Santo do pau ôco

Quando era ainda menino, ouvi alguém contar a história do santo do pau oco. Como ando sem inspiração para escrever coisas de minha autoria, resolvi contar essa. A história é a seguinte: A mulher traía o marido com o padre. Desconfiada que ele também estava desconfiado, andava planejando um plano para matá-lo. Ele, muito esperto, descobriu o seu plano diabólico e, armou uma arapuca inteligente. Disse para a mulher que ia viajar e ficar uns dias fora de casa. Isso para ela, era algo muito agradável; poderia ficar a vontade como o reverendo comedor.

Ele arrumou a sua mala, despediu-se dela e lá se foi. Se repente, ele volta e a esposa queria saber o motivo de não prosseguir com o seu intento. Ele falou que viu um tronco de pau que tinha um oco por dentro na beira do caminho e, ali morava um santo que advinhava tudo.

E havia lhe dito para não viajar porque ele iria ter um acidente. Que era para protelar a viagem no dia seguinte. Noutro dia ele despediu-se novamente da esposa e fingiu viajar. Ficou escondido no tronco que era muito grande. Cabia ele com folga lá dentro. Não demorou muito, sua esposa chega e pergunta: " Tem alguém aí"? Ele responde, "tem".

Eu sou santo Antônio. E sei o motivo por que você veio. Você está planejando matar o seu marido, não é? Ela afirmou que sim, assustada temendo ouvir represália do suposto santo. Ficou feliz ouvir que ele estava disposto a ajudá-la. E ele continuou com a sua peripécia.

Eu sou santo, não tenho ordem para matar ninguém, mas posso deixá-lo cego e surdo. O que já está de bom tamanho. Você pode fazer o que quiser; que ele não vai ouvir e nem enxergar. E continuou dizendo: "Durante 7 sexta-feiras, você mata uma galinha preta e dá para ele comer sozinho.

Uma em cada sexta-feira. Na última sexta-feira, ele ficará com

completamente cego e surdo. Logo chegou à casa, fingindo estar cansado da viagem. Assim que se aproximou sexta-feira, ela matou uma galinha e deu para ele comer. Ele adorava galinha. Comeu tudo e até se lambuzou! E assim ela foi fazendo. Toda sexta-feira, tinha galinha ensopada no almoço. Já na quinta vez, ele simulou estar ficando cego e surdo. Andava segurando pelas paredes, fingia não ouvir ela o chamar. Ela feliz da vida acreditando no santo do pau oco.

conclusão: Na sétima sexta-feira, ele estava completamente cego e surdo. Ele fez o teste várias vezes, e, ele muito esperto, sempre atento para não se entregar e o seu plano ir por água abaixo.

Verificando que não haveria perigo, chamou o padre e contou-lhe toda história, repleta de felicidade:" Agora podemos nos amar na cara dele que ele não ouve e nem vê". E começaram com a sacanagem bem pertinho dele. Ambos pelados se beijando e se abraçando. Ele falou para a mulher: " Meu amor, você está aí? Estou sentindo uma coisa estranha. Acho que vou morrer. Faça-me um último pedido. Eu quero morrer com a minha espingarda na mão"! Ela relutou, o pároco mandou que ela atendesse o seu último desejo. Ela entregou a espingarda carregada na sua mão. Ele mirou bem no saco do padre e disse:

Que saudade do meu tempo. Que atirava por brincadeira. Viado o pulo e paca na carreira. E o saco do padre, dessa maneira! e pum. Explodiu o saco do padre Ricardão. Depois deu cacete bem dado na mulher, e mandou que ela sumisse.

Desconhecido
Enviado por pintaeta em 25/05/2015
Código do texto: T5254731
Classificação de conteúdo: seguro