O DENTISTA E O CAIPIRA

O DENTISTA E O CAIPIRA

DR. DIRCEU YAMAMOTO, GRANDE AMIGO DE INFÂNCIA, É HOJE DENTISTA E DOS “BÃO”, COMO SE DIZ LÁ NO INTERIOR .

COMO É DE ROTINA, A CADA 6 MESES VOU ATÉ O DIRCEU FAZER UM CHECK-UP BUCAL E, NUMA DESSAS VEZES, TROCANDO PROSA ENTRE NÓS - NA VERDADE, ELE FALA E EU ESCUTO, POIS É DIFÍCIL CONVERSAR COM O SEU DENTISTA, ENQUANTO ELE TRABALHA – MAS, NESSE DIA, ELE ME CONTOU UM CASO OCORRIDO COM ELE, NA ÉPOCA EM QUE ERA RECÉM FORMADO E TRABALHAVA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

ELE TINHA UMA PEQUENA CLÍNICA, ONDE A MAIORIA DOS CLIENTES ERAM PESSOAS SIMPLES, QUE TRABALHAVAM NA ROÇA, PESSOAS DE POUCOS RECURSOS. NA VERDADE, ELE MAIS EXTRAÍA DENTES DO QUE TRATAVA.

FOI QUANDO, NUM DIA QUALQUER, CHEGOU NO SEU GABINETE UM CAPIAU DAQUELES DESCONFIADOS, COM UM LADO DO ROSTO TÃO INCHADO QUE PARECIA MAIS UMA NÁDEGA DE ALGUÉM BEM GORDINHO, COM UMA TIRA AMARRADA COMO FRALDA DE NENÊ.

- ASSIM QUE VI O CAPIAU NAQUELE ESTADO, MANDEI ELE SE SENTAR PRÁ PODER EXAMINAR SUA SITUAÇÃO. FOI AÍ QUE ELE ME DISSE:

- SEU DOTÔ. QUANTO É QUE OCÊ COBRA PRÁ RANCÁ ESSE DENTE QUI NUM SERVE PRA NADA, SÓ PRA DUÊ...

- O PREÇO DA EXTRAÇÃO É DE 30 REAIS.

- NOSSA SINHORA, CRUIZ CREDO. TUDU ISSO PRÁ TIRÁ UM DENTINHO DESSE TAMAINHO? U SINHÔ NUM ACHA MUITO CARO?

- EH, MAS INFELIZMENTE É O MÍNIMO QUE POSSO COBRAR.

DAÍ, COM AQUELE JEITINHO SIMPLÓRIO QUE SÓ O NOSSO CAIPIRA TEM, ELE DISSE PRO DR. DIRCEU:

- QUANTO O SINHÔ COBRARIA SÓ PRA DÁ UMA BALANGADA NELE, PRA MÓR DELE FICÁ UM BOCADO SORTO, AI EU MEMO RANCO ELE SUSINHO...

ZÉ PAULO MEDEIROS CAUSOS&EFEITOS

ze paulo medeiros
Enviado por ze paulo medeiros em 25/08/2005
Código do texto: T45028