CONFESSANDO

Uma senhora de 60 e poucos anos, entrou na igreja e foi ao confessório. Ali, ela começou a contar seus pecados.

-Padre, essa é a primeira vez que venho me confessar, pois não sou muito acostumada. Mas sei que pequei muito esses meses e preciso me abrir com o senhor.

Ela dizia de cabeça baixa, enquanto relembrava cada caso.

-Sei que não deveria, mas fiz de tudo para impedir o casamento de meu filho com aquela... - respirou fundo -, com aquela moça. Tentei envenená-la, até rasguei seu vestido de noiva! Pois nunca fui a favor desse casamento. Mas me arrependo, porque sei que eles se amam e pretendem ser felizes juntos.

A senhora chorava, mas se esforçava para disfarçar as lágrimas que rolavam pelo rosto envelhecido, enxugando com um lenço de ceda que retirou do bolso. Continuou:

-E não foi só isso! Semana passada, eu voltei a beber, não muito, só umas duas ou três garrafas de vinho e nada mais. O médico já me alertou para parar de beber por causa de minha doença... mas acho que a idade também justifica.

Falava enquanto tocava na pele enrugada e olhava suas mãos trêmulas e magras.

-Também voltei a me encontrar com meu ex-marido, aquele desgra... desculpe-me padre, é que só de lembrá-lo me dá ódio! Mas o pior é que ainda sinto falta dele e sei que estou pecando, pois ele já reconstruiu sua vida com outra.

As horas iam se passando e os pecados se prolongando. O choro fazia os olhos incharem e era cada vez mais difícil esconder as marcas faciais aprofundadas. E concluiu:

-Por último, queria revelar algo que nunca disse a ninguém: Fui eu quem furtei cem reais de meu irmão Sebastião. Mas também, ele ficou com a maior parte do dinheiro que conseguimos na venda da sinuca! Bom, eu acho que é só i...

De repente, a senhora virou o rosto e viu o padre passar por ela e entrar na cabine.

-Padre?

-Ah, oi minha filha! Eu estava no banheiro. Tive uma dor de barriga que já a duas semanas está me matando, por causa daquela feijoa... mas isso não importa! Então, o que veio me dizer?

-Pensando bem, padre, acho que Deus já me perdoou.

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 04/09/2014
Código do texto: T4949675
Classificação de conteúdo: seguro