GERALDO, O DORMINHOCO...

Geraldo, o dorminhoco

#CoisasDeCalambau

por: Murilo Carneiro

Quem não conhece o Geraldo? Ele é irmão do Tobias. Como todo Quintão que se presa, adora dormir.

O Geraldo possui um sítio ali para as bandas de Brás Pires, onde toda a manhã, após arriar o seu cavalo Ladino, vai até lá ver como estão funcionando as suas atividades rurais.

Quando de volta à cidade, após o almoço, é comum o Geraldo juntamente com o seu primo Beraldo, que também é Quintão, ficarem sentados em frente ao Bar do Hugo, na Praça Cônego Lopes aqui em Calambau. Aí começam o “bate papo”. Política, futebol, tempo, são os assuntos prediletos até que... ferram no sono. Quando aparece um amigo que os cumprimenta com um “opa!”, eles acordam e para despistar, um vai logo dizendo:- “ o tempo está mudado...”

Até a Igreja eles vão juntos. Enquanto estão em pé, tudo bem. Más é só assentarem, que vem o sono. Aí então eles colocam a mão na testa, simulando concentração na oração, quando na verdade estão dormindo o sono dos justos.

De acordo com um seu sobrinho, que hoje mora no triângulo mineiro, o Geraldo (irmão do Tobias), certa vez arriou o Ladino e foi para o seu sítio. Acontece que antes de chegar ao então sítio do Leonídio, o nosso amigo mergulhou em um profundo sono. O Ladino continuou o percurso até chegar ao sítio. Na entrada do terreiro existia uma porteira e como ela estava fechada, o Ladino parou, esperou o Geraldo abri-la. Como ele continuou dormindo, o cavalo deu meia volta e voltou para Calambau, parando em frente à casa do Geraldo. O Beraldo ia passando e gritou:- Uai Geraldo, você voltou depressa! E este acordando assustado e vendo que estava na cidade, disse:- Eu fui até o Sítio só para ver se uma vaca que estava mojando, havia criado. Como estava tudo bem, voltei rápido.

O Tobias confirmou este fato ocorrido com o seu irmão Geraldo.

Esta terra só tem artista!

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 11/10/2014
Código do texto: T4995695
Classificação de conteúdo: seguro