"ARIANDO" A FIMOSE

Época de retorno das férias e hoje encontrei aquele meu amigo, o resiliente clínico doutor João.

Estava lá bem cedinho todo animado para recomeçar seu ambulatório e logo no primeiro caso do dia coçou os miolos preocupadamente.

-Doutor, meu problema é que não consigo "ariar" meu calcanhar...

Percebi que doutor João levou um baita dum susto, já logo na primeira consulta...e ele, relembrando a semântica do verbo arear, arriscou entender aquele caso difícil:

-Como é que é?- perguntou intrigado com a novidade do que ouvia.

-É doutor, não consigo ariar meu calcanhar.

Então, doutor João se agachou e examinou o calcanhar que a priori, o paciente jurava que precisava ser ariado....

Tratava-se dum espessamento ceratósico com rachadura séria do calcanhar, a que seu paciente tentava ariar...com se fosse uma daquelas panelas que passamos a palha de aço.

Cuidadosamente explicou e conseguiu fazer seu paciente mudar de idéia...a tempo de deixar tudo brilhando...

E logo no finalzinho do dia, quando tudo parecia estar resolvido chegou a mulher da fimose.

Não acreditam? Mas ela chegou.

-Olá dona fulana, que bom que retornou, o que ocorre hoje?

-Doutor, estou com "fimose no pulmão"! Quero que me diga, isso é grave?

Então doutor João, que nunca havia atendido um caso nem de longe parecido, respirou fundo e tentou mais uma vez entender do que se tratava:

-Como assim, fimose no pulmão, quem falou isso para a senhora?

-Foi o médico do pulmão que me disse, aquele um que o senhor me encaminhou.

Assim foi que doutor João percebeu que dona fulana queria dizer FIBROSE no pulmão. Explicou,com toda paciência do outro mundo, que não se tratava de fimose.

Dona fulana ficou mais aliviada por não ter fimose e percebi que o doutor também ficou.

Doutor João...que terminou seu dia torcendo para que dona fulana não resolvesse nem de longe arear a sua (ou outra) fimose qualquer.

Já imaginaram o estrago?

Nota: TUDO VERÍDICO.