O MAU ENTENDIDO

CAUSO DO MAL ENTENDIDO

O SR. TRIVALINO NOVAES, JÁ FALECIDO, ERA UM GRANDE AMIGO DE MEU AVÔ. CERTA VEZ, ESTIVE EM SEU SÍTIO, QUE FICAVA PRÓXIMO A RODOVIA CASTELO BRANCO. ISSO, LOGO NO INÍCIO DE SUA CONSTRUÇÃO.

O SR. TRIVALINO ERA PAI DE OITO FILHOS, VIÚVO QUE TINHA RECÉM CASADO COM UMA MOÇA ALI DA REGIÃO. FOI QUANDO FIZ A ELE UMA SIMPLES PERGUNTA, DA QUAL SUA RESPOSTA ME DEIXOU BEM EMBARAÇADO.

EU SIMPLISMENTE PERGUNTEI A ELE COMO ESTAVA A VIDA EM COMPANHIA DA NOVA ESPOSA E ELE ASSIM ME RESPONDEU:

- É CUMPADI, EU MAIS A ESVARDINA, NÓIS DOIS TAVA TENTANDO TÊ MAIS UM FIO, QUE ERA DE MUITO GOSTO. AÍ EU FUI AO DR. MÉDICO PRÁ SABÊ DAS POSSIBILIDADE DEVIDO MINHA IDADE JÁ AVANÇADA. FOI ENTÃO QUE O DOTÔ ME DEU UMA LATINHA E PIDIU PRA EU COLHÊ UMAS AMOSTRA DO MEU SEMEM, PRA ELE AVALIÁ A MINHA CONDIÇÃO.

- ÓIA MEU CUMPADE, ASSIM QUE CHEGUEI EM CASA TUMEI UM BANHO, PEGUEI A TAR LATINHA E FUI PRO QUARTO, ANÇÊ NUM IMAGINA.

- ÓIA QUE TENTEI CUMA MÃO, CA OUTRA E NUM CONSEGUI NADINHA.

- AÍ EU CHAMEI A ESVARDINA. ELA TENTOU CA MÃO INTÉ COM AS DUAS E TAMBÉM NUM CONSEGUIU NADA. CHEGAMOS A CHAMAR A ERVIRA, NOSSA VIZINHA E CUMADRE, ELA TENTOU CAS MÃO, INTE QUA BOCA E MAIS UMA VEZ NADA.

EU ESTAVA ALI NA FRENTE DELE, VERMELHO FEITO TERRA DO PARANÁ, À VOLTA DONA ESVARINA MAIS 4 DE SEU 8 FILHOS.

PRÁ NÃO FICAR EM SILENCIO, EU LHE PERGUNTEI:

- EH AÍ, CUMPADE. O QUE VOCÊ FEZ ENTÃO?

- AH, NUM PENSEI DUAS VEIZ. MUNTEI NO MEU CAVALINHO FUI PRÁ CIDADE, INTREI NU CUNSURTÓRIO DO DOTÔ E DESCARREGUEI O VERBO:

- ESCUTE AQUI SEU DOTÔ. EU TENTEI COM AS MÃO, ESVARDINA TENTOU CAS DUAS, INTÉ MINHA CUMADRE TENTOU QUA BOCA E NINGUEÉM DEU JEITO DE CUNSEGUI ABRI ESTA TAR LATINHA...

ze paulo medeiros
Enviado por ze paulo medeiros em 25/08/2005
Código do texto: T45002