Fotos da Família Caipira

CASAMENTO NA ROÇA 2015

AUTOR: GERALDO BRITO

FOTOS DA FAMILIA CAIPIRA

Juvenal – Homem esperto que se diz fotografo e empresário de modelos e que na realidade só quer se aproveitar da moça

Jurema – Moça bonita que gosta de selfe e posta tudo que é foto e que ver em Juvenal a chance de ser modelo famosa

Mãe – Atenciosa e (autoritária) Tenta abri os olhos da filha por saber que o Juvenal só quer se aproveitar

Pai - Coronel que gosta de tirar fotos mostrando sua brabeza e que fará de tudo pra casar sua filha

Padre – Gosta muito de tirar fotos e postar nas redes sociais e quer aproveitar pra ficar famoso também

Entra todos os personagens e fazem varias poses como em uma fotografia de família só que cada um em pose de cenas. Ex: o Coronel querendo enforcar o Juvenal, o padre fazendo pose pra selfe, a Jurema fazendo pose de modelo, a mãe fazendo pose de reclamação etc.... (pode-se tocar musica dance ou não) depois de algumas poses todos saem e entra Jurema e Juvenal....

TOCA UMA ESTROFE DA MÚSICA “ ELA E TOP” ENTÃO ENTRA JUREMA MOÇA DESENGONÇADA E FEIA OU NÃO QUE ACHA QUE VAI SER MODELO

MÚSICA (Ela não anda, ela desfila

Ela é top, capa de revista

Ela é mais mais, ela arrasa no look

Tira foto no espelho pra postar no Facebook)

JUREMA ENTRA DESFILANDO TODA DESENGONÇADA FAZENDO CARAS E BOCAS POSES PARA FOTOS QUE JUVENAL VEM TIRANDO.

Mãe – Entrando – Mais o que é isso aqui?

Jurema – (Se assustando) – Oxe mãe quer me matar de susto?

Juvenal – Oi Dona Joana meu nome é Juvenal....

Mãe – E o que eu tenho a ver que seu nome é Juvenar? (autoritária) Eu só quero saber o que ta acontecendo aqui?

Juvenal – (sem graça) É.. É..

Jurema – (Tomando a frente) Oxe! A sihora num ta veno, o juvenar ta tirando foto...

Juvenal – Sou fotografo e ...

Mãe – Isso eu sei, mais pro mode de que essas fotos?

Jurema - Oxi! eu vou ser modelo famosa...

Juvenal – (tirando o cartão do bolso e entregando) Sou empresário e fotografo de modelos e Jurema vai ser a nova Gisele Bündchen...

Mãe – Gisele o que?

Juvenal - Gisele Bündchen uma modelo famosa...

Mãe – Há!.. Sei.., quer dizer que com tanta gente na cidade o sinhô vem pra roça e quer fazer de minha fia modelo?.

Juvenal – Isso! (Sorridente)

Jurema – E Juvenar disse que vou ser muito rica.. né Juvenar?

Juvenal – É! (olhando pra mãe) Quer dizer se sua mãe deixar...

Jurema – Mais a Mãe deixa.. num deixa mãe?

Mãe – Bom... (olhando pra Juvenal como se tivesse querendo ver a intenção dele)

Jurema – (em direção a mãe e abraçando) Obrigado mãe! Sabia que a sinhora ia deixar... oia quando eu ficar rica e famosa vou inche a sinhora e o pai de presente...

Juvenal – (se apresando) Já que ta autorizado vamos logo tirar aquelas fotos lá na beira do rio... (pra plateia cheio de mal intenção) aproveita e leva o biquine...

Jurema – Oxe, Juvenar já ti disse que nóis aqui não usa essas coisas não... agente toma banho pelado (e vai saindo fazendo pose pra foto)

Mãe – Isso não vai prestar (olhando como se quisesse ver os dois longe) também o povo só pensa em selfe, zap zap, facebook, estragã e como é mermo o outro.....

Coronel – (entrando do lado oposto com o padre que esta com o celular na mão) O que foi muié falando sozinha, que oce ta ai oiando pro orizonte ?

Mãe – (se assustando) Quer me matar de susto homi?... (olha pro padre depois olhando pra plateia) Oxi... ate o padre.. com esse tar de zap zap é?

Padre - Venha cá Carmô vamos tirar uma self (Abraçando)

Mãe - (o padre abraçando a Carmosina e tirando uma selfe e ela empurrando o padre) Sai!... o senhor sabe que não gosto desse tar de zap zap...

Padre – Ta bom criatura...

Mãe – Olha tava aqui pensando... esse tar de Juvenar...

Coronel - Sim, o que foi muié? o que tem ele?

ENTRA DUAS BEATAS FOFOQUEIRAS

Padre – O Fotografo?, cadê?... preciso marcar uma seção de fotos com ele e... (mostrando ao coronel como ficou a foto)

Coronel - (olhando a foto no celular do padre) ficou bom seu padre... pode postar...

Beatas 1 - Oxi! O senhor não viu não padre? (para mãe como se quisesse fazer intriga) O Fo-to-grá-fo foi la pras bandas do rio com a Jurema... né dona Carmô?

Mãe – É! E é por isso que to procupada pois me parece que ele so quer se aproveitar de nossa fia...

Coronel – Claro muié! com os dotis de beleza de nossa fia ele vai aproveitar bastante e fazer dela modelo famosa... (para o padre) como é padre o nome da modelo que ele falou

Padre - Gisele Bündchen (desse meio tempo o padre fica tirando fotos fazendo caras e caretas junto com as beatas)

Coronel – Isso! Gisela Bic.. Bicchiman...(fazendo pose e para o padre) aproveita e tira uma ai... na verdade padre nem sei quem é, mais ele falou que é muito bonita e rica...

Mãe - (desconfiada) Sei não esse cabra ta me cheirando a coco de vaca... já tem dois mês que é só tirar foto e mais foto e sempre la perto do rio... ,

Beata – 2 – Pelo cheiro dele parece que só gosta de perfume importado mesmo

Coronel – Deixa o cabra muié ele sabe o que faz.

Beata1 – Oia dona Carmô na certa eles querem fazer uma surpresa pra oces,,, (fazendo intriga) pois la na bera do rio tem muita moita... quer dizer é,,, muito verde e deve ser mio pra... tirar as fotos ... (pra Plateia) pois la ninguém incomoda....

Padre – Será? (pensativo) tava pensando em tirar umas fotos com ele la na Igreja... já pensou seria o primeiro padre modelo... (faz pose de galan) falando nisso a missa ta perto de começa... vou me arrumar e aproveitar pra tirar umas selfes da missa.

Beata 2 – Mais padre será que ele vai querer tirar fotos la na igreja?....

Beata 1 – É pelo jeito ele só quer tirar lá no mato e só foto de Jurema...

Padre – Bom, eu não sei, mais deixa eu ir pois vai que ele aparece lá na igreja pra tirar umas fotos... eu preciso ta arrumado né? (sai)

As Beatas saem atrás do padre

Mãe – Marido esse padre vai ficar louco... ta viciado nesse tar de zap zap e ainda ta querendo ser modelo pois nu para de falar desse Juvenar..., de tirar foto pra postar na internet nos faceboks.., zap zap... desse jeito vai ficar mal falado...

Coronel – Deixa o Padre mule...

Mãe – É.. (olhando pra o horizante) deixa pra lá pois tenho muito que fazer.. seja la o que Deus quiser vamos logo (agarra no braço do coronel e sai)

As beatas entram por outro lado

Beata 1 – Menina vc botou pra lá na nova lista de nomes que saiu?... tem o nome do padre!... diz lá que ele deixa de celebrar a missa pra ficar nas redes postando fotos e outras coisas, diz também que ele ta confessando o povo pelo zap zap

Beata 2 – Olha, a do mês passado foi eu mais essa desse mês juro que desta vez não foi eu!..

Beata 1 – fala também da filha do coronel e o tal fotógrafo

Beata 2 – (curiosa) O que?!....

Nesse meio tempo entra Juvenal e Jurema que não vê as duas que tentam se esconder

Entra Juvenal coçando a cabeça como se tivesse preocupado e Jurema atrás falando e com a barriga de grávida já aparecendo)

Jurema – Juvenar é como te falei oia o tamanho de minha barriga...

Juvenar – Mais três meses dar pra ver assim?

Jurema - Três não, quatro!... quase cinco! (Fazendo poses como modelo) será que não vai dar probrema pra ser modelo?

Juvenal – Jurema to aqui preocupado é quando sua mãe descobrir e você vem com essa conversa de modelo... você tem certeza que isso ai é gravidez? Num pode ter sido uma buchada de bode?.. Uma jaca dura?... Uma melancia que vc comeu?...

Jurema – Juvenar, Juvenar num brinque homi pois tu sabe bem qual foi a buchada e a jaca que eu cumi pra ficar assim.

Juvenal – Mais não é possível... agente só tirou... algumas fotos...

Jurema – Mais o problema foi esse Juvenar..

Juvenal – O que?

Jurema – Só tirou algumas fotos...

Juvenal - E agora?...

Mãe – (entrando) Agora é casar!...

Jurema - (assustada) Oxe mãe assim asinhora mata nois dois (passando a mão na barriga)

Juvenal – Dois não, nós três!... pois quando o coronel souber ele vai me matar...

Mãe – É, pode ate ser que ele te mate! mais primeiro vc vai ter que casar....

Juvenal – Oxi dona Carmosina mais eu não posso casar...

As beatas fazem gestos como se quisesse ver o circo pegar fogo e saem

Coronel – (entrando) Não pode casar com quem seu Juvenar?

Jurema – É Juvenar oce não pode casar com migo porque?

Coronel – Oxi! Minha fia vai casar e eu nu to sabendo? (Brabo pra mulher) Carmosina vc pode me explicar isso?

Mãe – Eu te falei homi!

Coronel – Falou o que?

Mãe - Que não ia prestar esses dois lá no riacho...

Coronel – (nervoso) Pera ai! (para Juvenal pegando no braço dele) vem cá cabra vc num disse que ia fazer de minha fia uma modelo famosa?

Juvenal – Pois é seu Coronel eu.. eu.. (medo)

Coronel – Desembucha... (tirando um revolve ou facão da cintura)

Jurema – (Tomando a frente) Painho! Deixa eu explicar...

Mãe – quem vai explicar aqui é esse... esse ai!

Coronel – Então seu Juvenar começa a falar antes que te ranque a língua

Jurema – Vai Morzim conta logo daqui a pouco todo mundo vai saber pois vai aparecer mesmo!

Coronel – Todo mundo vai saber?.. Vai aparecer o que ? ... desse jeito esse cabra vai morrer sem falar..

Entra as beatas e o Padre

Padre – OI! (abraçando o coronel e o Juvenal) vamos tirar..

Coronel – (Empurrando o padre) Agora não é hora padre pois to tendo um dedo de prosa com esse cabra.

Padre – Então o senhor já sabe?

Coronel – Meu Deus eu sou o único que não sabe de nada...

Beatas 1 e 2 – (para plateia) INOCENTE!... Coronel o povo todo já ta sabendo que sua Jurema ta prenha...

Mãe – Oxi! Como? (nesse meio tempo o Coronel ta quase tendo um treco de nervoso)

Padre – Ta no Zap zap, Facebook, estragan.... (indo em direção ao coronel) ate o meu nome também tá, quer ver?

Juvenal – Eu posso explicar...

Coronel – (pegando o Juvenal pelo pescoço) To esperando cabra...

Jurema – Pai! O melhor jeito e Casar nos dois... oia o padre ta aqui...

Mãe - Também acho pois se vc matar ele a noticia vai correr logo (apontando pras beatas) e ai a nossa fia alem de ficar no buchuda e sortera vai ficar falada nas redes sociais

Beatas 2 – Olha né por nada não mais a dona Carmo tem razão pois se não andar rápido vão ter mais surpresas...

Coronel – Surpresas? Eu não vou aguentar! (quase dando um ataque) vai em direção as beatas que saem do palco correndo

Padre – Eu também não vou aguentar... (pegando o celular) tenho que tirar uma foto do Coronel assim pra postar..

Mãe – Seu padre já não aguento mais! Faz favor de se comportar como um padre e venha celebrar esse casório antes que minha fia fique viúva antes de casar...

Juvenal – Mais gente eu queria dizer que... (o coronel vem em direção)

Jurema – (tomando a frente) Ele quer dizer que vai casar... né morzin???

Coronel – Bom, se é assim vamos aproveitar o padre e casar logo.

Padre – (olhando o celular ou tirando selfe) Agora?!.. aqui!? Assim? Sem me arrumar?

(afetado) ah! não Coronel sinto muito tenho que por uma roupa, pentear os cabelos....

Jurema – É pai eu também quero colocar minha roupa de noiva...

Beatas entrando com as roupas palitó do noivo e Coronel, roupa da noiva e a estola do padre (pano que coloca no pescoço que o padre usa para celebração)

Beata 1 – Aqui padre a estola que o senhor pediu pelo zap zap

Beata 2 – aproveitamos e pegamos as roupas de vocês também...

Beata 1 – e o trio de forró já ta esperando pra tocar também

Coronel – Oxi! Parece que todo mundo já sabia o que ia acontecer... pois tem ate uma mesa de comida sendo arrumada...

Juvenal – (vestindo o paletó) Gente deixa eu dizer uma coisa...

Coronel – eu deixo só depois de vc casar com minha fia seu cabra

Jurema - Vai mainha ajuda ai a vesti .... eu to tão feliz...

Nesse meio tempo as beatas ficam olhando para o horizonte ou para as entradas como se tivesse esperando algo...

Padre – Bem gente estamos aqui nessa.. nesse... (olhando pro espaço) bom, estamos aqui reunidos para celebração do casório de Juvenal e Jurema e como é de costume pergunto a Jurema vc aceita ele?

Jurema – Sim!

Padre – E vc Juvenal aceita Ela?

Juvenal – Bom eu não passo...

Coronel – Não pode o que seu cabra?

Amante – (entrando) Não pode casar com essa ai pois ele já é casado

Padre – Que babado! Tenho que postar isso..

Coronel – O que? (para juvenal) agora eu te mato!

Juvenal – Ô coronel eu falei pro senhor que...

Jurema - Mais Juvenar e eu? e nosso bacuri? e minha carreira de modelo?

Coronel – Mais fia o cabra te usou, inganô e tu ainda que ser modelo

João – Seu Coronel se o senhor quiser e Jurema também... eu assumo tudo pois eu sou apaixonado por ela....

Mãe – Oxi! da onde surgiu isso?

Padre – (mostrando o celular) Eu que chamei pois sabia que ia acabar assim...

João – Então Coronel? aceita em me casar com Jurema?

Coronel – (olha pra todos) É né! Seu padre não tem jeito mesmo...

Se arruma como no casamento

Padre – pra não acontecer mais nada vamos pros finalmente... os declaro marido e mulher....

E vamos cair no forró.

FIM