O ESQUADRÃO DA CAVALARIA DA POLÍCIA MILITAR E AS PERIGOSAS BOLAS DE GUDE

Para combater com rigor a malandragem em Sergipe, foi criado no Estado Novo ( 1937-1945), o Esquadrão da Cavalaria da Polícia Militar que, tinha carta branca do governo para amansar os valentões da Terra. À noite, quando a malandragem crescia, a Esquadrão da Cavalaria percorria os lugares manjados descendo o cacete nos vivaldinos.

-Tem documento?

-Tenho não.

-Meta o safado no xadrez. Lá ia o homem sem documentos para a sede da chefatura que ficava ali na Praça Tobias Barreto ou nos Distritos mais próximos. Triste daquele moleque que não respeitasse a ordem da patrulha.

-Ele tem documento, mas está com fazendo charme para mostrar a Carteira de Identidade.

-Meta uma surra no desgraçado até que ele fique mole. Dizia o chefe do Esquadrão sem titubear.

-Este aqui transou com a rapariga e não pagou.

-Desça a calça dele e deixe o engabelador nu.

-Para quê? Perguntava tremendo o enganador.

-Para dar uma surra de cansanção nos seus órgãos genitais. Depois da surra você não levantar seu pênis para ninguém.

Os membros Esquadrão da Cavalaria bufavam quando encontravam um assassino.

-Este aqui matou uma pessoa boa.

-Dê uma volta com o criminoso no Bairro Mané Preto. Segundo os linguarudos, depois do “passeio” o sujeito dificilmente aparecia.

A fúria da patrulha estourava quando encontrava um tarado.

-Capitão, aqui tem um tarado.

A ordem era seca.

-Coloque o tarado juntos com aqueles presos que estão sexualmente atrasados.

Cansados de apanhar da Cavalaria do Esquadrão da Policia Militar, os malandros planejaram defesas contra a temida patrulha.

-Vamos jogar mijo nos soldados da Cavalaria?

-Aonde vamos arranjar tanto mijo para jogar neles.

-Vamos nos esconder nos morros da cidade?

-Não adianta a polícia tem alcaguetes e vão nos entregar.

-Vamos fazer barricadas para barrar os cavalos?

-O cavalo se esquiva facilmente da nossa barricada.

-Já sei! Gritou um malandro com a mente abençoada.

-Vamos encher os bolsos de bolas de gude e jogar na rua quando a cavalaria passar.

Foi a melhor solução, para amenizar os rigores das ações repressoras da temida cavalaria.

-O Esquadrão vem ai. Gritava um moleque na espreita.

Dezenas de rolimãs e bolas de gudes eram jogadas ao chão e os charmosos cavalos caiam levando com eles, os briosos soldados para risos da molecada.

Ao assumir o governo em 1955, o doutor Leandro Maciel desativou o Esquadrão da Cavalaria da Policia Miliar e com a extinção da patrulha, sumiram também dos bolsos dos malandros as terríveis armas escorregadias das rolimãs, e as perigosas bolas de gude.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 17/12/2014
Código do texto: T5073126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.