CALÇADÃO AZULEJADO

Deu um chabu danado em Aracaju, quando em nome da revitalização, o prefeito de Aracaju, o doutor João Gama, azulejou o Calçadão da Rua João Pessoa:

-O que é isto? Cadê as tradicionais pedras portuguesas que embelezavam o nosso calçadão? Gritou desesperado um frequentador da área e admirador da antiga paisagem.

-Sei lá? Faça a pergunta ao prefeito e a sua equipe. Respostou na bucha o amigo também contrariado.

-Até hoje a Praia de Copacabana no Rio de Janeiro conserva suas pedras portuguesas. Argumentou o camarada pensativo e contrariado com o ato desnorteado do chefe do Poder Executivo.

Quando batia 10:00 hora a população não suportava:

-Vou embora para casa?

-Por que?

-Não suporto olhar diretamente para os azulejos brancos do calçadão.

-Vou também. Concordava o parceiro de conversa e também cliente das lojas do local.

Esperto, um camelô aracajuano encomendou uma boa quantidade de óculos escuros do Paraguai e enricou ligeiramente.

-Morre o boi a bem do urubu. Gabava o camelô tirando um sarro com os quebrados comerciantes da área.

-Está doente, amigo?

-Não. Por quê?

-De óculos escuros agora?

-É a claridade do calçadão que atrapalha minha visão.

-Pensei que estava com conjuntivite...

O zombeteiro aproveitando-se da ocasião pilheriava:

-Você está de ressaca, amigo?

-Não. Por quê?

-De óculos escuros logo cedo?

-É o azulejo branco que atrapalha minha visão...

-Tire os óculos! Apelava o malandro para o amigo, que imediatamente tirava.

-Verdade. O amigo não está de ressaca.

E com a cara safada o esperto convidava:

-Então vamos tomar uma pinga na Travessa Municipal.

Mulher com inveja da outra também apelava no calçadão azulejado da Rua João Pessoa.

-Apanhou na cara do marido, Maria?

-Não.

-Pensei.

Por que?

-De óculos escuros logo cedo?

-Não. É a claridade do calçadão.

Além da claridade, o calçadão provocou dores de cabeça nos garis que sofriam com os chicletes que grudavam facilmente no azulejo:

-Quero minha demissão agora! Berrava um gari contrariado com os malandro que colavam chiclete na artéria propositalmente.

-Por que?

-Ou varrer ou retirar chiclete grudado.

-Tenha calma. Adulava o chefe imediato da firma.

O calçadão azulejado provocou várias fraturas e escoriações nas pessoas desavisada, uma vez que era escorregadio.

-Chame a ambulância que um aposentado acabou de cair...

-De novo?

Depois de várias lutas da população e das reclamações dos lojistas da área, o calçadão azulejado foi banido. Com retorno das pedras portuguesas,a felicidade bateu nos corações de todos, e a beleza voltou a reinar no Calçadão da Rua João Pessoa da pequena e hospitaleira cidade de Aracaju.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 19/07/2015
Reeditado em 19/07/2015
Código do texto: T5315912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.