O ESPETÁCULO DÁ VIDA - capítulo III

VOCÊ MORDEU O LORDE, FOI?

Na manhã seguinte, os artistas discutiam as atrações daquela noite.

- Tudo bem, o primeiro a se apresentar vai ser a gorda - dizia seu Italiano -, o segundo vai srr Richard...

- Ele não vai poder se apresentar essa noite - disse Gage.

- Por quê?

- Está com dor de garganta.

- Humm, droga... Então Lilie será a próxima. Depois você entra, Gage. Por último... Lorde.

Lorde olhou com indiferença para o dono do circo e cruzou os braços.

- Por que vou ser o último? - perguntou ele.

- Porque as pessoas estão fartas de seus truquezinhos de quinta - disse com provocação seu Italiano.

- Truquezinhos de quinta? Sou mais original que todos aqui!

Nessa hora, os demais olharam com estranheza para o mágico e Gage começou a rir.

- Calma, ele só tá brincando! - falou Gage, batendo nas costas do mágico.

- Tire essa mão de mim ou te transformo em algo pior do que você já é! - exclamou o mágico.

O mágico se retirou e entrou no trailer. Gage se abaixou e acariciou o cachorro do circo que estava ali.

- Pulguento, você mordeu o Lorde, foi? - brincou o palhaço, olhando em seguida para o trailer, com uma expressão de preocupação.

Enquanto os outros ouviam o que seu Italiano dizia, Gage foi até o trailer e ao entrar, viu Lorde mexendo na caixinha de dinheiro.

- Ga-Gage! - disse, nervoso, o mágico, guardando a caixinha.

- O que você estava fazendo, Lorde? - perguntou Gage, intrigado.

- Eu? Bom...

O mágico se sentou e abaixou a cabeça. Gage chegou mais perto e punha a mão no ombro de Lorde.

- O que está acontecendo? - perguntou o palhaço.

- É minha filha, Gage - dizia Lorde e começou a chorar desesperadamente -, ela está muito doente e não tenho dinheiro para pagar a cirurgia e por isso ela vai morrer!

- Não, Lorde, ela não vai morrer! - Gage disse, sentido - nós vamos conseguir esse dinheiro!

- Como?

- Não se preocupe, vou conversar com o Italiano. Agora pare de chorar e sorria!

NÓS PODEMOS

michael, o rapaz que saltava das alturas, foi até o encontro dos demais, a pedido do palhaço, para dar-lhes um recado.

- Ei, pessoal - ele disse -, Gage está chamando todos lá no picadeiro, ele disse que tem algo importante a dizer!

- O que aquele palhaço quer agora? - perguntou seu Italiano - não vê que estamos ocupados?

Eles foram ao picadeiro para ver do que se tratava. Gage pediu que eles chegassem mais perto e que falassem baixo. Somente o mágico não estava lá, ele ainda chorava no trailer.

- Pessoal, tem um amigo nosso que está precisando da nossa ajuda - disse Gage.

- Ah não, Michael, você com seus casos amorosos de novo? - falou seu Italiano.

- Eu não! - Michael disse - não dessa vez.

- Não estou falando de Michael - falou o palhaço.

- Richard tocou fogo no trailer?

- Não!

- Lilie perdeu as sapatilhas?

- Um, um...

- As gêmeas descobriram que não são gêmeas?

- Não! Nada disso!

- Então diga logo, Gage! O que foi?

- É Lorde... A filha dele está inferma e precisa fazer uma cirurgia, mas Lorde não tem como pagar e está com medo de perdê-la.

- E... O que você quer que eu faça? - perguntou seu Italiano, demonstrando sua preocupação, mas contendo-se - eu... Não posso pagar a cirurgia!

- O senhor não, mas nós podemos!

- O que quer dizer com isso?

- Pensei: podíamos investir nossos ganhos na cirurgia da menina.

- Está falando do dinheiro que ganhamos nos dois espetáculos?

- Nos três.

- Nos três? Mas...

- Sei que nos esforçamos muito para conseguir esse dinheiro, mas, pensem... Lorde é indispensável ao circo, antes mesmo de eu entrar ele já era daqui.

- É, realmente ele é muito velho... Um ancião.

- E acho que devemos ajudá-lo, assim como ajudaríamos da mesma forma se fosse com qualquer outro de nós! Então? O que me dizem?

Uns olharam para os outros, indecisos, tensos, até alguém se manifestar...

- Eu estou de acordo - disse Michael.

- Nós também! - falaram as gêmeas.

- Eu tam... Coff! Coff! - dizia Richard, a tocir - bém.

- E você, Lilie? - pergunto Gage à bailarina e Lilie fez gestos com as mãos, no que Gage pediu para Richard traduzir.

- Ela disse... Coff! Coff! - Richard tentava falar - disse... Coff! Coff! Que também... Coff! Concorda.

- E você, Mara? - perguntou seu Italiano à gorda.

- Ah, se todo mundo concorda - ela disse -, que seja.

- Então daremos o dinheiro à Lorde para que ele cuide de sua filha.

Gage deu pulos de alegria e foi correndo falar com o mágico.

- Lorde! Lorde! - gritava o palhaço.

- Que foi, Gage? - perguntou Lorde, melancólico.

- Não precisa mais se preocupar, nós conseguimos o dinheiro para você pagar a cirurgia de sua filha!

- Verdade? Mas... Como?

- Ah, um esforcinho aqui, um ali... Algumas noites de atrações...

- Não me diga que vocês... Que vocês estão me dando o dinheiro dos espetáculos?

- Chegamos num acordo e decidimos te ajudar... Sei que o que ganhamos não foi muita coisa, mas, acredtto que já é uma grande ajuda.

- Puxa, Gage - Lorde deu um forte abraço no palhaço -, obrigado! Não sei nem o que fazer para recompensá-lo!

- Mágica!

SALVE-SE QUEM PUDER!

À noite, o último espetáculo na cidade de Montinho. O circo já estava cheio, ou quase e as pessoas animadas para verem o espetáculo daquela noite. No trailer, seu Italiano conversava com Richard...

- Você tem certeza que vai se apresentar? - perguntou seu Italiano ao rapaz.

- Quero que Lorde, coff! Coff! Consiga o dinheiro para pagar a cirurgia - disse Richard, trocando de roupa.

- Está bem, você que sabe... Vou dar início ao espetáculo.

Seu Italiano entrou no picadeiro e iniciou as apresentações. Dessa vez, como um gesto de amor e solidariedade, Lorde foi o primeiro a se apresentar. Ele trouxe uma caixa grande e pediu para que sua assistente Penélope entrasse na caixa e assim ela fez. Lorde trancou a caixa com vários cadeados e com um serrote começou a serrar a caixa no meio. Todos na arquibancada estavam assustados! Mas, eis que, por trás das cortinas do circo, Gage apareceu e abordou a assistente do mágico que ia saindo de fininho por uma portinha atrás da caixa.

- Ei, o Michael disse que quer seu número - falou o palhaço, deixando a assistente e o mágico sem graça.

Então o pessoal caiu na gargalhada com a mágica fajuta de Lorde e este saiu todo desajeitado do picadeiro.

- Hehe... Agora, com vocês... - anunciava seu Italiano - o mais quente, o mais fumaçante, o mais... O mais... Ele, Richard Richard, o rapaz que cospe fogo!

Richard entrou e animou a platéia com sua dança toda elaborada e começou a girar e jogar para o alto suas tochas e os olhos das pessoas brilhavam e refletiam o fogo. Richard então preparou-se para fazer seu número mais fantástico e apavorante... Ele punha a tocha na boca, mas, nessa hora ele sentiu uma irritação na garganta e cócegas no nariz, no que deu um espirro e soprou fogo na tenda do circo e o fogo foi se espalhando por toda parte. Todos corriam de um lado para o outro, desesperados e gritavam:

- O circo está pegando fogo! Salve-se quem puder!

Felizmente, todos que estavam dentro do circo conseguiram sair ilesos e já fora dele assistiam, pasmados, a lona desmancha-se e o fogo tornar cinza as cores do circo. As pessoas iam tentando apagar o fogo com baldes de água, mas já era tarde, o fogo já consumira toda a tenda.

- Não... - lamentava Italiano, sentindo o calor em seu rosto.

EU SINTO MUITO

Todo o dinheiro que as pessoas haviam pago para assistir ao espetáculo foi devolvido e seu Italiano foi tratar com Lorde, lá no trailer.

- Eu... Sinto muito - disse seu Italiano ao mágico.

Depois veio Richard, roendo as unhas, para desculpasse.

- Eu sinto muito - falou o rapaz ao dono do circo.

Depois veio Gage falar com seu Italiano...

- Eu sinto muito - ele disse.

E depois a gorda sentiu muito e as gêmeas sentiram muito e Lilie sentiu muito e Michael sentiu muito e até Pulguento sentiu muito! E no fim, todos sentiam muito pelo acontecido.

- Ninguém teve culpa - falou seu Italiano -, eu só lamento por Lorde, por não termos conseguido o dinheiro necessário.

- Não se preocupem - disse Lorde -, vocês já fizeram muito por mim, me dando o dinheiro dos outros espetáculos.

- Mas, Lorde, esse dinheiro não paga a cirurgia completa! Quer que punham um orgão em sua filha pela metade?

Gage, sempre com seu otimismo, tentou animá-los...

- Mas nós vamos conseguir esse dinheiro! - exclamou o palhaço - o circo só pegou fogo, o que tem demais? Ninguém se feriu! É só estendermos outro circo!

- Mas que seja numa cidade grande - disse Mara, a gorda - onde as pessoas não sejam tão miseráveis.

- Que tal Nova York? - sugeriu o palhaço.

- Já sei! - falou seu Italiano - Campo Minado!

- Onde fica isso? - Michael perguntou.

- Há uns quatrocentos mil quilômetros daqui, é uma cidade muito rica e bela.

- Então, o que estamos esperando pra sairmos logo desse buraco? - disse a gorda, pegando suas roupas e enfiando numa mala.

- Então partiremos amanhã - concluiu o dono do circo -, estejam prontos, pois partiremos logo cedo, a viagem será longa.

Continua...

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 20/09/2015
Código do texto: T5389030
Classificação de conteúdo: seguro