O ESPETÁCULO DÁ VIDA - capítulo II

ADIVINHE O QUE É

No picadeiro do circo, Gage admirava de longe a bela bailarina ensaiando seus passos de dança. Richard entrou no picadeiro e Gage o chamou com um assobio alto.

- Richard, preciso falar com a Lilie - falou Gage -, me dê uma ajudinha.

- Está bem - disse o rapaz.

Gage foi sentar-se junto à bailarina e Richard o acompanhou.

- Olá, bela Lilie - disse Gage para a bailarina -, como você está?

Lilie fez gestos com as mãos e respondeu ao palhaço em libras, pois ela era muda.

- O que ela disse? - perguntou Gage a Richard, pelo fato de que somente o rapaz sabia libras.

- Ela disse que está muito bem - falou Richard - e perguntou "e você?"

- Estou bem melhor agora - disse o palhaço para a bailarina - e tenho uma surpresa para você!

Lilie movimentou as mãos outra vez e Richard traduzia para Gage.

- Ela perguntou o que você tem aí - falou o rapaz.

- É algo que você gosta muito! - disse Gage, escondendo algo por trás - adivinhe o que é!

Lilie pensou e fez gestos com as mãos.

- Ela perguntou se é a lua - traduziu Richard e Lilie deu uma pequena risada.

- Ah, como você adivinhou? - falou o palhaço, entregando à Lilie um globo brilhante com uma lua dentro.

Lilie ficou encantada com o presente e deu um beijo na bochecha de Gage, que se derreteu todo!

- Agora balance o globo e veja o que acontece - disse Gage.

A bailarina balançou o globo e milhares de estrelinhas choviam sobre a lua, a tornando mais brilhante. Lilie disse algo em libras.

- Ela perguntou onde você achou esse globo - falou Richard.

- Não, Lilie, eu não posso dizer que comprei esse globo numa lojinha de bujigangas daqui da cidade - ele falou e Lilie sorriu -, gosto quando você sorrir... Seus dentes são muito belos!

A bailarina olhou com estranheza para o palhaço e começou a rir e disse algo em libras para Richard, que riu também.

- O que ela disse? - perguntou o palhaço.

- Nada não - respondeu Richard, sorrindo de lado.

- Fala!

- Eu não! Pergunte a ela! - Richard saiu correndo e Gage correu atrás dele e Lilie ria dos dois.

PARADO AÍ!

Quando veio a noite e o circo já estava aberto outra vez, seu Italiano aguardava ansioso para a chegada das pessoas. Enquanto ele recebia os ingressos o palhaço Gage os vendia. Eis que aquele menino barrigudinho tentou entrar por debaixo da tenda do circo, mas Gage o viu e o segurou pela camisa.

- Parado aí! - disse Gage - seus documentos, por favor, meu senhor.

- Meu ingresso? - perguntou o menino.

- É, pode ser.

- É que... Eu não tenho dinheiro pra comprar um.

Gage olhou para o rosto tristonho do garoto e sentiu muita pena.

- Olhe, vou te dar uma chance - disse Gage, empurrando o menino por baixo da lona -, passe rapidinho!

- Mas eu tenho mais oito irmãos - falou o menino - e eles também não têm ingressos.

- Hummm...

Gage viu os irmãos do menino, loucos para entrarem no circo, mas não podiam e resolveu ajudá-los.

- Está bem, passem depressa - ele falou, levantando um pouco a lona e os meninos passaram para dentro do circo -, o que são nove ingressos de graça?

Seu Italiano olhou de longe para Gage e o palhaço riu disfarçadamente para ele e continuou a vender os ingressos.

- Percebo que o circo está mais cheio hoje - disse a gorda Mara, para seu Italiano.

- Com certeza estão muito empolgados para verem o leão - Italiano falou.

- Humm, sei...

O LEÃO

O espetáculo já ia começar e a arquibancada estava quase cheia e não paravam os comentários sobre o tal leão. As primeiras a se apresentarem foram as gêmeas Clara e Clarita, no trapézio. Elas iam para laaá e para cá, para laaá e para cá... E todos na platéia só viam a hora delas caírem lá de cima, mas as gêmeas eram bem treinadas e não erravam nunca!

- Palmas para elas! - disse seu Italiano e o público aplaudiu as gêmeas.

As gêmeas se despediram do palco e entrou um rapaz forte, era Michael, o filho da gorda. Foi subindo numa escada enorme, onde lá no alto havia uma prancha e lá embaixo uma pequena cama elástica.

- Atenção, eu peço muita atenção agora - dizia o dono do circo -, porque Michael, esse rapaz muito corajoso, vai pular daquele trampolim e cair bem aqui nessa cama elástica!

E a platéia gritava:

- Oh!!!

- E de olhos vendados! - disse ainda Italiano e todos vibraram.

- E de costas! - gritou o palhaço.

- É, digo, não!

Michael punha a venda nos olhos e caminhou até a ponta da prancha...

- Eu não quero nem ver! - exclamou seu Italiano, tapando os olhos.

- Eu quero! - disse o palhaço.

Romperam os tambores e o rapaz Michael se preparou e... Saltou do trampolim e caiu na cama elástica e a cama jogou ele de bunda no chão! Aí foi uma risada só! O coitado do rapaz saiu morto de vergonha e amaciando o bumbum.

- Isso que eu chamo de tratamento para as hemorróidas! - disse o palhaço, rindo do jovem.

- Agora... O momento que vocês tanto esperavam - falava o dono do circo -, preparem seus corações... Porque, quem vem aí é o incrível domador de leões, trazendo junto com ele... O mais selvagem, o mais assustador, o mais bravo... O leão!

O domador era Lorde, ele fazia dois papéis, porque não havia um domador de verdade. Ele foi recebido com aplausos e puxava por uma corda uma grande jaula que estava coberta com um lençol. As pessoas ficaram tensas e muito curiosas.

- Olá, domador! - disse seu Italiano - onde está o leão?

- Ele está bem aqui - disse o domador - e parece estar faminto... Pelo menos foi o que ele me disse.

- Espere, então o seu leão fala com você?

- Sim, nós conversamos sobre futebol, política, mulheres...

- Verdade?

- Mentira! - gritou o palhaço.

- Mas, acho que ele não está de bom humor hoje - dizia o domador -, acho que ele está querendo sair da jaula.

- Pelo amor de Deus, seu domador - falava Italiano -, não vá abrir essa jaula!

- Mas ele está muito bravo!

- Seu domador, não abra a...

Lorde abriu a jaula e o pessoal deu um pulo da arquibancada! Teve gente que ainda foi parar lá fora e outras tropeçaram de tanto medo! Mas não era um leão, era apenas o cachorro Pulguento que saiu correndo pelo picadeiro. Assim que perceberam que só se tratava de um cachorro vira-lata, o povo caiu na gargalhada e se divertiu vendo os truques que o cachorro fazia.

- Esse leão tá mais pra um gatinho! Ha! Ha! Ha! - falou Gage.

O domador recolheu o cachorro e recebeu os aplausos da platéia.

No final do espetáculo, todos saíam sorrindo e comentando as atrações...

- Naquela hora que abriram a jaula, eu corri pr'aqui de tanto medo! - disse um homem.

- E eu? - dizia o outro - quase molhei as calças! Jurando que tinha mesmo um leão ali! Ha! Ha! Ha!

DESAPAREÇA

Dentro do trailer, seu Italiano contava o dinheiro ganho naquela noite e somava com o do espetáculo anterior.

- É uma merreca! - reclamou Lorde, o mágico.

- É melhor do que nada - disse seu Italiano.

- Se fosse nada ainda seria muito.

- Você não é mágico? Então faça aparecer dinheiro aqui!

- Não sei esse tipo de mágica, mas se eu soubesse já estaria bem longe daqui!

- Isso é fácil, desapareça! Isso você sabe fazer, não é?

O palhaço, que assistia a discussão, resolveu se meter...

- Ei, não discutam por causa disso! - disse Gage - já passamos por momentos piores e não vai ser agora que vamos reclamar!

- Gage tem razão - disse a gorda -, se até hoje conseguimos manter essa porcaria de circo... Não vamos reclamar agora.

Seu Italiano guardou o dinheiro numa caixinha e saiu do trailer, lançando um olhar de revolta para o mágico.

Continua...

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 18/09/2015
Código do texto: T5386953
Classificação de conteúdo: seguro