LOURIVAL FONTES,O CANDIDATO QUE GANHOU A ELEIÇÃO SEM APARECER NO ESTADO DE SERGIPE.

Na eleição de 1954, o Estado de Sergipe viveu uma campanha “sui generis” quando o todo-poderoso e ex-chefe do temido Departamento de Imprensa e Propaganda(DIP) do governo do presidente Getúlio Vargas, o doutor Lourival Fontes se candidatou para o Senado de Sergipe. Nascido na cidade de Riachão do Dantas(SE), Lourival Fontes foi jornalista, advogado, embaixador do Brasil no México e tudo no governo ditatorial do “Pai dos Pobres”

A campanha esdrúxula do riachãoense Lourival Fontes, começou com seu projeto ambicioso de ter ao seu lado todos os coronéis da politica sergipana. Para engrenar o seu objetivo, o candidato foi até a fábrica de automóvel Wilys Overland do Brasil e lá conseguiu facilmente que a firma financiasse, a preço de fábrica, o famoso jeep Willys para todos os coronéis da politica sergipana. Com os coronéis motorizados, a campanha de Lourival ganhou notoriedade com os famosos veículos circulando e visitando os seus eleitores nos mais diversos cafundós sergipanos.

-Tem um “bicho” berrando na porta da nossa casa, mamãe ! Gritava o menino assustado com o automóvel.

-Não é o bicho não, meu filho! É carro do coronel Adalberto. O homem veio me visitar para eu votar no doutor Lourival Fontes.

-Cadê o doutor Lourival Fontes, mamãe?-Continuava o atrevido garoto atiçar a cabeça da sua genitora.

-Dizem que o doutor Lourival só vai aparecer no dia do votação.

Salientava em voz baixa a mulher, para não desagradar a ilustre visita do coronel que momento se preocupava também com a curiosidade do povo pelo seu cobiçado automóvel.

Ver um carro no interior de Sergipe na década de 50 era um acontecimento raro para o povo humilde do meu estado.

A campanha de Lourival Fontes ficou tão famosa, que meu pai ao comprar um jeep willys de “segunda mão” na década de 70, ficou encantado com a argumentação do vendedor que na hora da transação espertamente gritou:

-O senhor está adquirindo um jeep dos tempos dos coronéis da campanha de Lourival Fontes.

Aquelas palavras melosas, enfeitiçaram a mente do meu pai na compra do veiculo, que só se separou do automóvel tempos depois do carro apresentar vários problemas mecânicos.

Com a tal façanha do veículo, o riachãoense Lourival Fontes ganhou aquela peleja eleitoral e virou senador sem tocar os seus pés no solo sergipano.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 11/10/2013
Reeditado em 11/10/2013
Código do texto: T4520718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.