As Cantigas de Ninar e de Roda.

As cantigas de ninar e de rodas, talvez seja uma das lembranças mais bonitas que temos das nossas vidas, representa bem uma época pura e de inocência onde a malícia nem existia. Mesmo sem saber o que queria dizer aquelas cantigas a gente só pensava estar ali cantarolando e girando em meio a uma roda de mãos dadas. Tempos bons aqueles.

Mas hoje parando para analisar pensei; Quem foi que teve a ideia de escrever estas canções? O que elas queriam realmente dizer?
Então mantendo o bom humor resolvi fazer uma análise de algumas destas canções. E tentar repassar de alguma forma aos leitores o que se pode entender dentro das palavras relacionadas ao resumo destas cantigas.

Exemplos;

 
Atirei O Pau No Gato

Atirei o pau no gato to
Mais o gato to
Não morreu... reu reu
Dona Chica Cá
Admirou-se sê
Do Berro... do berro que o gato deu!
MIAUUUU!

Poxa! “Mais que malvadeza tão grande com o coitado do gato”
O indivíduo atirou o pau no gato e contou para todo mundo que o gato não morreu!
A intenção dele era matar este gato. Que horror!
Resumindo, as criançadas dão as mãos contam em forma de canção o grande feito trágico e criminoso girando de um lado e para o outro, todas sorrindo e no final dão uma abaixadinha pra comemorar com o miado desesperador do pobre animal que foi espancado brutalmente! Que ritual macabro gente!
Este cara deveria estar preso e esta criançada internada. O pior que até eu comemorei a desgraça do gatinho naquela época!
E a dona Francisca mais conhecida como “Chica” que admirou- se com o berro que o gato deu. O que ela esperava que o gato fizesse depois de uma paulada? Esta mulher é cúmplice viu tudo e ainda ficou admirada. Que absurdo!


Outra canção que até hoje me dá calafrios e uma famosa canção de ninar que se chama; Nana Neném!

 
Nana neném que a Cuca vem pegar
Papai foi na roça e mamãe foi trabalhar.

                                
“Nana neném o caramba!”
Nanar quer dizer dormir. Se você prestar atenção na letra você não vai dormir nunca. Você já se imaginou sendo uma criancinha deitada num quarto escuro à noite? E então aparece alguém e lhe manda dormir lhe dizendo que a Cuca vem pegar?
Pare e pense;
Seu pai foi para a roça de noite ou de madrugada sei lá. Sua mãe também foi trabalhar. E a pergunta que não quer calar.
Quem ficou cuidando de você? Se não foi nem sua mãe e nem seu pai, será que foi seu irmão ou irmã mais velha? Ou quem sabe um parente de seus pais? Ou provavelmente uma babá!
Quem foi que contratou esta babá?
Para quem já conhece a história e assistiu o conto de Monteiro Lobato O Sítio do Pica-pau Amarelo sabe que a Cuca é um crocodilo e provavelmente vai devorar esta criança. E quem é que garante que a tal babá não seja a própria Cuca disfarçada. Imagine o trauma na cabeça desta pobre criança. Se sobreviver nunca mais vai querer ficar no escuro e sozinha e muito menos passear num jardim zoológico. Isso é uma sena de terror!

Falando em canção de ninar, tem uma outra que se chama Boi da Cara Preta.

Boi da cara preta
Pega esse menino(a) que tem medo de careta!

Alguém denuncie este indivíduo, pelo amor de Deus!
A criança já tem um medo terrível de careta e ele chama o boi da cara preta para vir pegá-lo. Se eu fosse este menino eu nunca mais ia brincar no quintal de tanto medo!
Para piorar tem outra canção que fala de um tal Bicho Papão que não deixa o menino dormir sossegado. Que loucura!

Voltando as cantigas de roda. Alguém conhece esta?

 
Fui a Tororó beber água não achei
Encontrei uma bela morena que no Tororó deixei.
Eu imagino que o Tororó seja longe pra burro!
Com este calor que tem feito ultimamente da uma sede terrível!
Agora imagine você ter que ir até a tal Tororó, debaixo de um sol escaldante de quase 40 graus. Quando chega lá cadê a água? Sumiu! Será que o Tororó fica perto do reservatório da Cantareira?

Bom! O tal fulano foi ao Tororó beber água mas não encontrou. Porém mesmo morrendo de sede encontrou uma bela morena, mas não quis saber dela e deixou a “gata” por lá mesmo. Ou a sede afetou os neurônios dele ou este filho da p... é gay!


 
"A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Joãozinho que não soube remar"

“Se eu fosse um peixinho soubesse nadar
Eu tirava Joãozinho do fundo do mar.”

Primeiro que tinha mais de uma pessoa naquela canoa e só Joãozinho teve que remar.
Quando ele caiu na água pelo jeito ninguém sabia nadar para socorrê-lo. Agora é fácil culpar o coitado que estas horas já deve ter morrido afogado lá no fundo do mar.
Neste caso, um peixinho sozinho não ia tirar Joãozinho de lá nem que a vaca tussa!
Outra coisa! Se Joãozinho foi para o fundo do mar já se afogou faz tempo.
Se estes idiotas não sabem nadar porque é que em vez de ficarem perdendo tempo cantarolando não vai logo buscar socorro?

 
"Escravos de Jô
Jogavam caxangá
Tiraaaa boooota
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá"


Eu fiquei pensando por muito tempo
Quem seria realmente Jó?
Percebi que se tratava de "Jó" do Livro da Bíblia. que perdeu seus guerreiros.
Mas eu não imaginava que Jó tinha escravos e nem porque eles jogavam caxangá
Se isto é algum tipo de jogo eu desconheço. Seria parecido com xadres ou bola queimada? Que nas horas de folga eles se distraiam entre si.
Agora o que me deixa mesmo intrigado são estes guerreiros.
Que um com o outro fazem zig-zig-zá. Um tal de tira e bota deixa ficar. Que sacanagem é esta? Será que faziam parte de alguma comunidade gay.

Outra canção interessante é o Samba Lê Lê

 

SAMBA LÊ LÊ ESTÁ DOENTE
ESTÁ COM A CABEÇA QUEBRADA
SAMBA LÊ LÊ PRECISAVA
DE UMAS BOAS LAMBADAS.

Além do samba Lê Lê estar doente e com a cabeça quebrada
Ta merecendo umas palmadas. Mas que gente sem coração!

Bom este foi um texto humorístico em cima das nossas saudosas cantigas que embalaram nossas infâncias. E apesar do difícil entendimento e compreensão destas letras sem nexo, elas nos deixaram saudades e boas recordações.

Obrigado a todos!





 
Altair Feltz
Enviado por Altair Feltz em 24/01/2015
Código do texto: T5112548
Classificação de conteúdo: seguro