CAUSOS DO QUINZINHO: SÃO BENEDITO E O BODE

Quinzinho do Gamelão, contando mais um causo:

-Gente, eu conheci um sujeito que tinha uma criação de cabrito. Era um mundaréu de cabrito, cabra, bode...Ele criava os cabrito e vindia para recria, abate...

Certa veiz deu um tipo de peste no prantel dele, e os cabrito que paricia sadio, foro morreno sem mais nem menos. Ele pricurô seu santo de devoção: São Benedito. Prometeu ao santo que se os cabritos parasse de morrê ele no dia 05 de Outubro ia na igreja e levava um dos miores cabritos do seu pantrel pra ele.

Cumo se fosse um milagre os bichos pararo de morrê. Armentô o seu rebanho e no dia do santo, separô um cabrito cevado, já era um bodinho, passô uma corda no pescoço dele e foi na igreja levá o bicho. Entrô na igreja com o bode, foi na istauta do santo, que ficava em riba de uma mesa e falô:

-São Binidito, vim cumpri minha promessa, separei o mió cabrito do meu prantel e truxe pro sinhor. Tá aqui, pode pegá. Ele intregô a corda pro santo, que naturarmente num se mexeu. O home insistiu:

-Ta aqui, São Binidito, pode pegá o bodinho...

O Santo queto tava, queto ficô. Ele vendo que o santo num falava nada, resorveu marrá a corda do bode no pé da mesa. Gardeceu o santo mais uma veiz e foi saino. Já tava na porta da igreja quando pensou:

-São Binidito é muito mal gardecido, não feis conta do meu bode, ah, qué sabê, eu vô é levá meu bode imbora...

Nesse momento o sacristão fazeno uma limpeza na sacristia, deixô cair um objeto de metal, fazendo um baruio enorme no salão da igreja. O bode assustado, saiu em disparada arrastano a mesa onde tava a image do santo.

O sujeito falô:

-Ê santinho veiaco: num quiria o bode, foi só eu falá que ia levá ele imbora, agora tá aí correno atrais...

***

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 11/11/2013
Código do texto: T4565801
Classificação de conteúdo: seguro