Esmola demais ate Cornildo desconfia

Esmola demais ate Cornildo desconfia

Texto – Geraldo Brito

Sinopse: Esmeraldino cara muito esperto e melhor amigo de Cornildo vê em um anuncio de beira de estrada a oportunidade de ficar rico e vai colocar Cornildo nessa confusão pois para Ficar rico terá que casar com a filha do Coronel.

Personagens:

Esmeraldino Cabra esperto que vive querendo se dar bem na vida sempre estar colocando o seu amigo Cornildo em confusões

Cornildo Melhor amigo de Esmeraldino e sempre cai na armações de seu amigo

Padre Cristão que vai realizar o casamento da filha do coronel embora ache que isso é uma loucura

Coronel Homem muito rico que vai dar toda sua fortuna para quem casar com sua filha Ambrosina

Mulher do Coronel Mal arrumada não sabe se maquiar ou então é feia de nascença

Ambrosina Filha do Coronel estar louquinha pra casar pois ta com muito fogo , bem arrumada e linda

Amante Mulher contratada por Esmeraldino para acabar com o casamento

Entra Esmeraldino puxando o amigo Cornildo pelo braço, os dois ficam olhando tudo como se estivessem procurando algo ou alguém

Cornildo – (Se soltando de Esmeraldino) Ô Esmeraldino porque você me trouxe aqui? A estrada é pra lá e já ta na hora de...

Esmeraldino – (Ainda procurando algo ou alguém) Você não viu aquela placa lá na entrada da cidade? Você não leu o que tava escrito? (como se estivesse vendo a placa) “A quem interessar estou procurando um homem Forte, bonito, inteligente e corajoso o suficiente pra ficar rico da noite pro dia!”

Cornildo – Sim e daí?

Esmeraldino – E daí que esse cara é você!

Cornildo – Não! Nada disso eu não sou Theu de Salve Jorge e com certeza esse cara não sou eu! E tem mais, da ultima vez que você ficou com essa cara quase me lasquei e ai perdi a minha amada, vamos seguir nossa viajem que é melhor (vai saindo e é puxado por esmeraldino)

Esmeraldino – Deixa de medo homi, eu to sentindo que chegou nossa vez.

Cornildo – Vez de que Esmeraldino? Tu acha que nós vamos ter alguma chance? Olha pra nós (mostrando as roupas velhas e sujas da viajem) Será que você não aprende homi?

Esmeraldino – Mais dessa vez é diferente eu to sentindo no ar que...

Cornildo – Ah! Isso é eu também to sentindo no ar, mais é o cheiro da inhaca... tô precisando tomar banho (fica se cheirando)

Esmeraldino – Deixa de besteira homi depois de hoje você vai ter tempo e dinheiro pra tomar quantos banhos quiser

Cornildo – Olha Esmeraldino me deixe fora de suas armações não to interessado e ponto final (tenta sair mais é puxado novamente só que dessa vez para o lado oposto ao da saída pois vem entrando o Padre e o Coronel e os dois amigos ficam olhando e ouvindo a conversa)

Coronel – Pois é Padre eu vou aretirar aquela placa lá da entrada da Cidade pois num ta surtindo efeito nenhum

Padre – Tenha calma Coronel na hora certa tudo se resolvera Deus sabe o que faz

Coronel – Mais Padre já tem um mês que coloquei aquela placa e nenhum homi teve coragem pra casar com minha filha Ambrosina o pior é que ela ta voltando só pra casar... ela vai ficar tristonha Padre

Esmeraldino – Ta vendo Cornildo ele ta querendo é casar a filha dele e o melhor é que ele ainda não conseguiu

Cornildo – (Confidenciando a Esmeraldino) Deve ser um cão chupando manga!

Esmeraldino – Cala boca Cornildo vamos ouvir

Padre – Meu filho Deus escreve certo por linhas tortas... você vai ver, não vai demorar para aparecer alguém

Coronel – Sei Padre! Mais é que minha filha ta louquinha pra casar e eu também já to ficando velho e o senhor sabe que ela não tem tino pros negócios e é por isso que eu tenho que achar um cabra inteligente pros negócios, bonito, forte e corajoso pra enfrentar minha Ambrosina pois a mulher é fogo!

Padre – Tenha calma Coronel (continua fazendo de conta que estão conversando no fundo do palco)

Esmeraldino – (puxando o amigo mais pra frente) Ta vendo Cornildo ele vai dar a filha e de quebra toda a sua fortuna

Cornildo – (fazendo pouco caso) Sim, e o que eu tenho com isso?

Esmeraldino – Não seja burro homi, tu é o cara que vai casar com a filha do Coronel, vamos lá falar com ele (vai virando pra ir quando é puxado pelo amigo)

Cornildo – (Puxando o amigo) Oxi! Eu?! Mais quem disse que eu quero me casar?

Esmeraldino – Eu!!

Cornildo – Tu viu o que o Coronel falou?, ninguém que casar com a filha dele e que o homem tem que ser forte e corajoso pra casar com ela... essa mulher deve ser uma mistura de Ducilene, Fantasia e Cua ela deve ser a visão do Inferno!(pode-se trocar por pessoas folclóricas da cidades ou que sejam feias mesmo)

Esmeraldino – Não sei por que você se apega a esses detalhes bestas

Cornildo (Olhando zangado) Detalhes? Então casa vc (e se afasta pro canto)

Coronel – então Padre fica assim, vou buscar minha filha na rodoviária e dar a notícia a ela, depois tiramos a placa pois não vai aparecer ninguém mesmo

Padre – Se é isso que quer... enquanto espero vou na igreja rezar um pouco (O coronel sai por um lado e o padre por outro)

Esmeraldino – Ta vendo ai essa é nossa chance vamos pensar em um plano (andando de um lado pro outro) pois dessa vez acho que vamos matar dois coelhos com uma paulada só, você vai casar e nós vamos ficar ricos...

Cornildo – Oxi! Deixa vê se entendi, você quer que eu me lasque e tu fique no bem bom cheinho da grana?!

Esmeraldino – (abraçando o amigo) Ta vendo que tu é inteligente! Tu é o cara!

Cornildo – (chateado e fazendo pouco caso) Não to afim, porque sempre você fica com a melhor parte?

Esmeraldino – Ô cornildinho do meu coração será que você não percebe que essa é nossa chance de ficar ricos?

Cornildo – Se você ta tanto querendo ficar rico porque tu não casa com o tribufu da filha do Coronel?

Esmeraldino – (como se tivesse procurando uma resposta) Porque?, porque, ah! Porque é obvio eu sou o dono do plano e outra você não viu o tribufu ou melhor a filha do coronel então como sabe que ela é feia?

NESSE MEIO TEMPO ENTRA O CORONEL E A MULHER DELE

Cornildo – (fala compassado) Eu já disse que... (olha e toma um susto e se abraça com o amigo) Nossa! que coisa feia é essa?

Esmeraldino – Vixe! Vaila-me Nossa Senhora (puxando o amigo para o canto) não olha não que é pra não virar pedra

Cornildo – Eu não disse esmeraldino... (fazendo que vai fugir) quem vai casar é o cão e não eu!

Esmeraldino – (para plateia) Ta brabo mesmo (pra Cornildo) olha o Coronel ta falando

Coronel – Pois é Mulher eu tive conversando com o Padre e achei melhor tirar a placa La da entrada da Cidade pois daqui a pouco o povo vai comentar que nossa filha ta muito precisada (faz gesto de esta prenha)

Mãe – É verdade marido , apesar de que a belezura de nossa filha não foi feita pra esse povo daqui não!

Coronel – (Olhando pro relógio) Deve de ta na hora do ônibus chegar vamos lá na rodoviária esperar ela, a bichinha vai ficar triste pois não vai arrumar um marido (e sai com a mulher)

Esmeraldino – (puxando o amigo) Outro susto desse eu morro...

Cornildo – Quem vai morrer sou eu se eu não sair daqui logo (faz gesto de correr e é seguro pelo amigo)

Esmeraldino – Calma!, Calma (olhando se vem alguém) Vamos saber o que esta acontecendo pois ouvir o coronel dizer que a filha ta louquinha pra casar e que ta chegando de viajem

Cornildo – Ô Esmeraldino vamos deixar isso pra lá pois se a mãe é assim imagina a filha e outra meu coração não iria agüentar acordar e tomar susto todos os dias você viu os cabelos dela?

Esmeraldino – Ô homi medroso

Cornildo – Porque não é tu que vai casar!... (entra o Padre e escuta o final da conversa)

Padre – Casar? Quem vai casar e com quem?

Esmeraldino - Deixa que eu falo (abraça o amigo como se estivesse impedindo dele falar)O casório? Vai ser dele Padre (Cornildo faz gesto de falar algo) É dele mesmo seu Padre

Padre – É mesmo meu filho e com quem é?

(Cornildo tenta falar mais Esmeraldino sempre toma a frente)

Esmeraldino – Oxente seu padre vai ser com a filha do Coronel não sabia não? (Cornildo fica agoniado)

Padre – Mais isso é muito bom, e o coronel nem me falou nada

Esmeraldino - (Cornildo tenta falar mais Esmeraldino sempre toma a frente) Mais é que ele ainda não sabe pois meu amigo aqui é muito tímido, olha como ele esta agoniado querendo conhecer a noiva

Padre – se acalme meu filho você vai gostar da Ambrosina ela é uma menina muito encantadora ela é igualzinha a mãe dela com certeza você vai gostar... eu vou lá na rodoviária e recepcionar ela e aproveitar pra falar com o Coronel (pegando no braço de Cornildo) vamos lá também? Ele vai ficar feliz

Cornildo – (se soltando da mão do Padre e demonstrando medo, angustia e sem graça) Carece pressa não seu padre eu fico aqui esperando o sinhô voltar

O Padre sai

Cornildo – Esmeraldino tu ouviu o que o padre falou? (Imitando o Padre) A filha do Coronel é igualzinha a mãe... agora é que to lascado e tudo por sua culpa (choramingando) eu não quero casar com ninguém muito menos com esse tribufu

Esmeraldino – (Desolado com a tristeza do amigo) Calma Cornildo eu sou teu amigo ou não sou? (Cornildo olha pra platéia depois para ele como se estivesse com raiva) eu pensei bem e decidi, quando o Coronel chegar aqui eu vou falar com ele que foi um engano e coisa e tal.... ele vai entender

Entra o Coronel sozinho e gritando

Coronel – Cadê ele?!, cadê ele?! (euforico) quero cumprimentar ele

Esmeraldino – Ele quem Coronel?

Coronel – O cabra que vai Casar com minha filha e de quebra levar as minhas 10 mil cabeças de gado, minhas 5 fazendas, e mais uma conta buchuda no banco, cadê ele?

Esmeraldino – (fica olhando o coronel falando e contabilizando os lucros, ele abraça o amigo) Oi ele aqui Coronel!

Coronel – (O coronel fica olhando Cornildo como uma mercadoria enquanto cornildo esta quase desesperado)Não é o que eu esperava não... mais tomando um banho vestindo um roupa nova... é acho que dá pro gasto (pegando ele pelo braço) Vamos!, vamos!

Cornildo – (desesperado e choramingando como se tivesse pedindo ajuda) Esmeraldino, fala pro coronel!

Coronel – Oxi! O que é isso? (olhando cornildo choramingar) Falar o que? (brabo)

Esmeraldino – (pra cornildo) Calma Cornildo (Puxando o coronel) Deve ser felicidade, ele nunca se casou né?

Coronel – Ah sim pensei que tava querendo desistir do casório.. (o coronel fica olhando Cornildo balançando a cabeça que sim e Esmeraldino balançando que não)

Coronel – (Brabo) Isso é tik nervoso ou é uma nova dança de pagode? Pois se você tão pensando em desistir... (mostrando a arma ou facão)

Esmeraldino – Não é nada não Coronel, ta tudo certo é que meu amigo ta ansioso pra casar, também tem de tomar um banho né Cornildo? (puxando para o lado o amigo que esta choramingando e desesperado para confidenciar) Calma que eu resolvo eu já tenho um plano

Coronel – (puxando Cornildo) Você é um cabra de sorte pois minha filha é uma belezura, sabe lê, escreve é educada e obdiente é igualzinha a mãe, você vai gostar dela

Cornildo – Coronel mais eu ...

Esmeraldino (tomando a frente do amigo) Ele quer dizer coronel que ta feliz de poder casar com sua filha, né Cornildo?

Cornildo - (sem graça) É!

Cornildo - (puxa o amigo novamente) Licença Coronel vem cá tu não disse que ia me ajudar a sair disso que você me colocou? Pois eu to é vendo tu me lascando mais ainda

Esmeraldino - Já não te disse que não precisa se preocupar? Essas coisas tem que ser resolvida tudo no seu tempo

Cornildo – E você acha que temos quanto tempo? A tribufu já deve de ta chegando...

Coronel – (vai pegando Cornildo pelo braço) Bem, temos que nos arrumar pois minha filha ta tão louquinha pra casar que ta vindo arrumada para o casório

Esmeraldino – Coronel vão indo na frente que eu tenho que resolver algumas coisas antes depois eu encontro vocês

Cornildo – É Coronel vai indo o senhor na frente, pois como eu não tenho roupa para o casamento vou aproveitar Esmeraldino e comprar uma pra mim

Coronel – (pegando no braço de Cornildo) Não se preocupe pois quando o Padre me falou eu fui e resolvi tudo para o casório a sua roupa já ta La em casa, agente vai se arrumar enquanto o pessoal da festa arruma aqui pois vai ser realizado aqui mesmo na praça

Esmeraldino – Pode ir Cornildo pode ficar tranqüilo tudo vai dar certo

Sai o Coronel puxando o Cornildo pelo braço e esmeraldino fica no palco andando de um lado para o outro como se estivesse pensando e quando o Padre entra com a mulher e a filha do Coronel ele sai pelo outro lado sem um vê o outro

Padre – Ambrosina minha filha você esta certa de que fazer isso mesmo? Né melhor você noivar para conhecer melhor o rapaz antes do casamento?

Mãe – É minha filha o Padre ta certo vai que você não goste...

Ambrosina - Ah gente eu confio no gosto do meu pai, se ele disse que o rapaz é inteligente, forte e corajoso, não tem problema se ele não for bonito e tem mais eu já to passando da idade de casar não quero ficar pra titia

Padre – O que é isso novinha? O que é isso?

Mãe – Padre?

Padre – Quer dizer, o que é isso minha filha? você ainda é tão novinha quer dizer moça

Ambrosina – É! Mais já me decidi eu vou casar pois eu to tão precisada (balançando a saia mostrando fogo debaixo das pernas) e por falar nisso onde é que esta o noivo?

Mãe – Deve de ta com seu pai se aprontando pois o moço veio de viajem também e carecia de um banho

Padre – Calma minha filha o mundo não vai se acabar... olha eles ai (mostrando o coronel e Cornildo que entra triste e de cabeça baixa ate vê Ambrosina)

Coronel – Olha ai filha não é uma belezura de rapaz?

Cornildo – Ambrosina é você? Pensei que fosse....

Ambrosina – Cornildo meu amor porque você sumiu? Eu fiquei a te esperar...

Cornildo – (dramalhão mexicano) Eu também fiquei perambulando por tantas terras a te procurar mais agora te encontrei e não vou te perder

Ambrosina – (mostrando irritação) É Cornildo você disse que me amava e tava me esperando mais ta ai querendo casar com outra?

Cornildo – Sim!, quer dizer não! Isso é arte de Esmeraldino.. mais e você disse que disse estar todo esse tempo me esperando e ta ai desesperada pra casar?

Ambrosina - (balançando a saia mostrando fogo debaixo das pernas) É necessidade rsrsrsr

Coronel – Oxi! voces já se conhecem é?

Ambrosina – É uma longa história...

Cornildo – Mais isso não importa... (Para o coronel) vamos logo para o casório

Coronel - Que bom!, Então Padre vamos começar logo esse casório pra não perder tempo

Padre – Assim! (mostrando o espaço) sem nada, cadê os padrinhos?

Coronel - Pra que essa frescura de padrinhos agora padre?

Padre – Sem padrinhos eu não caso

Coronel – (Balançando a cabeça) Ta bom (vai a platéia e trás um casal)

Nesse meio tempo entra Esmeraldino e puxa Cornildo sem prestar atenção na noiva

Esmeraldino – Cornildo ta tudo resolvido basta você fazer de conta que conhece a sua amante

Cornildo – O que?, não! Não precisa mais

Esmeraldino – Tu ta louco homi não vou deixar você casar com um tribufu desse...(olhando pra noiva) Oxi! Quem é ela?

Cornildo – Tu não lembra é a mulher da minha vida Ambrosina, finalmente a encontrei

Ambrosina – (vem de encontro) Amor vamos logo que eu to louquinha pra recuperar o tempo perdido (Balançando o vestido)

Esmeraldino – Agora lascou-se

Ambrosina – Lascou o que? O meu vestido? (olhando pro vestido)

Esmeraldino – Eu não agüento isso não, casa, descasa, casa descasa.

Padre – Silêncio! Estamos aqui pra celebrar o casamento de Ambrosina e Cornildo

Esmeraldino – (procurando alguém olhando para todos os lados) Padre declara logo Marido e mulher pois eles tão com pressa né Cornildo? (e Cornildo balança a cabeça junto com Ambrosina)

Padre – Calma meu filho temos que seguir a tradição

Esmeraldino - (olhando para todos os lados e falando para platéia) Isso não vai prestar

Padre – Bem, si tem alguém aqui que saiba algo que impeça esse casamento...

Amante – (Entra correndo) Oxi, eu é claro! Sou a esposa dele

Ambrosina – Cornildo ate você?

Cornildo – Oxente é mentira eu não conheço essa mulher ai

Amante – Oxi nildinho e os nossos filhos que tão lá em casa esperando por nós (toda melosa perto dele)

Coronel – (Puxando o facão da bainha indo em direção a Cornildo) Eu vou te matar você só tava querendo o dinheiro ne?

Cornildo – Ô esmeraldino me socorra homi

Ambrosina – Para painho eu amo o cornildo

Cornildo – eu também amo ela coronel, Ô Esmeraldino fala alguma coisa

Mãe – Mata ele ! Mata ele!

Padre – O que é isso minha filha, (para o coronel) faz isso não Coronel

Coronel – então eu vou capar ele

Esmeraldino – Silencio , eu posso explicar

Todos – Então explica

Esmeraldino – É que o Cornildo não queria casar com a Ambrosina então...

Ambrosina – O que? Cornildo seu cachorro

Cornildo – Oxi, não é isso não

Esmeraldino – Calma, ele tava pensando que você não era você, então resolvi contratar uma amante

Ambrosina – Ah! Seu cornildinho sapeca eu sabia!

Padre – Bem, como não tem mais nada pra acontecer... (olhando para todos os lados) ou tem?

Todos – Não!

Padre - Então vos declaro Marido e Mulher

Coronel – E viva os noivos!

Todos – Viva!

Coronel – Vamos cair no forró solta o som DJ fim.