ASSIM, LÁ FOI O SEU ORESTES PRAS GERAIS.

DEPOIS DE UNS 10 DIAS DE PROCURAR EM VÃO E NADA ENCONTRAR, JÁ QUASE QUE DESISTINDO, SEU ORESTES AVISTOU LÁ LONGE UM CASEBRE SIMPLES, TELHADO DE SAPÉ, PAREDES DE BARRO, POR CIMA UMA PEQUENA CHAMINÉ SOLUÇANDO FUMAÇA, MAIS AO LADO UM CURRALZINHO PEQUENO COM APENAS UMA VAQUINHA MAGRA À VOLTA COM GALINHAS CISCANDO.

ISSO JÁ ERA AO ENTARDECER. ELE PESTANEJOU UM BOCADO E DECIDIU “ESSA SERÁ MINHA ÚLTIMA TENTATIVA NESSAS BANDAS”, DISSE ELE PRA ELE MESMO.

ASSIM QUE SEU ORESTES ENCOSTOU SEU JEEP NA ENTRADA DO CASEBRE, JÁ AVISTOU ALI UM MINEIRINHO, SENTADO NUM BANQUINHO FEITO COM DOIS CAVACOS DE LENHA SECA E UMA TÁBUA POR CIMA, CANIVETINHO NA MÃO PICANDO FUMO, TRANQUILO FEITO PASSARINHO NO NINHO.

SEU ORESTES DESCEU DO JEEP E DISSE PRO CABOCLO:

- BOM TARDE MEU AMIGO, EU GOSTARIA DE UM MINUTO DA SUA ATENÇÃO. MEU NOME É ORESTES BITTENCURT, ESTOU AQUI NAS MINAS GERAIS EM BUSCA DE QUALQUER OBJETO ANTIGO, SERÁ QUE O SR. NÃO TEM AÍ EM SUA CASA ALGUMA RELÍQUIA PARA NEGOCIARMOS?

O CABOCLO OLHOU POR DEBAIXO DO SEU CHAPÉU PRO SUJEITO QUE ESTAVA ALI NA SUA FRENTE, FECHOU O CANIVETINHO QUE ESTAVA EM SUA MÃO E RESPONDEU BEM SUAVE, COMO É DE HÁBITO DAQUELE POVO:

- NUM TEM NUM SINHÔ... SÓ TINHA MINHA SOGRA, MAS DEUS, GRAÇAS A DEUS JÁ LEVÔ.

MAS SEU ORESTES, MUITO OBSERVADOR, OLHOU PROS LADOS COMO UM RADAR QUE TENTA LOCALIZAR ALGO E, BEM ALI NA SUA FRENTE, NÃO É QUE ELE AVISTOU, JOGADO NO CHÃO, UM LINDO PIRES, FEITO DE UMA CERÂMICA RARA, TALVEZ CHINESA. PELA APARÊNCIA E DESENHOS ORNAMENTADOS, DEVERIA TER UNS 300 ANOS DE IDADE.

- OLHA, MEU AMIGO, EU ESTOU VENDO AQUI NO SEU TERREIRO, JOGADO, ESTE PEQUENO PIRES E EU GOSTARIA DE LHE FAZER UMA OFERTA POR ELE DE 100 REAIS.

O CABOCLINHO, NUM GESTO LENTO, TIROU O CHAPÉU DA CABEÇA, DEPOIS DEU UMA PITADA NO SEU CIGARRINHO E RESPONDEU PRO MOÇO.

- O SINHÔ ME DESCUPE, MAS NUM POSSO VENDÊ ESSE PRATINHO NÃO, POIS NELE É QUE PONHO LEITE PRO MEU GATINHO DE ESTIMAÇÃO.

- OLHA, MEU AMIGO, INSISTIU O SR. ORESTES, EU LHE DOU 200 REAIS POR ELE E NÃO SE FALA MAIS NISSO.

MAIS UMA PITADA E UMA RESPOSTA.

- ÓIA, MOÇO, NUM TEM JEITO. SEM ELE MEU GATINHO PODE INTÉ MORRE DE FOME.

SEU ORESTES PENSOU NUMA SOLUCAO ESPERTA E DISSE PRO MINEIRINHO.

- OLHA, MEU AMIGO, ESTIVE AQUI PENSANDO. O SR. NÃO QUER ME VENDER O GATINHO? PAGO POR ELE 150 REAIS.

- TÁ BÃO MOÇO, RESPONDEU O MINEIRINHO. SE FOR PRO SINHÔ FICÁ SASTIFEITO E CONTENTE, VOU TE FAZÊ ESTE AGRADO.

SEU ORESTES PAGOU PELO BICHANO E, EM SEGUIDA, DISSE RAPIDAMENTE PRO MATUTO:

- E AGORA, MEU AMIGO, O SR. JÁ PODE ME VENDER O PIRES, POIS ACABEI DE COMPRAR SEU GATINHO. ENTÃO, NÃO HÁ MAIS A NECESSIDADE DELE PRA ALIMENTAR O BICHANO.

O MINEIRINHO COÇOU A CABEÇA, EM SEGUIDA COLOCOU SEU CHAPÉUZINHO E TRANQÜILO RESPONDEU PRO SEU ORESTES:

- SINTO MUITO MOÇO, MAS ESSE PRATINHO EU NUM POSSO VENDÊ NÃO SINHÔ, POIS COM ELE SÓ NESSE MÊS JÁ VENDI MAIS DE 10 GATINHOS IGUAR A ESSE AÍ...

ze paulo medeiros
Enviado por ze paulo medeiros em 24/08/2005
Código do texto: T44777