O Cupido apaixonado

O CUPIDO APAIXONADO!

Texto: Geraldo Brito

CENÁRIO:

Praça (arvores, bancos)

PERSONAGENS:

Voz masculina: Locutor que interage com o cupido

Gabriel: O cara que esta a procura de um amor e quer que o cupido encontre um pra ele

Amoroso: Cupido atrapalhado, animado e distraído que vive se metendo em confusão, se apaixona por uma de seus alvos.

Mulher – A qual o cupido e Gabriel se apaixonam

Voz feminina – que interage com o cupido

Acende-se as luzes uma voz começa a chamar pelo cupido Amoroso então ele entra munido de arco e flecha olhando tudo como se estivesse procurando algo ou alguém e interagindo com a voz.

Voz – Amoroso! Amoroso! Onde esta aquele cupido! ... Amoroso!... Há!, ai esta vc! (o cupido esta na plateia interagindo) Bem! Então vamos a história... Era uma vez um cupido, que vivia a flechar e a formar novos casais por onde ele passava (vai para a plateia procura casais e pergunta se são namorados ou faz gesto de atirar, pode fazer isso com homem e mulher ou dois do mesmo sexo) mais, estava ficando cansado desse trabalho (interage com o locutor, faz gesto de cansado) pois, sua tarefa estava cada dia mais difícil....

Cupido – (indo em direção ao palco de supetão interrompendo o locutor) E bota difícil nisso viu, pois de um tempo pra cá esse pessoal tá indo procurar namorados(a) nos lugares muito estranhos,... em boates por exemplo, quando eu entro não enxergo nada naquela escuridão e com fumaça e aquelas luzes estroboscópicas no meu olho... é um deus nos acuda...

Voz – (demonstrando nervosismo) Como eu ia falando, sua tarefa estava cada dia mais difícil e pra complicar, sua visão não era muito boa....

Cupido – (interrompendo o locutor) Ah! isso é mesmo!..., com esse problema de visão não sei o que faço, alem disso esse povo deu agora pra querer arranjar namorado a noite e por cima em festa de pagode. Vejam só se eu não enxergo direito de dia que dirás a noite e ao som do bailão do Robsão... (canta um trecho de alguma música de Robsão) eu já estou cansado de ouvir reclamação da Prof. Aydê, Lindú do fórum, Evandro do acarajé (fala nomes de pessoas que não se casaram ou tiveram relacionamentos que não foram a frente, pode ser homem ou mulher) ...

Voz – (com tom de reclamação) Como eu estava falando! Sua visão não era muito boa, (com tom de reclamação) sem falar que estava demorando muito para cumprir suas tarefas.

Cupido – (olhando pra cima como se tivesse vendo alguém) Pera ai!.. porra! Ta me chamando de lerdo? (para plateia) Só porque me recuso a ir ou entrar em alguns lugares..,(de supetão pontuando as situações e lugares) Primeiro: as pessoas tão cada dia piores pois estão indo procurar romance ate em sauna, que não dá pra ver ninguém por causa da fumaça... também vão procurar romance em academia, (fazendo corpo mole) imagina se um peso daqueles cai em mim?... o pior é quando vão procurar romance em festa de forró onde sobe aquele Poeirão. ... (mostrando indignação) isso irrita a minha renite... o melhozinho mesmo é quando vão procurar romance em festa de casamento, ai tudo bem pois já estão no clima mesmo....

Voz – (Zangado) Desse jeito não dá! ...

Cupido – (Indignado) Desse jeito não dar digo eu!, estou precisando de umas férias.

Voz - Mais ainda vc tem muito trabalho aqui

Cupido – (fazendo pouco caso) Não diga, nesse mundão de meu Deus o senhor só tem olhos pra mim?

Voz – (autoritário) Não me tentes, vc lembra da ultima vez?

(O cupido vai em direção a plateia olhando casais ou homem solteiro e escolhe um) - Esse aqui ta perfeito olha como fica bonito de arco e flecha (bota a pessoa para pegar ou improvisa com alguns homens da plateia a mesma cena)

Voz – (som de trovoada) nada disso! você ainda tem que dar uma ultima flechada... depois eu vejo se te dou umas férias.

Cupido – (falando pra plateia) Porque eu!? Tanto cupido dando sopa por ai, queria saber quem foi o filho de uma put... (olhando pra plateia) quer dizer o infeliz que me indicou para esse serviço?

Voz - Acalme-se e respire fundo, conte até dez...

Cupido – (tira o celular do bolso ou mochila olha a mensagem e como se tivesse sussurrando) Que Mané contar até 10! eu quero é resolver logo isso! (olha para os lados e para a plateia) a informação que eu tive é que o encontro seria aqui, mais ate agora nada (se posicionando para dar a flechada)

Gabriel - (entra fazendo gestos de estar falando ao celular)

Cupido – Deve ser esse ai (fazendo pouco caso)

Gabriel – (Ainda falando no celular) Mais é como te falei cara a cigana leu a minha mão e disse que eu iria me apaixonar mais o meu cupido deve ter mal de Parkinson ou então é cego porque ate agora nada!

Cupido – Mais que filho de uma... (olha ao seu redor) de uma... deixa pra lá. (e continua olhando e chegando mais perto)

Gabriel – É! Você tem razão ainda estou solteiro porque a anta do meu cupido deve ser cego, lerdo ou então bicha e não quer me arranjar namorada porque gostou de mim (nesse meio tempo o cupido faz gestos de afetado)

Cupido – (Olhando pra cima faz gesto de indignado para plateia) Paciência tem limites (já atrás do banco como se fosse dar uma porrada)

Gabriel - Cara! Eu já estou quase fazendo promessa para Santo Antônio!

Cupido – (Indignado e para plateia) Como assim promessa pra Sto Antônio? Se sou eu que faço todo o trabalho pesado? (vai par frente do palco e para a plateia) A coisa tá ficando séria e eu não vou aguentar, esse cara já me chamou de sego, lerdo e agora tá me chamando de incompetente? (vai para o lado do banco)

Gabriel fica andando de um lado para outro gesticulando no celular

Voz – Amoroso! em vez de você ficar reclamando porque não faz logo o seu trabalho?

Cupido – (com jeito de inconformado) Meu trabalho! Cadê a mulher pra eu flechar? Nem pra passar aqui Ducilene ou então Lindu do fórum... pra eu mostrar a ele com quantas flechas é que a pessoa se lasca!

Voz – Amoroso! (reprovação) você tem primeiro de despertar o amor que há nele e pra isso vc tem que se materializar pra ele

Cupido - Como não tem jeito mesmo... (se arrumando e pula na frente de Gabriel) – Atenção vc que esta em busca de um grande amor, olha em sua volta e não acha ninguém interessante, já foi para o terreiro de pai Benedito pra fazer amarração no amor, fez promessa ate para Santo Antônio e não adiantou..., eu tenho a solução eu posso acabar com seu problema com uma só flechada (aponta pra Gabriel)

Gabriel – (assustado e pulando para o lado) Valei-me meu pai que diabo é isso?

Cupido – (indignado) você não sabe!? meu nome é Cupido Amoroso o cupido do amor (Vaz uma pose e canta pra plateia) “Tá triste, liso, esquecido, sozinho e abandonado? Cole no meu lado!, cole do meu lado (música do Torres da Lapa)

Gabriel – (olhando do pé a cabeça) Ate que em fim, já era sem tempo né?

Cupido – (risada sem graça) é muito trabalho sabe como e que é né?

Gabriel – (fazendo pouco caso) Na realidade sei não, (apresado) mais já que você tá aqui...

Cupido – (Fazendo corpo mole) Calma, que eu acabei de chegar! E pra quem esperou muito tempo não vai morrer se esperar mais um pouco!

Gabriel – Mais é que eu to louco por um romance (aparentando desespero)

Cupido – Há Meu querido ta afim de um romance compra um livro!

Gabriel – Mais é que eu queria que baixasse aqui uma mulher pra eu...

Cupido – espera ai! Meu querido, acho que você ta trocando as pessoas (aparentando nervosismo) sou pai de santo não cara!

Gabriel – Desculpa, mais é que tem tanto tempo que to sem ...(faz gesto de sexo) sem ... vc entende?

Cupido – (Para plateia) É por isso que eu me reto, eu perco meu tempo procurando uma mulher pra vida toda e ele só quer dar uma! (indignado) Vê se pode! (para Gabriel) Cara, vê se eu tenho cara de cafetão pra arranjar mulher pra você dar uma?

Gabriel – Mais!... Mais!...

Cupido – Mais o que cara? Meu trabalho é de responsa viu? Se o chefe ouvir um negocio desse... ai que não tiro férias mesmo

Gabriel - Mais você não esta aqui pra me conseguir uma namorada?

Cupido – Sim!

Gabriel - Então vamos ao que interessa!

Cupido – Calma! Que antes tenho que te ensinar o que é o amor (fica andando de um lado pro outro como se fosse explicar)

Gabriel - (Em direção a ele) Espera... Como assim me ensinar o que é o amor?

Cupido – Olha, pra mim ta sendo um sacrifício estar aqui, pois vocês mortais estão sempre se apressando nos relacionamentos, então presta a atenção...

Gabriel – (Faz gestos de não esta entendendo nada e que o cupido deve estar louco)

Cupido – (como um filosofo andando de um lado pro outro) Vocês acham que um relacionamento é só ralar a tcheca no chão... dançar o quadradinho de oito ou então pra fazer média com a mulherada dizer que o poder esta na tcheca?...

Gabriel – (para a plateia) Essa conversa tá meia loca né? (sem entender nada indo em direção ao cupido) Sem querer incomodar, nós estamos falando de que mesmo?

Cupido – Do amor! (dramalhão) mais Calma, deixa eu terminar de falar! ....

Gabriel – E desde de quando ralar a tcheca no chão é amor?

Cupido – (Demonstrando nervosismo) É! Já vi que vai ser difícil

Gabriel – (demonstrando nervosismo) Vai ser difícil digo eu! pois não estou entendendo nadica de nada... Primeiro vc aparece do nada, depois vc disse que ia me ensinar sobre o amor e fica ai falando de ralar a tcheca no chão, quadradinho de oito, o poder esta na tcheca.... acho que vc tá frequentando muito o show de Robsão viu?

Cupido – (sem graça) Mais é por causa desse pessoal... (mostrando pra plateia)

Gabriel – Sim! voltando a nossa conversa...

Cupido – Claro! Já ia me esquecendo ... (Filosofando) o amor é uma coisa que vai subindo e descendo no corpo da gente deixando as pernas tremulas as mãos suadas, as vezes dando calafrios e as vezes dando calor...

Gabriel – Oxe! Achava que quando isso acontecia ou era dengue ou gripe...

Cupido – (olhando pra plateia fazendo gesto de estar se acalmando) vou tentar explicar di novo... "Amar uma pessoa significa querer envelhecer com ela." Entendeu?

Gabriel – (gesto de que esta começando a entender) Mais ou menos, me explica mais!(mostrando interesse)

Cupido - Amar é uma mistura de alegria e medo; de paz por um lado e ameaça de guerra pelo outro. É pensar que a felicidade tem nome e endereço, entendeu?

Gabriel – Porra! você é um verdadeiro poeta viu! Deixa eu ver se entendi : Amar é aquilo que te deixa feliz, calmo, sonolento e tranquilo!

Cupido – Não! Isso ai é aquele remédio Rivotril ou Diazepan o amor é muito mais que isso.

Gabriel – Pera!, então você quer dizer que o amor é uma necessidade do coração?.

Cupido – isso!!

Gabriel – Sabia que eu nunca tinha pensado isso do amor?

Cupido – É! acho que você esta pronto para amar! (indo em direção a plateia ascende a luz e olhando as mulheres da plateia como se tivesse escolhendo) Vejamos! (olha pra uma e olha pra Gabriel) Acho que não! (vai para outra com namorado olha pro cara mede o tamanho dele) Nãoooo!!!! (faz isso algumas vezes depois volta pro palco)

Gabriel – Amoroso eu quero uma mulher que possa amar sem medo, uma mulher que seja carinhosa, bonita e que me ame sem medo de ser feliz

Cupido – Calma que eu estou pensando (roda de um lado para outro quando entra uma mulher e senta no banco pra ler alguma coisa)

Gabriel – (vai em direção a amoroso Confidenciando) Amoroso é essa ! é essa que eu quero pra mim...

Cupido – (amoroso sem olhar pra mulher) Calma! Você é muito avexado não pode ir querendo...(deixa a flecha cair no próprio pé sente a dor da flechada e depois olhando pra mulher de boca aberta vira pra plateia) Caralhoooo!!! É muito linda ... gamei!!! (Amoroso fica hipnotizado olhando para mulher)

Gabriel – (Fica gesticulando como se tivesse querendo chamar a atenção de Amoroso)

Mulher – (fica olhando para Gabriel e vai em direção a ele) Licença, você tá sentindo alguma coisa?

Gabriel – (sem graça) Sim! , Não! Quer dizer é que eu tava conversando com ele e...(aponta pra Amoroso)

Mulher – (sem ver ninguém) Quem? Eu não estou vendo ninguém!

Gabriel – (apontando e Olhando para Amoroso e para ela) Ele o Cupido Amoroso

Cupido – Ela não pode me vê! Seu burro!

Gabriel – (para a Amoroso) O que?

Mulher – O que , o que?

Gabriel – (para mulher) O que?... É! .... (Amoroso fica fazendo gestos como tivesse mostrando que ele não pode ver ele) É... tava... que dizer que você não tá vendo nada ou melhor ninguém?

Mulher – (achando graça como se tivesse tomando uma cantada) Cupido? Aqui? Tá bom! rsrsr, mais você tá meio pálido, não quer sentar um pouco?

Gabriel – É... (todo meloso) sim!...

Cupido – Nãoooo!!, você não pode

Gabriel – (olhando pra Amoroso sem entender demonstrando nervoso) Nãooo!!

Mulher – Tá bom! Desculpa (se assustando e se afastando)

Gabriel – Não é com você é com ele (apontando para amoroso)

Mulher - (sem entender e olhando para os lados) com ele quem? Se não tem ninguém aqui alem de nós dois!

Cupido – Ta vendo que eu falei (fazendo gestos na frente dela)

Gabriel - Cala a boca! (demonstrando um certo nervosismo)

Mulher – Credo! (assustada) ignorante (dando as costas)

Gabriel – (Para Amoroso) Tá vendo ai o que você fez, (pra mulher) Olha, moça desculpa é que eu to meio estressado, o dia foi longo e (olhando pra Amoroso que fica fazendo gestos para ele junto a mulher) tem gente que alem de não querer ajudar fica atrapalhando (Amoroso fica do lado dele fazendo cócegas assoprando no ouvido e consequentemente Gabriel faz gestos bruscos como se tivesse querendo que alguma coisa se afaste dele ou sentindo algo)

Mulher - (Aparentando estar assustada e também não entendendo nada olhando de um lado para outro) Você não acha melhor se sentar um pouco? Você realmente não esta sentindo nada? Quer que eu chame alguém?

Gabriel – (que esta tentando se livrar de Amoroso e quase nervoso) Me deixa! Eu já estou ficando com raiva de você....

Mulher – (sem saber o que esta acontecendo) Você é louco é cara?! Eu só estou tentando ajudar!

Gabriel – O que?... não! Não é com você é com esse... esse... (olhando pra amoroso que esta apontando pra mulher que esta assustada) vem cá você realmente não esta vendo ninguém (mostrando Amoroso e ela fica se afastando como se tivesse assustada)

Cupido – (para Gabriel) Eu já lhe disse que ela não pode me ver seu burro

Gabriel – (indo de encontro a ela que estar visivelmente assustada e tentando confidencia-la) Olha, pode parecer mentira mais aqui do meu lado tem um cupido

Mulher – Como? (olhando ao redor) Não estou vendo nenhum

Gabriel – (olhando pra Amoroso e para ela) É que ele esta invisível só eu posso ver, vejo e escuto rsrsrs (sem graça)

Mulher – Sei , então tá bom (sem entender meio assustada se afasta dele olhando para os lados atende um celular e desvia a atenção e fica falando ao telefone)

Gabriel – (Puxa Amoroso para frente do palco e fala confidenciando) O que é que você esta fazendo? Achei que você fosse me ajudar!

Cupido – (tentando falar algo) E vou! ... mais.... mais...

Gabriel – Mais o que? Enquanto você tava ai fazendo sei lá o que (apontando pra plateia) eu achei a mulher ideal e agora só falta você dar a flechada e eu o primeiro beijo....

Cupido – Como? Você quer que eu dê a flechada em uma mulher que você acabou de conhecer? e nem sabe o nome dela

Gabriel - Deixa de conversa fiada pois eu sei que você pode fazer isso!, Você vai ou não me ajudar?

Cupido - (Fazendo pouco caso) Acho que não precisa (mostrando a mulher que vem em sua direção) pois, você não achou a mulher ideal? Vá e consiga o beijo você mesmo

Gabriel – (Demonstrando nervosismo e falando mais alto) O que? é melhor você para com isso viu? Você esta aqui pra me ajudar! (Amoroso indo em direção ao banco e mostrando a mulher que vem em sua direção)

Mulher – (Indo em direção a ele) Cara acho que você ta precisando de ajuda viu!

Cupido – kkkkk, (sentando no banco) Eu também concordo com ela, acho que você tá ficando louco e tá precisando de ajuda...

Gabriel – (indo em direção a Amoroso zangado) Eu não estou louco! é você que tá me deixando....

Mulher - O que? Eu só to querendo ajudar seu ignorante! E quer saber fica ai falando com o seu cupido invisível!. (sai do palco)

Gabriel – (demonstrando desespero) Espera!, desculpa, eu posso explicar! (pra Amoroso) E agora? Você vai ficar ai sem fazer nada

Cupido - (fazendo pouco caso sentado no banco) Não foi você que achou a sua mulher ideal? Então vá atrás dela e dê a flechada

Gabriel – (demonstrando desespero olhando, fazendo gestos de ir atrás com o arco e flecha na mão) Mais..., mais.... Esse trabalho é seu! Mais parece que você esta me boicotando

Cupido – Olha, Gabriel eu sei de minha função, agora, eu não tenho culpa de você querer complicar tudo

Gabriel – Complicar tudo? Eu? Desde a hora que ela apareceu você que ta fazendo de tudo para me tirar de tempo... (como se tivesse entendendo o que esta acontecendo)

Cupido – (sem graça tentando sir da conversa e fugir) Bom é... na verdade tenho que ir é melhor correr atrás dela, vou tentar resolver ....

Gabriel – Espera ai, você não se apaixonou por ela também né?

Cupido – (tentando disfarçar que estar apaixonado) Eu?..é... eu? é... bem, é... não é bem assim...

Gabriel – (choramingando) O que?! Tava quase tudo certo só faltava o beijo dela e você vem me dizer que se apaixonou por ela?

Cupido – (tentando explicar) Gabriel... bem eu não queria mais, na verdade não sei como explicar isso nunca me aconteceu me desculpa? (indo em direção a ele para abarca-lo)

Gabriel – Sai pra lá cupido, não devia se desviar de sua função.

Cupido – Olha você me enganou me chamou atenção pro amor e depois vem me dizer que sente muito? Vai morrer pra lá!

Cupido – Bom agente pode tentar conversar!

Gabriel – Saí pra lá Amoroso, não vejo nenhuma vantagem em disputar essa paixão. (choramingando e saindo do palco)

Cupido – Espera! Gabriel, (choramingando e olhando pra cima) ta vendo eu não to legal nunca aconteceu isso...

Voz feminina- Meu filho você deixou a flecha cair em seu pé e por isso se apaixonou?

Cupido – É verdade mãe Afrodite, mais eu não sei o que fazer

Voz feminina – Você não tem o antídoto que usa quando erra o alvo?

Cupido – (Pulando de alegria) É! Isso só preciso de um pouco de sorte para encontra-los e pronto vou atrás deles (sai do palco por um lado e Gabriel entra pelo outro)

Gabriel – (sentando no banco e choramingando) Agora o que vai ser de minha vida? Aquele ... aquele cupido escroto

Mulher – (entrando e vendo Gabriel sentado no banco) De novo não, em todo lugar que eu vou você está?

Gabriel – (levanta a cabeça e mostra que esta choramingando) Oi? Não precisa se preocupar eu não vou lhe perturbar mais!

Mulher – Espera ai você tá chorando? Aconteceu alguma coisa?

Gabriel – Aconteceu mais você não vai acreditar

Mulher – A história do cupido de novo?

Gabriel – Ta vendo? Sabia que você não ia acreditar mais não tem nada não (levanta e vai saindo)

Mulher – Espera! Você não tá legal senta um pouco, nessa confusão nem sei seu nome

Gabriel - Meu nome é Gabriel e o seu?

Mulher – Rebeca muito prazer

(Ficam gesticulando com se tivessem conversando em alguns momentos dão risadas e nem percebem a entrada de Amoroso que fica de um lado para o outro e atrás do banco fazendo gestos de flecha-los)

Gabriel – Pios é e foi assim que você achou que eu estava louco

Mulher – Na verdade logo no início achei que era um tipo de cantada mais depois confesso que você estava louco mesmo... (se olham e Rebeca suspira) bem, tenho que ir... (levantando e saindo, Gabriel puxa e beija ela ou faz o gesto de beija-la e depois saem do palco)

Cupido: (Chegando pra frente do palco e olhando o casal sair) É, tarefa cumprida! Todo mundo muito feliz, muito apaixonado e eu terminando sozinho como sempre... (vai saindo do palco e de supetão volta) mais muito feliz pois vou tirar minhas tão sonhadas férias (começa a dançar) Eu adoro, eu me amarro... (e vai saindo)

Voz – Amoroso? Amoroso? você vai pra onde?

Cupido – Vou pra minhas férias é claro

Voz - Tenho um trabalho pra você (Amoroso para olha pra plateia olha pra cima)

Cupido – Ai Caralhooo!

Voz – O que?

Cupido – Nada, só falei ai meu calo (olhando pra plateia e escolhe um casal também pode ser dois homens ou mulheres) foi tu né? Espera pra vê! (faz gesto de que vai pegar lá fora)

Voz - esse trabalho você vai gostar

Cupido – É? Por que?

Voz – Você vai viajar para o caribe...

Cupido – (Se alegrando) É? (pra plateia) Eu adoro, eu me amarro

Voz – pegue suas coisas rápido

Cupido – Fui! (sai cantando) Eu adoro eu me amarro

Fim