O ESPETÁCULO DÁ VIDA - capítulo IX

FIZ LEMBRAR

À noite, já estando o circo cheio e todos prontos para se apresentarem, seu Italiano chamou a primeira apresentação...

- Respeitável público - ele dizia -, é com todo prazer que lhes apresento... Ele, que queima como se fogo fosse... Ele, que odeia água doce... Ele...

- Que fede a enxofre! - o palhaço gritou e o povo riu.

- Richard Ri...

Inesperadamente, o menino Não Sei entrou no picadeiro e foi falar com seu Italiano.

- Não Sei, o que você está fazendo aqui? - perguntou baixinho seu Italiano.

- Quando vai ser a minha vez? - perguntou o menino, olhando para o rosto de Italiano.

- Daqui a pouco, agora vá lá com Gage.

O menino foi para trás das cortinas, aonde estava o palhaço e Richard entrou no picadeiro com suas tochas acessas e dessa vez, sem gripe! Ele trazia um arco de ferro e o colocou em pé no meio do circo, depois soprou fogo da boca e acendeu fogo ao redor de todo o arco e em seguida, assobiou alto e Pulguento veio correndo e atravessou num pulo o arco de fogo, recebendo os aplausos do público. Richard pegou uma tocha e punha dentro da boca e quando ia acender outro arco, o menino Não Sei atravessou o arco e Richard levou um susto, porque quase ia tocando fogo no menino! E do susto tão grande que levou, acabou engolindo o fogo.

- Água! Água! - gritava Richard, queimando por dentro.

Gage correu e pegou um balde d'água e atiçou na cara do rapaz a água com o balde e tudo! O menino, que causara toda essa confusão - porque só queria perguntar a seu Italiano quando iria se apresentar - foi levado para fora e a gorda o amarrou numa cadeira.

- Agora, mocinho - dizia a gorda -, você só vai sair daí quando Italiano o chamar!

Enquanto isso, Richard respirava fundo, estava feito um fósforo jogado na água, mas passara bem e Gage o ajudou a sair do picadeiro.

- Não se preocupem, foi só um susto! - falou o dono do circo, acalmando todos - agora, é hora de... Mágica!

O público vibrou e seu Italiano tão somente aguardava o mágico entrar, só que não aparecia ninguém.

- Cadê o mágico? - ele sussurrou para Gage.

- Mas o mágico é tu, anta! - respondeu Gage.

- Nossa, é mesmo! - falou, apressado - esperem um momentinho, que o mágico já vem!

Italiano correu para trás das cortinas e foi transformar-se em mágico.

- Vida dura essa sem Lorde - disse ele, se trocando.

- Não Sei está me tirando do sério - disse Gage -, posso mandar que ele distraia o público enquanto você se apronta?

- Mande, assim ele me deixa sossegado de uma vez.

Gage desamarrou o garoto da cadeira e levou-o até o picadeiro.

- É sua vez agora - falou Gage ao menino.

E o pequeno já se punha a cantar:

"Fiz lembrar, fiz lem..."

- Calma, ainda não! - Gage o interrompeu e posicionou-o no centro do picadeiro - senhoras e senhores, é com muita alegria que apresento a vocês... Não Sei, o menino que... Que canta e encanta!

E o menino permaneceu calado.

- Pode cantar agora - disse Gage.

E Não Sei cantou:

"Será que um dia

Vou voltar pra você?

Será que um dia

Vou voltar a te ver?

Fiz lembrar

Fiz lembrar

De tudo o que esqueceu

Fiz lembrar

Fiz lembrar

E de nada lembrei eu..."

O público assistia o menino cantar, ao passo que seu Italiano procurava feito um louco sua cartola.

- Só falta o Pulguento ter engolido - disse ele.

Após alguns minutos, Gage procurou seu Italiano, agonizado.

- O que aconteceu? - perguntou Gage - aquele menino já está me deixando louco de tanto me fazer lembrar!

- Eu perdi minha cartola.

- Ai não!

E no picadeiro, Não Sei enlouquecia, aborrecia, ensurdecia o pessoal com sua canção incessante...

"Será que um dia

Vou voltar pra você?

Será que um dia

Vou voltar..."

- Se continuar cantando isso não vai voltar mais nunca! - falou Gage, puxando o menino pelo braço - não sabe nenhuma outra canção?

- Não sei - respondeu o menino e continuou a cantar.

E lá detrás, seu Italiano gritou:

- Achei!

Então Gage gritou aleluia e animou o público perturbado.

- Agora sim, é a vez do mágico! - anunciou Gage.

Mas o garoto não parou de cantar...

"Fiz lembrar

Fiz lembrar

De tudo que esqueceu..."

- Já tá bom! - gritou o palhaço, tapando a boca do menino e o arrastando para os fundos - todo mundo já lembrou, hehe...

A noite foi espetácular e a mais lucrativa de todas! Nunca haviam visto o circo tão cheio e com tanta gente feliz!

- Estamos quase ricos! - exclamou Gage, ao final de tudo.

- Sem excitações, Gage - seu Italiano disse.

- Mas, acredito que já temos mais do que o dinheiso da cirurgia - falou a gorda ambiciosa -, posso comprar um casaco agora?

- Não! - ralhou Italiano - só se for de brechó.

SEQUESTRADOR DE CRIANCINHAS

No dia seguinte, logo de manhãzinha, seu Italiano estava lavando suas botas, quando veio até ele o menino Não Sei e ficou observando o dono do circo. Seu Italiano sorrir para o menino e continuou lavando as botas e o menino, mesmamente, continuou a o observar. Seu Italiano pendurava as botas e o menino observava, seu Italiano secava as mãos e o menino observava... Até que seu Italiano sentiu-se incomodado.

- Quer lavar seus sapatos? - perguntou o dono do circo.

- Não Sei - disse o garoto.

Seu Italiano foi caminhando até o trailer e o menino ia o seguindo, feito sua sombra. Seu Italiano parou e o menino mesmamente parou.

- Está me vigiando? - seu Italiano perguntou.

- Sabe - dizia o menino -, eu sempre quis ter um pai assim como o senhor.

- Uou, uou, uou! Sai pra lá!

Italiano afastou-se do garoto, mas este se chegou mais.

- Menino, eu já mandei sair pra lá - falou seu Italiano.

Não Sei abraçou o dono do circo, com muita força e afeto. Italiano se assustou, não soube como reagir, tão somente bateu de leve a mão na cabeça do garotinho e sorriu. O menino retribuiu o sorriso e depois saiu correndo para brincar.

- Que criança bela - falava sozinho o dono do circo, emocionado -, criança de um grande coração e cheia de bondade...

De repente, Richard apareceu por trás de seu Italiano e lhe deu um ponta pé.

- Aí! - gritou seu Italiano - por que você fez isso?

- Foi você que pediu aí - disse Richard, apontando para as costas de Italiano - escreveu "me bata!".

Seu Italiano alcançou com as mãos o papel grudado em suas costas, onde dizia as exatas palavras "me bata" e amassou-o.

- Ah, mas aquele moleque atrevido me paga!

- Falando nisso - disse Richard -, a mãe dele está aí.

- A mãe?

- Geralmente é assim que chamamos a mulher que cuida de seus filhos.

- Mas... O que ela quer?

- Não sei.

- Hum.

Seu Italiano foi ver o que pretendia a mulher ali e a encontrou abrançando o menino Não Sei, fortemente.

- Então essa é sua mãe, Não Sei? - perguntou seu Italiano, enrolando o bigode - por que não me apresentou ela antes?

- Ah, então foi você quem sequestrou meu filho!? - disse a mulher.

- Sequestrei? Não, eu não o sequestrei! Foi ele mesmo quem me pediu para entrar pro circo! Diga a ela, Não Sei.

- Lucas, você sabe quem é esse homem?

- Não sei - o menino respondeu.

- Como assim não sabe? - implicou Italiano - fui eu quem te deixou cantar no circo e até te dei um apelido legal!

- Você sabe do que ele está falando, Lucas? - a mãe do menino perguntou.

- Não sei - respondeu ele e seu Italiano o fitou com indignação.

- Olha aqui, seu sequestrador de criancinhas inocentes - disse a mulher, agarrando Italiano pela gola da camisa -, eu não sei quem você é e nem o que pretendia com o meu filho, mas, se voltar a tocar um dedo nele... Eu vou pegar você e esse bando de palhaços, desse circo peba e vou fazer tudinho comer estrume de vaca! Entendeu?

- Mas eu... - Italiano tentava se explicar.

- E tem mais... Se eu souber que você andou colocando novos apelidos no meu filho, eu vou cortar a sua língua fora, em fatias e fazer você comer ela com os dentes frouxos e ainda vou te denunciar por prática de bullying!

- Mas, senhora...

- Eu ainda não terminei! - ela o empurrou para o chão - se você tentar fazer mal a qualquer outra criancinha, vou tocar fogo nesse cirquinho imundo e naquela lata-velha e mandar a polícia prender vocês numa cela podre e cheia de ratos e pulgas!

- Mas...

- Cale essa boca, seu verme! Sua minhoca ridícula! Você se aproveita da inocência e ingenuidade dessas pobres crianças para manipulá-las nos seus espetáculos nojentos! Ah, mas isso não vai ficar assim...

- Ainda tem mais? - perguntou Italiano, apavorado.

- Está vendo aquele arame farpado? Se você tentar mais uma vez tomar o meu filho, vou pegar aquele arame e fazer um aparelho pros seus dentes podres partidos, que eu mesma vou quebrar!

A mulher pegou na mão do filho e foi embora, finalmente, mas seu Italiano estava tão assustado que nem conseguiu se colocar de pé.

- Ma... Ma... Mamãaaae!

SALVAR A MENINA DE LORDE

A gorda andava comendo uma maçã, quando encontrou o dono do circo sentado no chão e balançando o corpo pra frente e pra trás, a chorar.

- O que é isso, Italiano? - ela perguntou - agora deu pra agir que nem um macaco de circo?

- Aquele moleque me... Pa-paga! - ele disse em soluços.

- Está falando do menino Não Sei?

- Do Pulguento que não é!

- E o que ele fez pra você?

Seu Italiano se levantou revoltado e jogou a maçã que a gorda comia no chão e foi para o trailer.

- Seu porco selvagem! - disse a gorda.

Italiano trocou de roupa e penteou seu bigode. Agiu como se nada tivesse acontecido, mesmo que as marcas de maus tratos em seu pescoço provasse o contrário.

- Junte todo o dinheiro e me dê aqui, Gage - disse ele ao palhaço que estava na mesinha do trailer.

- O que vai fazer? - perguntou Gage.

- Nós vamos fazer!

- Do que está falando?

- Vamos entregar o dinheiro à Lorde, ele não pode mais esperar.

- Mas, acha que esse dinheiro é suficiente? - perguntou, pegando a caixinha do dinheiro.

- Espero que seja.

Então, seu Italiano agarrou a caixinha e subiu no trailer. Mas, veio Gage correndo para dizê-lo algo.

- Espere, mas, e o espetáculo dessa noite? - Gage perguntou.

- Humm...

- Não pode haver sem você!

- Fique se quiser, mas eu vou salvar a menina de Lorde.

O trailer andou um pouco e Gage correu e fez Italiano parar.

- Espere - Gage disse -, eu também vou.

Os outros artistas viram o trailer saindo e correram atrás, seu Italiano viu-os pelo retrovisor e parou, até que puderam os alcançar.

- Onde vocês vão? - perguntou a gorda para Italiano.

- Vamos salvar a menina de Lorde - respondeu Gage.

- Então nós também vamos!

- Acho melhor que fiquem - falou seu Italiano.

- Como é? - ralhou a gorda - lembra do que você sempre nos diz quando estamos partindo para um novo lugar? Que aconteça o que acontecer, nós somos as cores do circo e devemos estar sempre juntos!

- É - disse Richard - e eu sou o amarelo.

Seu Italiano fitou o rosto de cada um e sorriu.

- Então, o que estão esperando? - ele disse - vamos salvar a menina!

E todo mundo entrou no trailer e seguiu viagem â Porto Eterno, a cidade de Lorde.

Continua...

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 30/09/2015
Código do texto: T5400153
Classificação de conteúdo: seguro