A TERCEIRA IDADE RUMO A QUALIDADE DE VIDA

A TERCEIRA IDADE RUMO A QUALIDADE DE VIDA

AUTOR: GERALDO BRITO

RESUMO: O TEXTO FALA SOBRE A PROCURA DA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

CENÁRIO – BANCOS OU CADEIRAS COMO EM UMA PRAÇA

ENTRA:

PRÓLOGO 1 –

NO DIA DO IDOSO TEMOS MUITO O QUE COMEORAR

FESTEJANDO A VIDA, COM OS AMIGOS A CANTAR E DANÇAR

PARTICIPANDO DE GRUPOS JOGANDO CONVERSA FORA

LENDO UM BOM LIVRO, BOTANDO A MENTE PRA FUNCIONAR

PRATICANDO EXERCÍCIOS, FAZENDO UMA CAMINHADA PRA RELAXAR

TUDO ISSO JUNTO COM UMA BOA ALIMENTAÇÃO PARA NOS AJUDAR

SATISFAZENDO AS NECESSIDADES É QUE `A QUALIDADE DE VIDA E QUE

VAMOS CHEGAR

PRÓLOGO 2 –

DA QUALIDADE DE VIDA É QUE NÓS VAMOS FALAR

POIS TODOS NÓS NA TERCEIRA IDADE IREMOS CHEGAR

COMIDA SAUDÁVEL, EXERCICIOS PRA FAZER,

COMPANHIA DE AMIGOS , UM BOM LIVRO PRA LER

TUDO ISSO SEM MUITO ESTRESSE MAIS COM MUITO PRAZER E LAZER

PRÓLOGO 3 –

SE VOCES NOS DEREM LICENÇA NÓS VAMOS APRESENTAR

UMA PEÇA BEM CURTINHA PRA NA MEMÓRIA FICAR

PRESTEM BEM ATENÇÃO POIS PODEM PRESCISAR

USAR ALGUM METODO DESSE QUE AQUI VAMOS MOSTRAR...( SAINDO DO PALCO QUE JA DEVE ESTA ARRUMADO COM O CENÁRIO DA PEÇA)

CENÁRIO – BANCOS OU CADEIRAS COMO EM UMA PRAÇA

ENTRA DUAS IDOSAS CONVERSANDO (SE QUEIXANDO DE DORES , CANSAÇO)

FILOMENA – OLHA VOU TE CONTAR UMA COISA ESSA DOR NAS COSTAS, ESSA PRESSÃO SUBINDO E DESCENDO, ISSO TA ME MATANDO...

AMBROSINA – TAMBÉM NÃO FAZ EXERCICIO, COME TUDO QUE VER , NÃO SE CUIDA, NÃO SAI PRA UM PASSEIO...

FILOMENA – E O QUE É QUE ESTAMOS FAZENDO AGORA SUA DOIDA?

AMBROSINA - EU FALEI PASSEIO DO VERBO PASSEAR E NÃO SAIR DA CASA PARA O SEU PASSEIO AQUI NA RUA..

FILOMENA – E O QUE VC QUER QUE EU FAÇA SE A PRAÇA FICA NA FRENTE DE MINHA CASA? E OUTRA COISA ... GOSTO DE FICAR SENTADA OLHANDO O TEMPO PASSAR...

AMBROSINA – VOCE SABE QUE ISSO É ERRADO NÉ?

FILOMENA – PORQUE? VAI ME DIZER AGORA QUE FICAR SEM FAZER NADA É CONTRA A LEI?

AMBROSINA – NÃO É ISSO FILÓ... NÓS ESTAMOS NUMA IDADE QUE TEMOS QUE NOS CUIDAR, NÃO PODEMOS FICAR PARADAS.

FILOMENA – EU TRABALHEI A MINHA VIDA TODA E AGORA SÓ QUERO DESCANSAR...

AMBROSINA – SIM!, MAIS...

FILOMENA – MAIS O QUE? ME DEIXA AMBROSINA, EU VOU ME SENTAR AQUI ... OIIII!!

AMBROSINA - VC NÃO É TÃO VELHA ASSIM! O PROBLEMA É QUE VC SE ENTREGOU...

(ENTRA JÚJÚ CORRENDO OU ANDANDO COMO SE ESTIVESSE FAZENDO GINASTICA PARA E FAZ ALONGAMENTO , POLICHINELO ETC. CANTANDO ALGUMA COISA EX: REFRÃO DA MÚSICA POEIRA DE IVETE)

JÚJÚ – MENINAS! BOM DIA! (PARA MAIS FAZENDO EXERCÍCIOS) VAMOS SACUDIR O ESQUELETO?

FILOMENA – VEJA SE EU VOU PERDER MEU TEMPO PRA ME CANSAR ATOA?

AMBROSINA – JÚJÚ VOCE ESTÁ BEM EM MENINA?

JÚJU – MAIS É CLARO, EU ESTOU ME CUIDANDO! A ULTIMA É UMA DIETA QUE MEU NUTRICIONISTA PASSOU..

FILOMENA – NITRICIONISTA?... PRA QUE ISSA DIETA? PRA QUE EU SÓ COMO COISAS SAUDÁVES...

AMBROSINA - OLHA SÓ ISSO! TA MENTINDO FILÓ VC É UMA PAPA COMIDA... UM ASPIRADOR DE PÓ (RISOS)KKKK.

FILOMENA – HÁ! EU COMO MESMO, GOSTO DE PÃO, DE ACARAJÉ, PIZZA....

JÚJU – OLHA MENINAS EU NÃO SOU EQUISPERTE , MAIS DEPOIS QUE PERCEBI O QUANTO FAZ BEM SE CUIDAR...

AMBROSINA – DÁ PRA VER QUE VC ESTA BEM DISPOSTA ALEGRE E ATE MAIS JOVEM...

FILÓMENA – (RISOS)KKK COM ESSA CARA DE PÃO XOXO....

AMBROSINA – LIGA NÃO JUJÚ ESSA AI SÓ FAZ RECLAMAR ACHO QUE ELA ESTA NA IDADE DO PASSÁRO CONDOR

JUJÚ – PASSÁRO CONDOR?...

AMBROSINA – SIM! CONDOR AQUI , CONDOR ALI (RISOS)KKK... MAIS ME DIGA O QUE ESTA FAZENDO PRA FICAR ASSIM JOVIAL?

JUJÚ – PARA MANTER A SAÚDE A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE, É MUITO IMPORTANTE QUE O NOSSO ENVELHECIMENTO SEJA ACOMPANHADO POR CONDIÇÕES QUE LEVEM AO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL, PSICOLÓGICO E EMOCIONAL....

AMBROSINA – ALÉM DE RELACIONAMENTOS SOCIAIS, SAÚDE E EDUCAÇÃO, COMO POR EX: PARTICIPAR DE GRUPOS DE TERCEIRA IDADE, PRATICAR EXERCÍCIOS, PROCURAR LER UM BOM LIVRO OU SIMPLISMENTE BATER BAPO COM AMIGOS.

FILOMENA – ENTÃO EU ESTOU NO CAMINHO CERTO POIS EU PASSO HORAS CONVERSANDO, FICO AQUI LENDO TODO ANUNCIO QUE PASSA NOS ÔNIBUS...

AMBROSINA – É REALMENTE VC PASSA HORAS FALANDO... MAIS É DAS DOENÇAS QUE VC TEM...

JUJÚ – MENINAS POSSO DAS ALGUMAS DICAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA UMA VELHICE SAUDÁVEL, VOCES QUEREM OUVIR?

AMBROSINA E FILOMENA – SIM! PODE MANDAR

JUJÚ – *ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA QUE PREVINE VÁRIAS DOENÇAS;

* ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE PARA CONSERVAÇÃO DA SAÚDE

AMBROSINA – POSSO FALAR UMA TAMBÉ? * TER AUTO ESTIMA, USUFRUIR DE TODOS OS MOMENTOS DE LAZER ONDE TRAGAM A ALEGRIA DE VIVER E COMPARTILHAR ESSAS EXPERIÊNCIAS;

FILOMENA – ENTENDI! SE EU FIZER TODAS ESSAS COISAS PRATICANDO DE FORMA E ATITUDE SIMPLES NÓS IDOSOS PODEREMOS MANTER A SAÚDE?

AMBROSINA E JUJÚ – ISSO!

JUJÚ – TAVENDO AMBROSINA QUE ESSA AI TEM JEITO

AMBROSINA – ENTÃO O QUE ESTAMOS ESPERANDO VAMOS LOGO FILÓ... (AJUDANDO A FILOMENA A LEVANTAR E VAI SAINDO)

FILOMENA – POIS É MENINA DEPOIS DESSA LIÇÃO SENTI ATE VONTADE DE IR DAR UM MEGULHO NA PISCINA COM O MEU MAIÔ FIO DENTAL (FALA ENQUANTO SAI DO PALCO)

JUJÚ – (PARA PLATEIA) E VC O QUE ESTA ESPERANDO PROCURE O JOVEM QUE ESTA DENTRO DE VOCÊ! (SAI CANTANDO POEIRA)

FIM