OS COMUNISTAS E OS PADRES CONSERVADORES DE SÃO CRISTÓVÃO (SE)

Em 1945, o Partido Comunista Brasileiro tinha bons nomes em suas fileiras como Jorge Amado, Carlos Marighela, Graciliano Ramos, Gregório Bezerra e o Estado de Sergipe se destacava por reunir pessoas qualificadas no “Partido da Foice”. Naquela ocasião, a cúpula nacional do partido enviou para Sergipe, o militante comunista Péricles Vieira de Azevedo para fortalecer a campanha dos amigos sergipanos.

Durante a campanha política os comunistas, organizaram um grande comício na cidade religiosa de São Cristóvão. Para incrementar o evento político, os dirigentes sergipanos mandaram para quarta cidade mais antiga do Brasil, vários militantes com intuito de conscientizar os eleitores em votarem nos comunistas. Animados, os militantes logo cedo, distribuíram panfletos no mercado, na “Bica dos Pintos”, no “Cristo Redentor” e até nas igrejas católica da cidade, onde contrariaram os párocos conservadores.

Á noite, a praça principal da cidade ficou entupida de pessoas e na hora do falatório de Péricles Vieira de Azevedo (a grande atração) discursar, os padres mandaram tocar os sinos das igrejas para atrapalhar o comício. Experiente, Péricles olhou para o povo e exclamou:

-O PCB está tão forte que até os frades fazem questão de participar com esse fabuloso badalar.

Indignados com o sábio argumento do comunista Péricles, os padres mandaram silenciar os sinos e o comício continuou emocionando os corações do povo da cidade de São Cristóvão.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 02/10/2013
Código do texto: T4507448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.