Mais vale um peru na mão, que dois relógios voando....

Um cidadão chega a uma roda de amigos onde se conversava a respeito da forma de como se comportar para não ser roubado e gabola, disse a todos os presentes que só era roubado o otário, pois ele tinha um relógio de ouro guardado no bolso do paletó em sua casa, sem saber ele que, dentre os presentes havia um ladrão, que após escutar a conversa, se ausentou e foi a casa do precavido, e de posse de um peru chegando a casa do cidadão, chamou a esposa do mesmo entregou-lhe o peru e de imediato pediu-lhe o relógio de ouro que estava no bolso do paletó dele que lhe foi entregue, seguido do devido sumiço do ladrão. Ao voltar para casa, foi perguntado ao ex-dono do relógio pela esposa, porque ele mandou buscar o relógio e para que ele tinha comprado o peru. Foi nesse exato momento que o precavido se deu conta que havia sido roubado, saindo a procura do ladrão.

Neste ínterim, o ladrão mandou outra pessoa até a casa do agora precavido roubado, dizer a esposa do mesmo que lhe entregasse o peru, pois o relógio tinha sido recuperado. A mulher agradeceu penhoradamente e devolveu-lhe o peru. Quando seu marido retornou da rua, a mulher lhe afirmou:

__ Ainda bem que voce encontrou o relógio...e o marido estupefato, pergunta-lhe:

__ Quem foi que lhe disse?... seguido do espanto da mulher:

__ Voce não mandou apanhar o peru?

Foi quando ele indignado, retrucou:

__De forma alguma, eu não mandei apanhar nada.

Moral da história:

Mais vale um peru na mão que dois relógios voando....