E VOCÊ, É "EX" ALGUMA COISA?

Ele vinha para a sala meio cabisbaixo quando, enfim, resolveu contar para a turma o seu calvário daquele dia.

Estava inconsolável!

Sua expressão era dúbia: não sabia se ria para aliviar ou se chorava para desabafar, e mais adiante, resolvemos por ele qual seria o verbo a melhor encenar.

Então, assim que entrou no prédio, nos contava ele, encontrou com um seu ex- vizinho.

Sabem, "ex" de qualquer coisa é sempre problemas a vista, e claro, é melhor nunca baixar a guarda.

Mesmo assim, percebi que, num ato de gentileza humanística, deixou todas as possíveis diferenças de lado e condescendeu ao diálogo em nome dos velhos ,mas talvez não tão bons tempos assim:

-Olá, como vai o senhor? ele lhe perguntou todo sorridente a expressar sinceramente sua abertura para ouvir a resposta.

-Vou bem sim, e você?

-Nossa, quanto tempo, não?-perguntou assim, como quem não tem mais nada o quê perguntar.

-Sim, uns dez anos talvez...

-Quantos anos o senhor?

-Completo oitenta mês que vem.

-Oitenta? Puxa, o senhor está ótimo mesmo! Parabéns, está super bem na fita! Precisa me contar o seu segredo...

-E você quantos, mesmo? Bem, me lembro perfeitamente que você é um pouco mais novo do que eu...

-Sim, um pouco, tenho cinquenta e nove por mais dois meses!

-Cinquenta e nove? Puxa, como você se acabou...

Bem, nem preciso dizer que o acabado ficou aniquilado, preciso?

Tão mais acabado a ponto de entrar na sala e desabafar o ocorrido.

Não o deixamos chorar, e prontamente lhe escolhemos o verbo mais adequado;sorrimos todos em uníssono, ele mais ainda!

Perguntou várias vezes, um a um de nós, a se olhar no espelho, se por acaso alguém enxergava o seu "acabamento" tão intenso, maquiavelicamente declarado na cara dura pelo seu ex-vizinho de porta!

Ninguém notou nada.

Ele parecia, naquele instante, meio traumatizado...quiçá para todo o sempre...

E eu apenas lhe avisei, com todo o cuidado desse mundo, sobre a sabedoria cuidadosa frente aos contatos com"exs" alguma coisa.

Se é "ex"...arma a guarda porque lá vem chumbo grosso!

Não é por grave mal, apenas é da natureza meio maledicente de qualquer "ex".