O PORTUGUES FORTE

O PORTUGUÊS FORTE

ESTA PASSAGEM ACONTECEU HÁ UM TEMPÃO. EU ERA BEM MENINO, ESTAVA PASSANDO FÉRIAS NA FAZENDA “CARAFA”, TERRAS QUE MEU AVÔ COMPROU DE UM DE SEUS COMPADRES. LUGAR MUITO BONITO, TINHA UMA CASA ENORME, TODA VARANDADA, EM CADA MOIRÃO UM PÉ DE PRIMAVERA, QUE SE JUNTAVA NUMA ENORME TOCEIRA POR CIMA DO CASARAO. EM FRENTE DA CASA, UMA IMENSA LAGOA, ÁGUA TÃO LIMPINHA QUE DAVA PARA ESPIAR A INTIMIDADE DOS PEIXINHOS. EU LEMBRO DE CHEGAR A VER A MINHOCA NA PONTA DO ANZOL, NOS DIAS DE PESCA.

NESSAS TERRAS, O CAPATAZ ERA SEU JOAQUIM, UM PORTUGUÊS BRUTAMONTES. ERA PAU PRÁ TODA OBRA, COMO DIZIA VOVÔ.

JOAQUIM ERA EXCELENTE TRABALHADOR. QUALQUER EMPREITADA ELE DAVA CONTA, MAS, COITADO, ERA BURRO FEITO UMA PORTA.

UMA VEZ ATÉ VI O VELHO PORTUGA, TENTANDO APAGAR O LAMPIÃO, ASSOPRANDO POR CIMA DA CÚPULA DE VIDRO, QUANDO ERA MAIS FÁCIL DESLIGAR O GÁS, ATRAVÉS DE UM DISPOSITIVO QUE SE ENCONTRAVA NO MESMO.

NESSA ÉPOCA, APARECEU UMA PRAGA DANADA, QUE ESTAVA MATANDO TODA A CRIAÇÃO DA REDONDEZA, E MEU AVÔ ESTAVA MUITO PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO QUE SE AGRAVAVA CADA VEZ MAIS.

MEU AVÔ RESOLVEU CONTRATAR UM VETERINÁRIO PARA VACINAR TODA CRIAÇÃO.

ERA BEM CEDINHO, EU TINHA ACABADO DE LEVANTAR, QUANDO ESCUTEI MEU AVÔ CHAMANDO O SEU JOAQUIM PRÁ AJUDAR NA VACINAÇÃO.

AQUILO DUROU O DIA INTEIRO, ERA MUITO GADO, CAVALOS, A CACHORRADA. BEM, TODOS RECEBERAM A VACINA, E, POR ÚLTIMO, SÓ FALTAVA VACINAR O CHICÃO, BURRO ANTIGO DA FAZENDA “CARAFA”, XODÓ DO MEU AVÔ, MAS TAMBÉM BRAVO FEITO CASCAVEL, E LÁ SE FOI SEU JOAQUIM SEGURAR O BURRO CHICÃO.

SEGUARAVA DE UM LADO, O BURRO SE SOLTAVA DO OUTRO. QUANDO O BICHO ESTAVA QUASE DOMINADO NO CHÃO, ELE DAVA UMA CHACOALHADA E SE LEVANTAVA DE NOVO, NÃO HAVIA JEITO. O VETERINÁRIO JÁ ESTAVA IRRITADO, JÁ TINHA SE ESPETADO COM A AGULHA UMAS TRÊS VEZES.

DE REPENTE, SEU JOAQUIM ESTUFOU O PEITO, SEGUROU AS DUAS ORELHAS DO BURRO, ENCAIXANDO A CABEÇA DO BICHO POR DEBAIXO DE SEUS BRAÇOS, OLHOU PRO BURRO TOTALMENTE DOMINADO E DISSE:

- OH RAIOS. TU PODES SER MAIS INTELIGENTE QUE EU, MAS SEM SOMBRAS DE DÚVIDA, EU CÁ SOU MUITO MAIS FORTE QUE TU. ORAS, POIS, POIS...

ze paulo medeiros
Enviado por ze paulo medeiros em 25/08/2005
Código do texto: T45031