A BANDANA DO VEREADOR MORITO MATOS

Aconteceu o maior escarcéu quando o novo vereador Morito Matos (PDT) adentrou pela primeira vez na Câmara Municipal de Aracaju com sua bandana.

-Quem é aquele sujeito? É o companheiro de Bin Laden?-Argumentava perplexo um curioso presente na Sessão.

-Não!-Acrescentava o outro.

-É um cigano que veio pedir um terreno na cidade de Aracaju para acampar por alguns dias?

-Não!

-É um discípulo de “Pai Jorge”?

-Não!

-Ah! É o Bel da banda baiana “Chiclete com Banana”?!

-Não! Não!

-Quem é a figura esdrúxula que está na Câmara Municipal de Aracaju?

-É o novo vereador Morito Matos, amigo! Ele é vereador filiado ao PDT.

-O quê?!Vereador?! Como?!Com aquela touca na cabeça?!Cadê o presidente da Câmara Municipal? Aqui é uma casa de respeito! Continuava injuriado o homem.

-Tenha calma...

-Se continuar assim eu vou chegar de cueca neste recinto.

-O presidente Emmanuel Nascimento, vai resolver o problema.

No outro dia, os aracajuanos acordaram curiosos com a notícia da indumentária do novo edil.

-Como é que é?!Um vereador de touca na cabeça trabalhando dentro da câmara Municipal de Aracaju? Vou até lá e vou fazer um auê. Gritava um popular na Praça Olímpio Campos.

-Não é touca, é uma bandana.

-Seja o que for: touca, chapéu, boné, gorro, quepe ou bandana. O vereador está errado! Cadê o regimento?

Na Câmara, apesar dos protestos dos colegas, o novo edil continuava irredutível (diziam que só tirava a bandana para tomar banho).Até que um dia, os vereadores realizaram uma votação para resolver a questão da bandana e pela votação Morito fora impedido de entrar com o “lenço” no recinto parlamentar. Encabulado com tal heresia, o nosso comentado, recorreu ao arcebispo de Aracaju Dom José Palmeiras Lessa, já que o uso da bandana devia-se a uma promessa que fizera para alcançar uma graça, mas o pedido do religioso fora renegado por alguns “zelosos” vereadores.

-Cruz credo! Excomungava uma beata na Praça Olímpio Campos com os olhos mirados para o prédio da Câmara Municipal de Aracaju.

A batalha era terrível. Até que no Dia Internacional da Mulher, num ato democrático e consciente, o vereador Morito Matos comparecera para surpresa de todos, na Sessão Especial da Câmara Municipal de Aracaju sem a bandana deixando assim as mulheres ali presentes e todos os aracajuanos contentes.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 28/09/2013
Reeditado em 28/09/2013
Código do texto: T4501506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.